Questões de Concurso Público IFN-MG 2018 para Língua Portuguesa
Foram encontradas 19 questões
Leia, com atenção, o texto a seguir.
“Uns eram pela maioridade; outros achavam que o melhor mesmo era que uma junta de homens direitos e sábios ficasse no governo.”
(VERÍSSIMO, Érico. Um certo capitão Rodrigo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.132.)
No texto, as palavras uns e uma são, respectivamente,
A intertextualidade encontra-se na base de constituição de todo e qualquer dizer e José Paulo Paes, estrategicamente, utiliza-se dela para construir o seu texto.
Canção do exílio facilitada
lá?
ah!
sabiá...
papá...
maná...
sofá...
sinhá...
cá?
bah!
Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt= 0%2C5&q=- can%C3%A7%C3%A3o+do+ex%C3%ADlio+ facilitada&oq= can%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 17 out. 2018.
O recurso intertextual utilizado por José Paulo Paes, ao retomar a
Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, é a/o
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto aos elementos de coesão textual.
A coesão __________ pode ser obtida por substituição e por reiteração, enquanto a coesão __________ se constitui por paralelismo e paráfrase. Por último, a coesão __________ é temporal e ocorre por conexão.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
O anúncio apresenta princípios sintáticos de concordância.
Disponível em:<https://www.facebook.com/hortifrutimodelo/photos /a.693117487517457/1015657065263496/?type=1&theater> . Acesso em: 17 out. 2018.
A propósito da correspondência de flexões, é correto afirmar que
a palavra “meio”
Indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a tradição romântica brasileira.
( ) O romântico reinventava o herói, que assumia dimensões titânicas, reduzido a cantor da própria solidão.
( ) A natureza romântica era decorativa e integrava um estilo de pensamento verossímil, claro, regular.
( ) No nível estético, dispunha das formas fixas: ode, soneto, rondó, que formalizavam categorias psicológicas.
( ) No plano da relação com o mundo, defendia o retorno à mãe-natureza, a reinvenção do bom selvagem e o exotismo.
( ) No tempo e no espaço, recriava uma Idade Média gótica e embruxada, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Considerando a linguagem figurada, associe corretamente a figura de linguagem a sua respectiva frase.
Figuras
(1) Sinestesia
(2) Animismo
(3) Antítese
(4) Símile
(5) Catacrese
(6) Sinédoque
Frases
( ) Mil cabeças de gado.
( ) Verdade que o engano contamina.
( ) Enterrar uma agulha na pele.
( ) Sonata cariciosa da água.
( ) Águas órfãs fugindo.
A sequência correta dessa associação é
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto aos movimentos vanguardistas da tradição moderna da literatura brasileira.
O ____________ caracteriza-se por projeções de tensões inconscientes do sujeito e o ___________ representa uma linha de experimentação aderente à civilização da velocidade. O __________, por sua vez, corresponde à superposição e à simultaneidade de planos para criar imagens, em textos são marcados pela supressão da lógica formal.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O regionalismo romântico de Bernardo Guimarães assemelhase ao regionalismo de Guimarães Rosa no que diz respeito à sondagem no âmago dos significantes
PORQUE
II. Guimarães Rosa universaliza mensagens e formas de pensar do sertanejo por meio de uma rigorosa poética da forma.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
Na contemporaneidade, a poesia concreta abandona o verso e cria uma linha de sintaxe espacial, representando uma realidade técnica e de comunicação de massa.
Considerando as inovações da poesia concreta, associe corretamente o campo linguístico a seu respectivo processo de composição.
Campos
(1) Semântico
(2) Sintático
(3) Léxico
(4) Morfológico
(5) Fonético
(6) Topográfico
Processos de composição
( ) Emprego de aliterações e assonâncias.
( ) Utilização de estrangeirismos e de neologismos.
( ) Separação dos prefixos e dos sufixos.
( ) Apelo à comunicação não verbal.
( ) Utilização de justaposições.
A sequência correta dessa associação é
Leia, atenciosamente, uma passagem do texto "Cacarecos da língua", de Gregório Duvivier.
Todo dia uma palavra morre e a gente não se dá conta. [...] Algumas, para não morrer, reinventaram-se. Trocaram de sexo, de nome e de profissão. A palavra "zoeira" já significou barulho: hoje significa troça. [...]
Pense quando foi a última vez que ouviu que a situação está um despautério, que fulano tá borocoxô, que tal roupa é uma coqueluche, que fulana é uma songamonga.
Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/ 2016/07/1790346-cacarecos-da-lingua.shtml>. Acesso em: 20 out. 2018.
No texto, há reflexões sobre o uso ou emprego de algumas palavras da língua portuguesa. Nele infere-se que a construção dos significados da palavra "zoeira" resulta de um/uma
A partir de 1956, impôs-se, no Brasil, um movimento literário que constituiu uma das expressões vivas e atuantes de nossa vanguarda estética. Esta fase voltou-se para a valorização e a incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas). Em 1952, teve seu marco inicial através da publicação da revista Noigrandes, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Bastante significativo, todavia, foi o surgimento do movimento da tropicália (1967), pois, com ele, começaram a existir maiores vínculos entre o grupo e o campo da música popular.
