Questões de Concurso Público Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG 2019 para Assistente Social - Departamento de Assistente Social

Foram encontradas 16 questões

Q1168215 Serviço Social
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) assegura
Alternativas
Q1168216 Serviço Social

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto ao que se estabelece na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).


Entendem-se por ___________________ as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS. Os _________________ compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos. Entendem-se por ________________ as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, os princípios e as diretrizes. Os ______________ de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

Alternativas
Q1168217 Serviço Social
Mioto (2010) discorre sobre o trabalho com famílias na Assistência Social. Sobre esse tema e sobre as indicações que faz para afirmação da proposta protetiva, NÃO é uma conclusão da autora:
Alternativas
Q1168218 Serviço Social
Matijascic (2015), ao debater sobre a política social no país, sugere uma agenda de reformas para o Estado brasileiro com o objetivo de redução das desigualdades. NÃO é uma recomendação da autora:
Alternativas
Q1168219 Serviço Social

Considere as seguintes provisões, de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais:


AMBIENTE FÍSICO: Espaços destinados para recepção, sala(s) de atendimento individualizado, sala(s) de atividades coletivas e comunitárias, sala para atividades administrativas, instalações sanitárias, com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos seus ambientes, de acordo com as normas da ABNT.

RECURSOS MATERIAIS: Materiais permanentes e materiais de consumo necessários ao desenvolvimento do serviço, tais como: mobiliário, computadores, entre outros.

MATERIAIS SOCIOEDUCATIVOS: Artigos pedagógicos, culturais e esportivos; Banco de Dados de usuários de benefícios e serviços socioassistenciais; Banco de Dados dos serviços socioassistenciais; Cadastro Único dos Programas Sociais; Cadastro de Beneficiários do BPC.

TRABALHO SOCIAL ESSENCIAL AO SERVIÇO: Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.


Essas são provisões do Serviço

Alternativas
Q1168220 Serviço Social
O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do SUAS. A elaboração do Plano de Assistência Social é de responsabilidade
Alternativas
Q1168225 Serviço Social
A concepção de pobreza, na forma como abordam Semzezem e Alves (2013), é central para a atuação do profissional da assistência social. Segundo essa abordagem, a pobreza é identificada como fenômeno
Alternativas
Q1168226 Serviço Social
Quando uma avaliação de programas e projetos é realizada por especialistas de fora da instituição, e antes do começo de um programa, com a intenção de dar suporte à decisão de implementá-lo ou não, trata-se de uma avaliação
Alternativas
Q1168227 Serviço Social
Segundo Stephanou, Müller e Carvalho (2003), projetos são ações organizadas que conectam entre o desejo e a realidade. Na perspectiva dos autores, projetos sociais são orientados
Alternativas
Q1168228 Serviço Social

Avalie as afirmações sobre o trabalho do/a assistente social na Assistência Social, discutidas pelo Conselho Federal de Serviço Social (2011).


I. O/A assistente social que atua na política de Assistência Social deve utilizar enfoques tradicionais, que reforçam a manutenção dos valores morais e familiares, compreendendo que as questões sociais são de responsabilidade pessoal e, por isso, devem ser resolvidas individualmente.

II. Uma das competências gerais fundamentais, requisitadas aos assistentes sociais, na política de Assistência Social, para o entendimento do contexto sócio-histórico em que ele intervém, é o mapeamento das demandas da sociedade, de modo a propor estratégias de trabalho que enfrentem os problemas sociais.

III. O/A assistente social, na política de Assistência Social, deve intervir, dentre outras, na dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços, desenvolvendo propostas que valorizem a gestão em favor da própria gestão, evitando práticas de gestão participativa que podem influenciar negativamente seu trabalho.

IV. O planejamento, organização, administração e o acompanhamento dos recursos orçamentários nos benefícios e serviços socioassistenciais nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), é um dos procedimentos de atuação do/a assistente social que atua na política de Assistência Social.

V. A realização de visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre acesso e implementação da política de Assistência Social não consiste em estratégia do/a assistente social, já que se trata de atividades eminentemente relacionadas à formação e à atuação dos psicólogos na Política de Assistência Social.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1168229 Serviço Social
NÃO é uma dimensão da atuação profissional dos/das assistentes sociais na Política de Educação, conforme o Conselho Federal de Serviço Social (2013), a garantia
Alternativas
Q1168230 Serviço Social
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (2016), o conceito de raça deve ser compreendido hoje como
Alternativas
Q1168231 Serviço Social

Associe as identidades de gênero a suas respectivas definições, na perspectiva do que o Conselho Federal de Serviço Social apresenta na “Série Assistente social no combate ao preconceito: transfobia”.


1. Transformistas

2. Travestis

3. Crossdressers

4. Transexual


( ) são as pessoas que, tendo sido registradas no sexo masculino ou feminino ao nascerem, se identificam como sendo de outro gênero.

( ) são pessoas que, ao nascerem, foram registradas no sexo masculino, com base no seu sexo genital, e que procuram inserir, em seus corpos, símbolos do que é socialmente convencionado como feminino.

( ) são artistas que costumam encenar performances e personagens do outro gênero, que não são mantidos na vida cotidiana.

( ) são pessoas que vestem roupa ou usam objetos associados ao sexo oposto, como por exemplo: acessórios, perucas, perfumes, maquiagens.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q1168232 Serviço Social
Consiste um eixo de atuação dos/as assistentes sociais na política de saúde:
Alternativas
Q1168233 Serviço Social

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o código de ética profissional do/a assistente social.


( ) É princípio fundamental do referido código a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.

( ) O exercício do serviço social não deve discriminar ninguém por questão econômica, social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

( ) O/A assistente social deve guardar sigilo no exercício de sua profissão e, para isso, não pode utilizar seu número de registro no Conselho Regional de Serviço Social.

( ) O/A assistente social deve garantir a execução do serviço para o qual foi designado, mesmo que se trate de responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.

( ) É dever do/a assistente social esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: A
6: C
7: B
8: C
9: D
10: A
11: B
12: D
13: B
14: A
15: C
16: B