Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Rio Preto - SP 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 22 questões

Q1258345 Terapia Ocupacional
Entendendo Saúde como um conceito amplo, que vai além da ausência de doença, mas leva em consideração a capacidade de ampliar as trocas sociais e a circulação pelo coletivo e cultural, o uso de atividades artísticas tem sido utilizado em processos terapêutico-ocupacionais. Justificam este uso:
I. Na vivência artística, o sujeito pode experimentar novos campos de aquisições e habilidades. II. O uso destes recursos se relacionam com possibilidades de obtenção de alegria, prazer e fortalecimento nos processos de inclusão social e cultural. III. Auxiliam no aquecimento como pré tarefa em um grupo terapêutico ocupacional e, facilita assim, a introdução e realização das atividades essencialmente terapêuticas, ou seja, os treinos e exercícios, focados na reabilitação do sujeito. IV. Estas atividades funcionam como recursos em intervenções terapêuticas, diminuindo o estigma de pessoas com deficiências pois ao frequentar teatro, cinema, exposições de arte, o paciente vai-se expondo e o coletivo aceitando sua deficiência. V. As linguagens artísticas são ferramentas de expressão que auxiliam na recomposição dos universos de subjetivação.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1258346 Terapia Ocupacional
A identificação de sinais precoces de transtorno do espectro do autismo (TEA) possibilita a instauração imediata de intervenções extremamente importantes, uma vez que os resultados positivos em resposta a terapias são tão mais significativos quanto mais precocemente instituídos. São considerados sinais precoces de TEA:
Alternativas
Q1258347 Terapia Ocupacional
O trabalho ocupa um grande espaço na vida do homem e caracteriza-se como um importante meio de construção da identidade humana. Entretanto, o trabalho pode apresentar relação com o processo de saúde e doença, o que implica em distintas consequências na vida do trabalhador. Quanto à importância das atividades grupais na saúde do trabalhador como abordagem de intervenção terapêutica ocupacional é correto afirmar que:
Alternativas
Q1258348 Terapia Ocupacional
No que se refere à Terapia Ocupacional na Atenção Básica, com a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) o terapeuta ocupacional passa a ser um dos profissionais a integrar estas equipes. Quanto ao papel desempenhado pelo terapeuta ocupacional nas equipes do NASF considere:
I. Os terapeutas ocupacionais fazem a avaliação e acompanhamento do desempenho ocupacional em nível individual e coletivo. II. Cabe ao terapeuta ocupacional, avaliar as situações nas quais os pacientes apresentam comportamentos disruptivos e de resistência na recepção da equipe do NASF e criar estratégias de modificação comportamental. III. Pelo conhecimento da dinâmica de grupos de trabalho/atividades, cabe ao terapeuta ocupacional atuar enquanto supervisor da equipe do qual faz parte, auxiliando o grupo a elaborar as dificuldades encontradas ao longo das intervenções. IV. Utilizando a metodologia do Apoio Matricial o terapeuta ocupacional contribuirá na assistência especializada ao usuário nas situações de maior complexidade. V. Destaca-se a colaboração para o processo de educação permanente de trabalhadores de saúde, emancipação de pessoas com deficiência na comunidade e ampliação dos conhecimentos e serviços prestados à infância.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1258349 Terapia Ocupacional
Pela necessidade de fundamentar a identidade da profissão, no final da década de 1970, nos países norte americanos, houve uma importante mudança de paradigma na Terapia Ocupacional. Nessa direção, diversos Modelos foram elaborados por pesquisadores como uma tentativa de estabelecer uma linguagem única da Terapia Ocupacional e para demonstrar cientificamente os resultados da intervenção com fins de inserção nas políticas de saúde. Dentre os principais Modelos desenvolvidos, o modelo
Alternativas
Q1258350 Terapia Ocupacional
