Questões de Concurso Público TRT - 2ª REGIÃO (SP) 2018 para Analista Judiciário - Nutrição

Foram encontradas 20 questões

Q918356 Nutrição
A ingestão dietética adequada de cálcio, em mg/dia, para homens e mulheres saudáveis a partir dos 51 anos é:
Alternativas
Q918357 Nutrição
O exame físico deve ser direcionado aos sinais mais comuns referentes às deficiências específicas de nutrientes. O sangramento da gengiva e a estomatite angular, observados em crianças são sinais de deficiência dos nutrientes, respectivamente:
Alternativas
Q918358 Nutrição

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos positivos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, podendo auxiliar na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.


Composto bioativo


I. Lignanas

II. Catequinas

III. Isotiocianatos

IV. Antocianinas


Alimentos em que se encontra


( ) Uva, framboesa, mirtilo

( ) Couve de Bruxelas, brócolis

( ) Linhaça

( ) Chá verde


A correta correlação do composto bioativo com o alimento em que ele se encontra, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q918359 Nutrição
Para o diagnóstico da sarcopenia são avaliados 3 parâmetros: quantidade de massa muscular, força e função muscular. Um dos métodos recomendado para quantificar a massa muscular na sarcopenia é:
Alternativas
Q918360 Nutrição
A educação nutricional engloba o conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, utilizando diferentes abordagens educacionais. Documento que define o conjunto de políticas públicas propondo respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação:
Alternativas
Q918361 Nutrição
Paciente adulta, sexo feminino, com diagnóstico de obesidade grau III, realiza acompanhamento em seu ambulatório de nutrição para redução do peso. O método mais indicado nesse caso, na prática ambulatorial, para avaliar a distribuição do tecido adiposo é
Alternativas
Q918362 Nutrição
A avaliação do consumo alimentar na prática clínica tem como finalidade fornecer informações dietéticas precisas para o desenvolvimento do plano alimentar. O método mais indicado para correlacionar o hábito alimentar com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis é:
Alternativas
Q918363 Nutrição
O Vibrio parahaemolyticus é um agente infeccioso de doenças transmitidas por alimentos. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Os principais alimentos envolvidos em sua contaminação são
Alternativas
Q918364 Nutrição
A recomendação proteica de 1,5 a 2,0 gramas/kg peso corporal/dia para praticantes de atividade física, com o objetivo de manter balanço nitrogenado positivo, evitar o catabolismo de proteínas e melhorar a recuperação, é indicada para indivíduos:
Alternativas
Q918365 Nutrição
As variações de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos são grandes, sendo restrita aos vegetarianos estritos:
Alternativas
Q918366 Nutrição
O alimento que contém em seu rótulo a informação de que apresenta 3 g de gordura ou menos por porção ou por 50 g de alimento, é utilizada em produtos
Alternativas
Q918367 Nutrição
Paciente adulto do sexo masculino, hospitalizado, diabético com quadro clínico de Insuficiência Renal Crônica em tratamento conservador, apresentando nível de potássio de 6,0 mmol/L e pressão arterial de 150/10 mmHg, deve receber orientação nutricional de dieta
Alternativas
Q918368 Nutrição
Para o tratamento dietoterápico da obesidade, a perda programada de 5-10% do peso corpóreo inicial traz benefícios à saúde. O déficit calórico em kcal/dia para perda de peso de 5% do peso inicial em 6 meses para indivíduo do sexo masculino com Índice de Massa Corpórea 40 kg/m2 é:
Alternativas
Q918369 Nutrição
A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença de fisiopatologia complexa que inclui fatores genéticos, ambientais, psico-mediados, disbiose, entre outros. Seus maiores sinais e sintomas incluem:
Alternativas
Q918370 Nutrição
A deficiência de insulina por destruição autoimune das células β comprovada por exames laboratoriais é denominada de Diabetes Mellitus
Alternativas
Q918371 Nutrição

A Síndrome Metabólica é uma desordem complexa caracterizada por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares diretamente relacionados ao acúmulo de gordura central e à resistência à insulina. Com o aumento do peso, ocorre o agravo do distúrbio metabólico. Para o diagnóstico da Síndrome Metabólica são necessárias pelo menos 3 condições, dentre elas,

Alternativas
Q918372 Nutrição
O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e a manutenção do peso saudável são fatores protetores do câncer de
Alternativas
Q918373 Nutrição
Paciente do sexo feminino realizou cirurgia de gastroduodenopancreatectomia e evoluiu no pós-operatório com fístula pancreática. O débito da fístula apresenta-se em 800 ml/dia, sendo necessária nova cirurgia para correção da fístula. A terapia nutricional tem o objetivo de recuperar o estado nutricional, sendo indicada por 10 dias. A via de administração da terapia nutricional é:
Alternativas
Q918374 Nutrição
As fórmulas de dietas enterais podem ser classificadas segundo sua osmolalidade. O valor da osmolalidade em mOsm/kg de água para ser considerada uma fórmula isotônica é:
Alternativas
Q918375 Nutrição

Considere as vitaminas abaixo e suas principais doenças decorrentes de suas carências:


Vitaminas

I. Niacina

II. Vitamina D

III. Vitamina C

IV. Vitamina B1

V. Vitamina K


Doenças decorrentes de suas carências

( ) Beribéri

( ) Doença Hemorrágica

( ) Osteomalácia

( ) Escorbuto

( ) Pelagra


A correta correlação das vitaminas e suas principais doenças decorrentes de suas carências, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: A
6: B
7: C
8: B
9: D
10: E
11: A
12: D
13: A
14: E
15: B
16: C
17: E
18: B
19: C
20: D