A esse respeito, leia, com atenção, os versos seguintes.
Asa
Caetano Veloso
Pássaro um
Pássaro pairando um
Pássaro momento um
Pássaro ar
Pássaro ímpar
Parou pousar
Parou repousar
Pássaro som
Pássaro parado um
Pássaro silêncio um
Pássaro ir
Pássaro ritmo
Passar voou
Passar avoou
Pássaro par
Pássaro par
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, observando aspectos associados à letra de "Asa", cujo autor é Caetano Veloso, poeta do Tropicalismo.
Essa composição musical apresenta afinidades estéticas entre o trabalho do seu autor e o grupo integrado por poetas ____________.
A canção se constrói sobre a _____________ da palavra "pássaro"
e pode ser associada a poemas desse movimento literário por seu
jogo ____________ e por sua estrutura ____________.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O escritor realista busca desnudar as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima, ambas consequências de causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio, educação),
PORQUE
II. necessita tomar a sério as personagens e se sente no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido egotista de dissecar o que move seus comportamentos, levando-o ao caso e, daí, ao patológico.
A respeito das asserções, é correto afirmar que
A essência de um bom texto reside na sustentação da argumentação, que se dará a partir das informações apresentadas que a acompanham. No momento da construção textual, os argumentos são essenciais. Além disso, a clareza das ideias é fundamental ao entendimento do leitor.
A esse respeito, leia o texto seguinte.
Fake news do bem
Não tenho nenhum compromisso com a verdade.
Aqui na ISTOÉ me deixam escrever crônica, ficção ou não; posso inventar personagens e situações; posso eleger presidentes ou mudar o sistema político do País.
Por isso, considerando que nas últimas semanas tivemos uma infinidade de lamentáveis True News, decidi que a coluna dessa semana vai ser só de Fake News.
Mentiras que todo mundo vai gostar de ouvir e espalhar.
Não me deixe na mão. Escolha alguma e espalhe por aí, sem dó.
Reproduza no whatsapp, fotografe no Insta, compartilhe no Facebook.
Como diria Groucho Marx: vai criar a maior confusão, mas vai ser divertido.
NETO, Mentor. Fake news do bem. IstoÉ n. 2543, 14 set. 2018, p. 66.
NÃO faz parte da argumentação do autor
O texto a seguir trata de um acontecimento recente na história universal e literária.
Fragmento do poema Odisseia
Durante escavação no entorno do templo arruinado de Zeus, na Antiga Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos (que, por sua vez, está localizado na península do Peloponeso), arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada, com 13 versos do canto 14 da Odisseia, no qual o herói Ulisses se dirige a Eumeu, seu amigo de toda a vida.
Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado e chamam-lhe de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero no final do século 8º a.C., repassado oralmente por vários séculos, antes que a placa fosse escrita.
Embora a data do achado ainda não tenha sido confirmada, estimativas preliminares apontam para a era romana, provavelmente antes do século 3º d.C. Apesar desse detalhe, em um comunicado, o Ministério de Cultura da Grécia – e sem esconder o entusiasmo – já confirmou que o objeto é "um grande documento arqueológico, epigráfico, literário e histórico".
REVISTA LEITURAS DA HISTÓRIA. Empresa Brasil de Revistas Ltda. Ano 9. Edição 118, setembro/2018, p. 16. Adaptado.
Avalie as afirmações sobre os aspectos gramaticais analisados no poema.
I. No último parágrafo, o travessão duplo desempenha função análoga à dos parênteses.
II. Na última frase do texto, a palavra "epigráfico" diz respeito a palimpsestos, pergaminhos ou papiros, documentos feitos para neles se escrever.
III. Na oração "Desde então, a maior parte dos especialistas passaram a defender o achado...", a concordância é aceita, sem se ferir a norma culta.
IV. Na frase "... arqueólogos gregos se depararam com uma placa de argila entalhada...", identifica-se um caso de próclise facultativa ou optativa.
V. No segundo parágrafo, considerando-se as regências do verbo chamar prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita da oração: "... passaram a defender o achado e chamam de inusitado por ser o fragmento mais antigo do poema épico composto por Homero...".
Está correto apenas o que se afirma em
Segundo Cunha (2008, p. 568), no discurso, "certas conjunções coordenativas podem assumir variados matizes significativos de acordo com a relação que estabelecem entre os membros (palavras e orações) coordenados."
A esse respeito, observe a tirinha cujos personagens são Calvin e Haroldo, uma série criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro.
Disponível em:<https://cultura.estadao.com.br/fotos/quadrinhos,o-melhor-de-calvin,855476> . Acesso em: 20 out. 2018. Adaptado.
No primeiro quadrinho, o valor semântico da conjunção MAS é de
Grande acervo de obras constitui a ficção brasileira da atualidade e merece destaque pelas opções estilísticas e formais que se apresentam nas escritas dos autores contemporâneos. Os textos seguintes encerram reflexões a esse respeito.
