Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Médico Pediatra

Foram encontradas 25 questões

Q1257764 Medicina
Pediatra atende a um recém-nascido com 17 dias de vida no ambulatório, em consulta de rotina. Nascido de parto normal, e peso de nascimento de 2,8 kg. Em aleitamento materno exclusivo, apresenta boa pega e sucção. Diurese adequada para a idade, sendo relatada uma urina bem escura recentemente. Evacuações com fezes esbranquiçadas. Nega febre, vômitos ou outras alterações. Ao exame físico fácies atípica, boa nutrição. É notada icterícia conjuntival e de pele. Está reativo ao exame físico. Esse caso clínico é uma icterícia
Alternativas
Q1257765 Medicina
Pediatra atende, em consulta de rotina, a um recém-nascido de 20 dias de vida. Ao observar o posicionamento do recém-nascido ao ser amamentado, um sinal de possível dificuldade na amamentação é:
Alternativas
Q1257766 Medicina
A retirada ou extração manual do leite está indicada em algumas situações, como alívio de mamas muito cheias, ou para manter a produção do leite da criança que não está sugando bem. O leite cru (não pasteurizado) poderá ser conservado em geladeira, para consumo do lactante, por, no máximo,
Alternativas
Q1257767 Medicina
Sobre a Classificação da Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), é correta a relação:
Alternativas
Q1257768 Medicina
De acordo com o calendário vacinal do Ministério da Saúde de 2019 e sua Instrução Normativa, a administração da vacina HPV é recomendada da seguinte forma:
Alternativas
Q1257769 Medicina
Atualmente uma terapia que NÃO é mais utilizada para o tratamento da enurese noturna é:
Alternativas
Q1257770 Medicina
Felipe, 12 anos, é trazido pela mãe em consulta médica por causa de dor na parte inferior frontal do joelho esquerdo, que piora com a movimentação ao longo do dia e melhora com repouso e analgésicos simples como dipirona. Desde ontem a dor piorou sendo constante e de intensidade moderada. Mãe e paciente negam queda ou trauma. Ao exame físico, paciente apresenta dor e dificuldade para caminhar, devido à dor no joelho esquerdo. Refere dor na palpação da porção anterior e proximal da tíbia esquerda e ao estender o joelho esquerdo contra resistência. Não apresenta dor em outras movimentações ou regiões do joelho. Não são notados edemas ou eritemas. Joelho direito normal, sem outras alterações no exame. Um possível achado radiográfico compatível com este quadro clínico, dentre os abaixo, seria:
Alternativas
Q1257771 Medicina
Paciente de 2,5 anos é trazido pelo SAMU em crise convulsiva tônico e clônica generalizada. O paciente foi levado à sala de emergência, sendo realizado diazepam endovenoso com resolução da crise. Mãe refere quadro gripal há dois dias com tosse, coriza e febre. Hoje apresentou febre até 39 °C, quando evolui com a crise. Mãe nega crises de convulsão anteriores. Ao exame físico na sala de emergência após a medicação, paciente encontra-se sonolento, em regular estado geral, corado, hidratado, acianótico, anictérico, febril (39,2 °C) e com leve taquipneia (FR = 42 ipm). Não apresenta alterações na pele. A ausculta pulmonar e a cardíaca estão normais, apenas com roncos bilaterais. Não são notados sinais meníngeos. Nesse caso, deve-se
Alternativas
Q1257772 Medicina
Maria Rita, 7 anos, apresenta quadro de tosse intensa que evolui para “perda de fôlego” (sic) , toda vez que corre, pula, chora ou dá gargalhada, há mais ou menos 6 meses. A mãe está preocupada porque há 2 meses, Maria Rita começou a apresentar essas crises de tosse brincando, principalmente quando corre. Nega crise à noite. Notou que as crises passam espontaneamente em repouso. Nega sibilos ou chiado no peito, nega história de alergia de pele. Dentre as alternativas abaixo, a melhor conduta é:
Alternativas
Q1257773 Medicina
Paciente de seis meses, sexo masculino, em tratamento de ITU (infecção do trato urinário) realiza ultrassom de vias urinárias para investigação. O ultrassom revelou hidronefrose bilateral, bexiga distentida com paredes espessas. Dentre as alternativas abaixo, o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q1257774 Medicina
Uma criança de 13 meses caiu do berço, de uma altura aproximada de 90 cm, chocando a região frontal com o chão. A mãe conta que a criança ficou pálida e “sem conseguir respirar” na hora, mas logo começou a chorar. O exame físico mostra um hematoma subgaleal frontal de 3 × 3 cm, endurecido, sem alterações à otoscopia ou qualquer outra parte do exame físico. Dentre as condutas abaixo, a melhor para esse caso é:
Alternativas
Q1257775 Medicina
Uma adolescente de 13 anos, sem antecedentes pessoais, apresenta poliúria, polifagia e perda de peso a despeito da ingestão de alimentos e fadiga há três semanas, com piora há um dia. No pronto-socorro, foi monitorada, mantida em ar ambiente e colhidos diversos exames, listados abaixo.
Exame Valor encontrado Referência Sódio 122 mEq/L 135-145 Potássio 2,9 mEq/L 3,5-5,5 Glicose 557 mg/dL 70-99 pH 7,02 7,35-7,45 PaCO2 31 mmHg 35-45 PaO2 112 mmHg 80-95 Bicarbonato mEq/L 22-26 Corpos cetônicos na urina 4+/4+ Ausentes Glicosúria 4+/4+ Ausentes
A conduta imediata a ser tomada, frente ao distúrbio do potássio acima discriminado, é:
Alternativas
Q1257776 Medicina
Um escolar, 9,5 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de tosse produtiva, febre até 39 °C, mal-estar, coriza e dor no corpo. Ao exame físico, auscultam-se crepitações finas em base direita, submacicez em hemitórax inferior direito e percebe-se taquidispneia moderada. A saturação da criança é de 88% em ar ambiente. O aparelho de radiografia está quebrado. Dentre as alternativas abaixo, a melhor conduta para este caso é:
Alternativas
Q1257777 Medicina
Um paciente, 8 anos, peso de 25 kg, foi internado na enfermaria, e subitamente perde a consciência. A enfermeira estava próxima, detectou a ausência de pulso e iniciou as compressões torácicas, enquanto a criança era monitorada. O pediatra solicitou a interrupção das compressões para ver o seguinte ritmo:
25 mm/seg 10.0mm/mV
Imagem associada para resolução da questão
Dentre as alternativas abaixo, a melhor conduta imediata a ser tomada é manter RCP e