De acordo com o código de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional (Resolução Coffito no 425, de 08 de Julho de 2013 – D.O.U. no 147, Seção 1 de 01/08/2013), constitui dever fundamental dos profissionais terapeutas ocupacionais, na sua relação com o cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade e com a equipe:
Alternativas
Q1258351 Terapia Ocupacional
A esquizofrenia é um transtorno caracterizado pela cronicidade, início precoce e que apresenta um conjunto de sintomas positivos e negativos que impactam diretamente no desempenho socioocupacional. Estudos indicam que funções cognitivas estão comprometidas neste quadro, sendo que o perfil neuropsicológico destes pacientes aponta déficits em diferentes domínios cognitivos com impacto na funcionalidade. Nestes casos, a indicação de Terapia Ocupacional se faz importante, entre outros aspectos, porque:
Alternativas
Q1258352 Terapia Ocupacional
Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que existem aproximadamente quinhentos milhões de pessoas com deficiência no mundo e que 70% das deficiências poderiam ser evitadas. Em relação a medidas preventivas e de intervenção precoce na deficiência intelectual, mostram-se corretas as seguintes afirmações:
I. A educação das mulheres no sentido de evitarem o uso de substâncias tóxicas, como alguns medicamentos e bebidas alcoólicas pela mãe durante a gestação. II. A presença do neonatologista na sala de parto oferece aos recém-natos a possibilidade de atendimento urgente e mais eficiente na eventualidade de uma hipóxia, evitando, muitas vezes, as sequelas neurológicas. III. A intervenção precoce deve se iniciar após os 5 anos de idade, pois é nesse momento, em plena poda neuronal, que ocorrem as maiores chances de neuroplasticidade. IV. A realização do teste do pezinho ampliado identifica desde cedo a presença da fenilcetonúria, do hipotireoidismo congênito e de várias outras condições que podem evoluir com deficiência intelectual. V. No momento pós-natal, orientar os pais quanto aos riscos das vacinas, em especial da tríplice como fator de risco para os transtornos do espectro no autismo.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1258353 Terapia Ocupacional
De acordo com o desenvolvimento motor de uma criança no 1o ano de vida, correlacione as afluições com a idade esperada. 
I. Marcha reflexa. II. Andar.  III. Mãos na linha média do corpo.  IV. Sentar.  V. Engatinhar. 

a. 6 meses  b. 2 meses  c. 8 meses  d. 4 meses  e. 12 meses

A correlação correta entre os dois agrupamentos é:
Alternativas
Q1258354 Terapia Ocupacional
Sr. JP, 68 anos, advogado aposentado, casado. Sua esposa percebe que ele vem apresentando dificuldades em encontrar palavras numa conversa, vem se esquecendo de fatos ocorridos recentemente, como a ida ao cinema no dia anterior ou mesmo do que precisa comprar no supermercado. O fato mais emblemático foi ele se perder próximo de sua casa. Referiu para a esposa que “deu branco”. Deixou de dirigir e de ir ao banco, pois esquece da senha. De acordo com esses sintomas, é possível perceber que sr. JP apresenta um quadro de
Alternativas
Q1258355 Terapia Ocupacional
Um dos transtornos psiquiátricos que mais comprometem as áreas de desempenho ocupacional é a depressão. Nestes casos, a Terapia Ocupacional contribui fundamentalmente com
Alternativas
Q1258356 Terapia Ocupacional
Considere abaixo os sintomas apresentados no primeiro agrupamento com os comprometimentos do segundo agrupamento.
I. Fala espontânea e repetição de sentenças não fluentes, com melodia e agilidade articulatória alteradas com anomias. II. Incapacidade para reconhecer objetos familiares com memória preservada. III. Incapacidade para realizar movimentos voluntários previamente aprendidos e para seguir comandos verbais ou por imitação gestual, na presença de tônus muscular e sensibilidade normal, assim como boa compreensão. IV. Incapacidade de reconhecer objetos pelo tato, com sensibilidade normal e visão ocluída. V. Incapacidade para comunicar, responder ou orientar-se até os estímulos do espaço contralateral ao da lesão cerebral, sendo que o paciente não está consciente da incapacidade.