Texto I
O contemporâneo é aquele que, graças a uma diferença, uma defasagem ou um anacronismo, é capaz de captar seu tempo e enxergá-lo. Por não se identificar, por sentir-se em desconexão com o presente, cria um ângulo do qual é possível expressá-lo. Assim a literatura contemporânea não será necessariamente aquela que representa a atualidade, a não ser por uma inadequação, uma estranheza histórica que a faz perceber as zonas marginais e obscuras do presente, que se afastam de sua lógica. Ser contemporâneo, segundo esse raciocínio, é ser capaz de se orientar no escuro e, a partir daí, ter coragem de reconhecer e de se comprometer com um presente com o qual não é possível coincidir. Na perspectiva dessa compreensão da história atual como descontinuidade e do papel do escritor contemporâneo na contramão das tendências afirmativas, talvez seja possível entender alguns dos critérios implícitos que determinam quem faz sucesso, quem ganha maior visibilidade na mídia, na academia, entre os críticos ou entre os leitores.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 10.
Texto II
O medo que mora em nós
No conto de terror "O Próximo da Fila" (1955), de Ray Bradbury, uma mulher visita as catacumbas de Guanajuato, México. Corpos mumificados forram as paredes. Acordada em sua cama, na noite seguinte, assombrada pelo passeio macabro, ela percebe que seu coração "era um fole eternamente soprando sobre um pequeno tição de medo... Uma luz entranhada para a qual seus olhos internos se voltavam fixamente, com fascínio indesejado".
Em nosso tempo atual, o coração da cultura assopra com força sobre um tição de medo, e o fascínio está em toda parte. Filmes de terror quebram recordes, e as vendas de literatura desse gênero sobem a cada ano.
E o sucesso não é apenas comercial. Tradicionalmente um tanto malfalado, hoje o horror desfruta uma aura de respeitabilidade crítica.
OWEN, M. M. O medo que mora em nós. Folha de São Paulo. Ilustríssima, 28 out. 2018, p. 4.
De acordo com o que aponta o autor do Texto I acerca da produção ficcional contemporânea e sobre os "critérios implícitos que
determinam quem faz sucesso" na atualidade, é correto afirmar
que, por meio de interpretações feitas com a contribuição do
Texto II, o gênero conto de terror tem guarida entre os leitores,
na contemporaneidade, EXCETO porque
Serena Sintética
Lua
morta.
Rua
torta
Tua
porta.
RICARDO, Cassiano. Poesias completas. Pref. Tristão de Athayde. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1957, p. 27.
“Serenata Sintética” foi publicado em 1947, no livro Um Dia Depois do Outro – que a crítica em geral considera como o marco divisório da carreira literária de Cassiano Ricardo, poeta modernista associado aos grupos Verde-Amarelo e da Anta.
Avalie o que se afirma sobre os aspectos sintático-semânticos apontados na análise do poema.
I. Nos versos, as imagens evocadas pelas palavras, assim como elas próprias, articulam-se segundo a parataxe gramatical, caracterizada por uma sequência de frases justapostas.
II. No nível semântico, nota-se o uso predominante da paranomásia, pois se extrai expressividade da combinação das palavras, que apresentam semelhança fônica, mas sentidos diferentes.
III. No poema, há a justaposição de três imagens, próximas da
montagem do ideograma, e que lembram uma pintura ou
uma fotografia, cuja cena anunciada em seu título é denotativamente decodificada, sem a presença de figuras de linguagem.
IV. Nos dísticos, nos quais sobressai a função apelativa da linguagem, a mensagem, centrada em seu próprio código, instrui os leitores acerca de uma pequena cidade com ruas sinuosas (rua torta), uma lua pálida (lua morta) e a sugestão de um caso amoroso (tua porta), palco para uma serenata.
Está correto apenas o que se afirma em
Serena Sintética
Lua
morta.
Rua
torta
Tua
porta.
RICARDO, Cassiano. Poesias completas. Pref. Tristão de Athayde. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1957, p. 27.
Para muitos estudiosos e teóricos, a coerência e a coesão, que formam parte dos critérios tidos como constitutivos da textualidade, são os mais importantes. A partir da leitura de "Serenata Sintética", informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca do poema.
( ) É destituído de elementos coesivos, o que o torna incoerente e o impede de funcionar e de ser chamado de texto.
( ) Apresenta-se segmentado, mas isso não obsta, obviamente, que funcione como um texto perfeitamente inteligível.
( ) Impossibilita o leitor de conseguir interpretá-lo, ainda que este assuma uma atitude colaborativa na produção de sentidos.
( ) Reúne fatos isolados a partir de palavras soltas distribuídas no espaço branco do papel, não forma uma sequência contínua nem exibe textura.
( ) Proporciona o entendimento de que a coesão superficial não é necessária para a textualidade, pois esta é inferida a partir da coerência identificada.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é