Alternativas
Q1257778 Medicina
Um menino de sete anos dá entrada na emergência com quadro de dor abdominal periumbilical há três dias, com piora há um dia e localização preferencial em fossa ilíaca direita (FID). Ao exame físico, está em regular estado geral, desidratado de algum grau; abdômen plano, doloroso à palpação superficial e profunda de FID com descompressão brusca positiva no local. Neste caso, a suspeita diagnóstica e a intervenção apropriada dependem de:
Alternativas
Q1257779 Medicina
A mãe de um recém-nascido com 7 dias de vida procura a UBS para a primeira consulta do seu filho. Ela está insegura e angustiada quanto à amamentação, pois acha que seu filho não está mamando de forma adequada. É um sinal indicativo de que a técnica de amamentação está INADEQUADA:
Alternativas
Q1257780 Medicina
Adolescente de 17 anos, primípara, com um recém-nascido de termo com 46 horas de vida no alojamento conjunto, refere que no início seu leite parecia “uma água transparente” e que agora está levemente amarronzada e que desde o começo apresentou leve dor durante a amamentação. Mamas ao exame não apresentam nenhuma alteração. A melhor explicação para coloração, é:
Alternativas
Q1257781 Medicina
Recém-nascido do sexo feminino, 38 semanas de idade gestacional, parto cesárea indicado por cardiotocografia indicativa de sofrimento fetal, Apgar de 7 e 9 nos 1º e 5º minutos respectivamente, peso de 2.890 g. Exame físico normal. A mãe relata que descobriu a gestação bem tardiamente, fez duas consultas de pré-natal, recebeu o diagnóstico de sífilis latente de duração ignorada e iniciou o tratamento com uma dose de 2,4 MUI IM de penicilina benzatina há 10 dias. Dentre as alternativas abaixo, além da coleta de VDRL materno e do recém-nascido, a melhor conduta neste caso é:
Alternativas
Q1257782 Medicina
Recém-nascido de mãe com 40 semanas de idade gestacional, parto normal, Apgar de 9 e 10 nos 1º e 5º minutos respectivamente, peso de 3250g. Exame físico sumário na sala de parto mostrou-se normal. No cartão do pré-natal, uma sorologia realizada no 1º trimestre da gestação mostra: IgM anti-T. gondii reagente e IgG anti-T. gondii reagente com avidez de 83%. O diagnóstico materno mais provável, dentre os abaixo, é 
Alternativas
Q1257783 Medicina
Recém-nascido de mãe primigesta, com 38 semanas e 5 dias de idade gestacional, peso de nascimento de 3.140 g, sem intercorrência no pré-natal e no parto. Encontra-se com 24 com horas de vida, ictérico em zona III de Kramer, sem outras alterações ao exame físico. A tipagem sanguínea da mãe é O Rh positivo e do recém-nascido ainda está em análise; o teste de Combs direto é negativo, e o teste do eluato é positivo; o nível sérico da bilirrubina total é 17 mg/dL, da bilirrubina direta é de 1,1 mg/dL, e reticulócitos de 5%. O diagnóstico mais provável deste paciente, dentre os abaixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: D
6: B
7: C
8: D
9: B
10: E
11: C
12: C
13: D
14: B
15: C
16: A
17: D
18: C
19: A
20: C