Questões de Concurso Público TRF - 4ª REGIÃO 2019 para Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 4 questões
Um Técnico Judiciário está pesquisando a respeito de sistemas de backup e leu o seguinte artigo:
O primeiro passo para instituir esse tipo de backup é a realização da cópia completa dos dados. Assim que essa cópia for realizada, a cada nova instrução de backup o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e, havendo alteração, só copiará os que forem mais atuais. Esse processo gera um fragmento de backup a cada operação, menor que a cópia completa dos dados.
As principais vantagens em usar softwares com recursos desse tipo de backup é que esse processo é muito rápido e, por gravar somente fragmentos alterados, ocupa menos espaço. Por outro lado, a principal desvantagem desses backups está na demora para restauração, pois, para que haja a recuperação de arquivos, é necessário restaurar o último backup completo e seus respectivos fragmentos subsequentes. Contudo, isso implica correr riscos, pois, caso apenas um dos fragmentos apresente problemas, toda a restauração estará comprometida.
O tipo de backup referido no texto é
Considere o esquema abaixo.
Trata-se de uma hipotética comunicação criptografada entre o computador de um Juiz e um computador do TRF4. Os textos
Chave, Processo 1 e Processo 2, bem como a categoria de criptografia apresentados no esquema representam, correta e
respectivamente,
Considere a situação hipotética abaixo envolvendo um processo de certificação digital em condições ideais.
Bernardo, Técnico Judiciário do TRF4, recebeu uma mensagem eletrônica de Aline, uma cidadã, que posteriormente repudiou o envio, afirmando que a mensagem não havia sido encaminhada por ela.
Aline perderá a disputa porque
Um Técnico Judiciário está analisando as características de diversas pragas virtuais (malwares), para proceder à instalação de antivírus adequado. Dentre as características específicas por ele analisadas, estão:
I. Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Um exemplo é um programa que se recebe ou se obtém de sites na internet e que parece ser inofensivo. Tal programa geralmente consiste em um único arquivo e necessita ser explicitamente executado para que seja instalado no computador.
II. Programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador. Após incluído, ele é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.
III. Programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia. O atacante exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.
As descrições acima são, correta e respectivamente, correspondentes a