Questões de Concurso Público TRT - 23ª REGIÃO (MT) 2022 para Analista Judiciário - Área Apoio - Enfermagem do Trabalho

Foram encontradas 17 questões

Q1971270 Segurança e Saúde no Trabalho
A capacitação aos trabalhadores quanto aos riscos biológicos deve ser assegurada pelo empregador, de acordo com a Norma Regulamentadora − NR-32, 
Alternativas
Q1971271 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora − NR-32, a adoção de medidas de controle para a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes deve obedecer a uma hierarquia, sendo que a primeira delas é a
Alternativas
Q1971272 Segurança e Saúde no Trabalho
Quando necessário, é preciso dimensionar a exposição ocupacional dos trabalhadores aos agentes físicos, químicos e biológicos, para o controle da exposição ocupacional e subsidiar o equacionamento das medidas de prevenção. De acordo com a Norma Regulamentadora − NR-9, essa ação diz respeito à avaliação de natureza 
Alternativas
Q1971273 Segurança e Saúde no Trabalho
O enfermeiro, durante a avaliação ergonômica do trabalho, identificou que um servidor do Tribunal Regional do Trabalho executa, em suas atividades ocupacionais diárias, frequentes movimentos dos membros superiores de forma contínua e repetitiva. As medidas de prevenção a serem implantadas, de acordo com a Norma Regulamentadora − NR-17, devem incluir, dentre outras,
Alternativas
Q1971274 Segurança e Saúde no Trabalho
Um estabelecimento que desenvolve atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica classificadas em Grau de Risco 3, possui em seu quadro 850 empregados. De acordo com a Norma Regulamentadora − NR-4, para esse estabelecimento, o dimensionamento de Enfermeiro do Trabalho e de Técnico de Enfermagem do Trabalho para o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho é de, respectivamente,
Alternativas
Q1971275 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma organização deve promover treinamento para o representante nomeado e para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), titulares e suplentes, antes da posse. De acordo com a Norma Regulamentadora − NR-5, o treinamento
Alternativas
Q1971276 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando a Norma Regulamentadora − NR-6 que trata de Equipamentos de Proteção Individual (EPI):

I. Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
II. EPI de fabricação nacional só poderá ser utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo órgão nacional competente; já os importados dispensam CA.
III. Uma das circunstâncias em que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, é enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas.
IV. Cabe ao empregador responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1971277 Segurança e Saúde no Trabalho
No planejamento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), de acordo com a Norma Regulamentadora − NR-7, o enfermeiro do trabalho deve saber que: 
Alternativas
Q1971278 Segurança e Saúde no Trabalho
A insalubridade de grau médio, de acordo com a Norma Regulamentadora − NR-15, deve ser atribuída ao enfermeiro que atua em
Alternativas
Q1971279 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Norma Regulamentadora − NR-1, dentre os direitos e deveres do empregador, consta a implementação de medidas de prevenção, ouvidos os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridades:

I. Eliminação dos fatores de risco.
II. Minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva.
III. Minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho.
IV. Adoção de medidas de proteção individual.

A ordem de prioridade das ações elencadas é
Alternativas
Q1971280 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre as estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, consta
Alternativas
Q1971281 Segurança e Saúde no Trabalho
A partir da avaliação ergonômica preliminar relacionada ao levantamento, transporte e descarga individual de cargas, de acordo com a Norma Regulamentadora − NR-17, o enfermeiro do trabalho deve saber que: 
Alternativas
Q1971282 Segurança e Saúde no Trabalho
O enfermeiro do trabalho que participa do planejamento, orientação e avaliação de condições de higiene, periculosidade e segurança no ambiente de trabalho deve considerar que:

I. O trabalhador responsável pela vigilância patrimonial exerce atividades consideradas perigosas, pois está exposto a roubos ou outras espécies de violência física.
II. É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.
III. O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deve ser utilizado para fins de caracterização de atividades ou operações insalubres ou perigosas, conforme Norma Regulamentadora − NR-1.
IV. Laudos técnicos de insalubridade e periculosidade devem constar no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Q1971283 Segurança e Saúde no Trabalho
As ações de saúde do trabalhador consideram o fenômeno saúde-doença na sua relação com o trabalho. De forma esquemática, elas podem ser organizadas em três eixos. O eixo que começa pela identificação do usuário enquanto trabalhador, considerando sua inserção laboral atual e pregressa, para que se estabeleça a relação entre o trabalho e o processo saúde-doença, e se faça o diagnóstico correto e se defina o plano terapêutico adequado, incluindo, dentre outros, a reabilitação física e psicossocial, é o de 
Alternativas
Q1971284 Segurança e Saúde no Trabalho
A Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) constitui um valioso instrumento para definição de um perfil de morbimortalidade dos trabalhadores e para orientação do planejamento, execução e avaliação das ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores. Para sua elaboração foram utilizadas as categorias propostas por Schilling (1984), que tem, dentre elas, as do Grupo I que são as Doenças em que o Trabalho 
Alternativas
Q1971285 Segurança e Saúde no Trabalho
No que diz respeito à Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), o enfermeiro deve saber que: 
Alternativas
Q1971286 Segurança e Saúde no Trabalho
O gestor da instituição propôs a adesão ao programa de menores aprendizes no trabalho. Nesse contexto hipotético, dentre as especificidades do trabalho infantil, cabe considerar que:

I. A classificação de atividades, locais e trabalhos prejudiciais à saúde, à segurança e à moral, nos termos da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP), é extensiva aos trabalhadores entre 18 e 21 anos.
II. O trabalho em ambulatório em que se tenha contato direto com os pacientes está autorizado a partir de 15 anos.
III. A Constituição Federal CF/88 autoriza o trabalho a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz e, a partir dos 16 anos, desde que, nesses casos, o trabalho não seja insalubre, perigoso ou noturno, nem se enquadre nas piores formas de trabalho infantil, conforme Decreto nº 6.481/2008.

Está correto o que se afirma APENAS em 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: A
6: D
7: A
8: E
9: B
10: C
11: D
12: E
13: B
14: D
15: C
16: E
17: C