Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Jornalista
Foram encontradas 18 questões
I. Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários.
II. Repórter de Setor: aquele que tem o encargo de colher notícias ou informações sobre assuntos predeterminados, preparando-as ou redigindo-as para divulgação.
III. Arquivista-Pesquisador: aquele que tem a incumbência de organizar o arquivo redatorial e registrar fotograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico.
IV. Rádio Repórter: aquele a quem cabe a difusão oral de acontecimento ou entrevista pelo rádio ou pela televisão, no instante ou no local em que ocorram, assim como o comentário ou crônica, pelos mesmos veículos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. a relação de veículos e jornalistas aos quais devem ser enviados os materiais do assessorado.
II. o acompanhamento das matérias publicadas pela mídia.
Respectivamente, esses instrumentos são o
Na incansável missão de provar que o nosso planeta é plano, os chamados terraplanistas estão planejando um encontro em Cólon, na Argentina, em que contarão com conferência de imprensa, palestras e workshops. Entretanto, a reunião está causando ainda mais polêmica por ser realizada em um espaço do governo argentino. No dia 20 de fevereiro, a cidade anunciou em sua página do Facebook que o Lago y Complejo Polideportivo Municipal seria sede do 1º Encontro Nacional e Internacional de Terraplanistas, evento que teria participação de pessoas de países como Chile, Espanha e Estados Unidos. O apoio fez com que o município recebesse críticas, como da Associação Argentina de Astronomia, que reclamou e confirmou que sem dúvida o planeta é uma esfera. O grupo emitiu um comunicado expressando sua "profunda preocupação" pelo encontro de terraplanistas. "A promoção de instituições públicas reivindicando atividades de ideias claramente errôneas e descartadas há séculos, como a Terra ser plana, é inaceitável", disse o grupo. "Ainda mais no contexto de subfinanciamento que atualmente está sofrendo todo o aparato científico e tecnológico do país."
(Site da revista Galileu, 1/3/2019. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/03/convencao-deterraplanistas-causa-polemica-na-argentina.html>)
O fato jornalístico em torno do qual se construiu essa notícia é
I. O jornalismo regional, em geral, aborda assuntos que afetam diretamente a vida das populações em seu local de moradia e na vida cotidiana. A mídia local se ancora na informação gerada dentro do território de pertença e de identidade em uma dada localidade ou região.
II. Os canais de uso gratuito na tevê a cabo – canais universitários, legislativos e educativo-culturais − e as rádios, os jornais e as tevês comunitárias são outros exemplos de jornalismo regional.
III. Não é comum existir a tendência de a mídia local reproduzir a grande-imprensa, ao imitar o estilo de tratamento da informação ou dedicar amplos espaços para notícias nacionais e internacionais, às vezes por exigência das matrizes, como no caso das redes de televisão.
IV. Pressupõe-se que o jornalismo local seja aquele que retrate a realidade regional ou local, trabalhando a informação de proximidade. Um instrumento bastante usado em cidades do interior são os press releases emitidos pelas assessorias de comunicação dos poderes executivo e legislativo, principalmente, mas também de instituições privadas.
(Textos adaptados de: PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. In: Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, SP: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1º sem. 2005)
Está correto o que se afirma APENAS em
I. foto P&B vertical com 300 dpi; II. foto P&B horizontal com 72 dpi; III. foto colorida horizontal com 72 dpi; IV. foto colorida horizontal com 300 dpi; V. foto colorida vertical com 72 dpi; VI. foto colorida vertical com 300 dpi.
Essa notícia será publicada na newsletter interna (1×0 cor, A4) que é colada nos murais de todos os departamentos e reproduzida nas copiadoras, no site da institucional e na capa do jornal impresso mensal (4×4 cores, tabloide) que circula na cidade.
Devem ser utilizadas, nas respectivas publicações, a composição fotográfica expressa em:
Considere as sentenças a seguir:
Relato de acontecimentos que estão em processo de configuração; relato ampliado de um acontecimento que já repercutiu e produziu alterações percebidas pela comunidade jornalística; texto lido pelo apresentador do telejornal, sem qualquer imagem de ilustração; e texto lido ao final da matéria, ao vivo, com informações complementares.
São, na ordem apresentada, definições de
(GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre, Tchê, 1987. p. 183-202)
As técnicas americanas impuseram ao jornalismo noticioso um conjunto de restrições formais que diziam respeito tanto à linguagem quanto à estruturação do texto. Inspirado no noticiário telegráfico, o estilo jornalístico passou a ser mais seco e forte.
(RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. In: Estudos Históricos, n. 31, 2003. Rio de Janeiro, CPDOC/FGV)
A partir dessas informações, transforme o poema abaixo numa manchete que seria publicada em um jornal impresso diário.
As armas e os Barões assinalados Que da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram;
(CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Canto primeiro − 1)
A manchete para jornal impresso que sintetiza o poema acima é