Questões de Concurso Público IF Farroupilha - RS 2016 para Docente - Medicina Veterinária/Medicina Veterinária/Ruminantes e Reprodução Animal

Foram encontradas 20 questões

Q731391 Veterinária
A hipocalcemia puerperal, também conhecida como febre do leite, é marcada por um súbito desequilíbrio na regulação da concentração de cálcio sérico. São fatores predisponentes:
I- Redução do ingresso de Ca na dieta pré-parto. II- Alto ingresso de Ca na dieta pré-parto. III- Alta produção leiteira. IV- Insuficiente ingresso e absorção de Ca, P e Mg na dieta pós-parto. V- Novilhas.
São corretas as afirmativas
Alternativas
Q731392 Veterinária
A cetose é uma doença frequente em vacas leiteiras de alta produção. São características dessa doença:
Alternativas
Q731393 Veterinária
Sobre a intoxicação por ingestão de plantas tóxicas em bovinos, relacione as colunas levando em consideração planta (nome comum) e seu efeito:
Senécio sp. (MARIA MOLE) Senna Occidentalis (FEDEGOSO) Amaranthus spp. (CARURU) Pteridium aquilinum (SAMAMBAIA) Solanum fastigiatum var. fastigiatum (JURUBEBA)
( ) Miopatia e cardiomiopatia degenerativas ( ) Nervoso, crises epileptiformes ( ) Hepatotóxico ( ) Nefrotóxico ( ) Anti-Hematopoiético e Carcinogênico
A sequência correta é
Alternativas
Q731394 Veterinária
Sabe-se que a pododermatite bovina, também chamada doença digital bovina (DDB), representa uma das principais enfermidades que afetam o gado leiteiro, causando dor e claudicação o que resulta em perdas econômicas e grande desconforto aos animais. Os principais fatores associados ao aparecimento do DDB são:
Alternativas
Q731395 Veterinária
A urolitíase é uma doença que ocorre em consequência da precipitação de minerais ou de substâncias orgânicas, formando cálculos no trato urinário em ruminantes. Sua principal causa é:
Alternativas
Q731396 Veterinária
A diarreia viral bovina (BVDB) caracteriza-se principalmente por ser uma enfermidade
Alternativas
Q731397 Veterinária
A tristeza parasitária bovina é causada por agentes etiológicos distintos, babesiose e anaplasmose, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares. Analise as afirmativas abaixo:
I- Ocorre destruição dos eritrócitos do hospedeiro. II- O período de incubação de Babesia spp. varia de 7 a 10 dias, enquanto que o de Anaplasma marginale geralmente é superior a 20. III- Os bezerros são protegidos por imunidade não específica até idade de 7 a 10 meses. IV- Alta morbidade e mortalidade em primo-infectados. V- A Anaplasma marginale pode gerar um quadro clínico cerebral/nervoso, devido ao acúmulo de hemácias parasitadas nos capilares cerebrais.
São corretas as afirmativas
Alternativas
Q731398 Veterinária
O agente etiológico da Rinotraqueíte Infecciosa Bovina é o herpesvírus bovino tipo 1 (HPV-1). Uma das principais características desta família é:
Alternativas
Q731399 Veterinária
A acidose é uma enfermidade que afeta os ruminantes devido
Alternativas
Q731400 Veterinária
O deslocamento de abomaso para esquerda ou para direita é uma síndrome multifatorial comumente encontrada em ruminantes de grande porte e de alta produção leiteira após o parto. É INCORRETO afirmar como fator predisponente o
Alternativas
Q731401 Veterinária
O hormônio que impede o pico ovulatório do hormônio luteinizante (LH), durante o diestro, é:
Alternativas
Q731402 Veterinária
O hormônio responsável pela dominância folicular é:
Alternativas
Q731403 Veterinária
Importante na manutenção da gestação, a progesterona tem sua produção contribuída por
Alternativas
Q731404 Veterinária

Relacione as colunas sobre os hormônios a suas funções:

I- GnRH
II- FSH
III- LH
IV- Estradiol
V- IGF-I
VI- Progesterona
VII- Prostaglandina

( ) Lise do corpo lúteo.
( ) Desencadeador do pico pré-ovulatório de LH.
( ) Maturação folicular, ovulação e luteinização.
( ) Recrutamento e crescimento folicular.
( ) Efeito negativo na síntese de GnRH.
( ) Dominância folicular.

( ) Estimula a proliferação e a esteroidogênese das células da granulosa.

A sequência correta é
Alternativas
Q731405 Veterinária
A fecundação in vitro (FIV) é uma biotécnica amplamente utilizada para a produção de embriões bovinos em laboratório. O estágio de maturação nuclear que o ovócito está apto a ser fecundado é:
Alternativas
Q731406 Veterinária
O reconhecimento da gestação em ruminantes dá-se por meio da ação de uma proteína composta por 172 aminoácidos, sintetizada pelas células trofoblásticas do blastocisto, denominada interferon tau (INF-τ). Analise as afirmativas abaixo sobre a INF-τ.
I- É expressa em todos os mamíferos. II- Tem aumento de sua expressão do 10º ao 25º dia, tendo seu pico entre 14º e 16º dia após a ovulação. III- INF-τ regula a produção de prostaglandina F2α, por meio da inibição de sua expressão no endométrio. IV- INF-τ não é observado na circulação periférica, sendo sua ação localizada apenas no útero. V- A suplementação de progesterona, no início da gestação, auxilia o desenvolvimento do blastocisto, aumentando os níveis de INF-τ no útero.
São corretas as afirmativas
Alternativas
Q731407 Veterinária
Relacione as colunas, indicando o local de origem de cada hormônio:
I- Prostaglandina F2α (PGF-2α) II- Estradiol III- LH e FSH IV- GnRH V- Progesterona
( ) Endométrio ( ) Hipófise anterior ( ) Hipotálamo ( ) Folículo dominante ( ) Corpo lúteo
A sequência correta é
Alternativas
Q731408 Veterinária
Os espermatozoides adquirem capacidade fecundante ao obter motilidade progressiva, migração da gota citoplasmática do colo do espermatozoide para a porção terminal da peça intermediária, estabilização da cromatina e das estruturas da cabeça e da cauda, reorganização e estabilização da membrana plasmática e habilidade de ligar-se à zona pelúcida. Estas mudanças ocorrem durante a passagem no(s) na(s)
Alternativas
Q731409 Veterinária
Para o sucesso de um programa de inseminação artificial, é fundamental o conhecimento das fases do ciclo estral. A fase do ciclo estral em que ocorre a ovulação em bovinos é:
Alternativas
Q731410 Veterinária
No controle neuroendócrino da espermatogênese, o eixo hipotálamo-hipófise-gônadas desempenha importante função. Analise as afirmativas abaixo:
I- O GnRH estimula diretamente as células de Sertoli a secretarem testosterona. II- FSH regula a espermatogênese nos túbulos seminíferos. III- O LH estimula as células de Leydig dos testículos a secretarem testosterona. IV- O LH atua nas células de Sertoli nos túbulos seminíferos, estimulando a secreção de substâncias espermogênicas. V- Para iniciar a espermatogênese, tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente para manter a espermatogênese.
Estão corretas somente as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: A
6: D
7: D
8: D
9: D
10: C
11: D
12: E
13: D
14: B
15: D
16: D
17: C
18: B
19: E
20: C