a. Síndrome de Negligência b. Apraxia c. Agnosia d. Afasia de Broca e. Estereoagnosia
A correlação correta entre os dois agrupamentos é:
Alternativas
Q1258357 Terapia Ocupacional
No campo da Terapia Ocupacional, percebe-se um crescimento nos estudos que se referem à vida cotidiana como ferramenta tanto teórico-conceitual quanto prática. O uso do cotidiano tanto como um instrumento na atenção quanto como uma finalidade a ser alcançada se justifica
Alternativas
Q1258358 Terapia Ocupacional
As órteses fazem parte de um arsenal de recursos terapêuticos e não substituem o programa de atividade e exercícios. O tempo e a forma de uso variam de acordo com o diagnóstico, evolução e objetivos do tratamento, indicação do médico, tolerância do paciente e outros aspectos detectados pelo terapeuta durante o tratamento. O paciente neurológico deve ser bem orientado quanto ao seu uso, períodos de movimentação ativa e uso espontâneo da mão, pois os efeitos da imobilização podem ser deletérios aos tecidos e causar deformidades. As órteses
Alternativas
Q1258359 Terapia Ocupacional
O envelhecimento é um processo que os terapeutas ocupacionais não podem ignorar, pois de forma global, por volta do ano 2025, serão 1,2 bilhão de pessoas acima de 60 anos, com 80% das pessoas idosas morando em países em desenvolvimento. (OMS 2002)
O envelhecimento ativo é
Alternativas
Q1258360 Terapia Ocupacional
As doenças cerebrovasculares constituem a terceira causa de morte no mundo, atrás somente das cardiopatias e do câncer. Os sobreviventes exibirão deficiências neurológicas e incapacidades residuais significativas, o que faz do AVC a primeira causa de incapacitação funcional no mundo ocidental. (ROSSETTO-GUZZO, Regina A. Protocolo “Terapia Ocupacional Abrangente e Sintético” para pacientes com hemiplegia após o Acidente Vascular Cerebral. 2011 BC-FCMSCSP/49-11)
Programas padronizados de reabilitação podem melhorar as capacidades de pessoas comprometidas pela doença. O terapeuta ocupacional deve dar ênfase
Alternativas
Q1258361 Terapia Ocupacional
Alegria, tristeza, medo, prazer e raiva são exemplos do fenômeno denominado emoção. No homem, a alegria expressa-se pelo riso; no cachorro, pelo abanar da cauda. Durante muitos anos, acreditou-se que os fenômenos emocionais estariam na dependência de todo o cérebro. Hess, prêmio Nobel da Medicina, demonstrou que esses fenômenos estão relacionados com áreas específicas do cérebro. Sabe-se que as áreas relacionadas com os processos emocionais ocupam territórios bastante grandes do encéfalo, destacando-se entre elas:
Alternativas
Q1258362 Terapia Ocupacional
Mede a destreza manual grosseira e foi desenvolvido para testar pessoas com problemas severos que afetam a coordenação. O indivíduo transfere blocos de 2,5 cm de um lado da caixa para o outro. Teste para destreza dos dedos; avalia pegar, manipular e recolocar pequenos pinos em buracos, com velocidade e precisão. São, respectivamente, os testes de Avaliação:
Alternativas
Q1258364 Terapia Ocupacional
As malformações congênitas podem ser causadas por fatores genéticos, ambientais ou pela combinação dos dois. Os fatores ambientais mais conhecidos capazes de produzir anomalias congênitas são: químicos, físicos, endócrinos e infecciosos. A Artrogripose é das malformações congênitas, atendidas pelo terapeuta ocupacional, e é
Alternativas
Q1258367 Terapia Ocupacional
Para facilitar o entendimento de como os diagnósticos clínicos em idosos se sobrepõem e interagem, são bastante conhecidos, pelas equipes de reabilitação e geriatria, os princípios dos “cinco is” e dos “ 4 des”. Que significam:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: C
6: A
7: C
8: E
9: D
10: C
11: D
12: B
13: B
14: E
15: D
16: A
17: B
18: E
19: E
20: D