Questões de Concurso Público Prefeitura de Timóteo - MG 2022 para Arquiteto

Foram encontradas 10 questões

Q1882514 Arquitetura

De acordo com A Lei Orgânica do Município de Timóteo, o município promoverá, em consonância com suas atribuições constitucionais, sua política de desenvolvimento e as disposições do Plano Diretor Urbano, programas de habitação popular destinados a melhorar as condições de moradia da sua população carente.



Avalie o que se afirma sobre como devem se orientar as ações do Município


I - Ampliar o acesso a lotes dotados de infraestrutura básica e servidos por transporte coletivo.

II - Urbanizar, regularizar e titular as áreas ocupadas por população de baixa renda, passíveis de urbanização.

III - Remover a população dos assentamentos situados em área de risco de inundações para abrigos temporários.

IV - Implantar equipamentos urbanos de educação e saúde próximos às áreas de assentamentos informais.

V - Promover, estimular e assisti r, técnica e financeiramente, projetos comunitários e associativos de construção de habitação.



Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1882515 Arquitetura
De acordo com o Código de Edificações do Município de Timóteo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a instalação de elevadores.

( ) Nos edifícios com 3 (três) ou mais pavimentos, ou cujo piso do pavimento mais elevado estiver à altura igual ou superior a 9,00m (nove metros), será obrigatória a instalação de pelo menos 1 (um) elevador.
( ) Nos edifícios com 8 (oito) ou mais pavimentos, ou cujo piso do pavimento mais elevado estiver à altura igual ou superior a 20,00m (vinte metros), será obrigatória a instalação de pelo menos 3 (três) elevadores.
( ) Nos edifícios com 6 (seis) ou mais pavimentos, ou cujo piso do pavimento mais elevado estiver à altura igual ou superior a 15,00m (quinze metros) será obrigatória a instalação de pelo menos 2 (dois) elevadores.
( ) Nos edifícios com 4 (quatro) ou mais pavimentos, ou cujo piso do pavimento mais elevado estiver à altura igual ou superior a 9,50m (nove metros e cinquenta centímetros), será obrigatória a instalação de pelo menos 1 (um) elevador.
( ) Nos edifícios com 5 (cinco) ou mais pavimentos, ou cujo piso do pavimento mais elevado estiver à altura igual ou superior a 14,50m (catorze metros e cinquenta centímetros), será obrigatória a instalação de pelo menos 2 (dois) elevadores.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1882516 Arquitetura
O Plano Diretor do Município de Timóteo estabelece diretrizes para o parcelamento do solo urbano.
Avalie o que se afirma sobre o parcelamento em geral.

I – O parcelamento do solo não será admitido nos terrenos definidos nessa Lei como Zona Urbana de Preservação Absoluta.
 II – É obrigação do loteador transferir ao Município 5% (cinco por cento) da gleba para implantação de projetos de habitação de interesse social.
III – Os loteamentos deverão ser submetidos a processos de aprovação na prefeitura, sem a necessidade de licenciamento junto a órgãos de controle ambiental.
IV – Será permitido o parcelamento do solo em áreas com declividade natural superior a 45% (quarenta e cinco por cento), desde que sejam atendidas as exigências técnicas.
V – É obrigação do loteador transferir ao Município, no mínimo, 20% (vinte por cento) da gleba, para instalação de equipamentos urbanos e comunitários, sistema de circulação e espaços livres de uso público.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1882517 Arquitetura
De acordo com o Estatuto da Cidade, no que diz respeito ao usucapião especial de imóvel urbano, aquele que possuir como sua uma área ou edificação urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que NÃO seja proprietário de outro imóvel
Alternativas
Q1882518 Arquitetura
Considerando a NBR 9050:2015 (Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o dimensionamento de rampas.

( ) A inclinação transversal não pode exceder 3% em rampas internas e 5% em rampas externas.
( ) Em reformas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 0,075 m, a inclinação máxima admissível é entre 10,0% e 14,5%.
( ) Em edificações novas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 0,80 m, a inclinação máxima admissível é entre 6,25% e 8,33%.
( ) Em edificações novas, para desníveis máximos de cada segmento de rampa igual a 1,50 m, a inclinação máxima admissível é entre 6,25% e 8,33%.
( ) Em edificações novas, a largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível de 1,20 m.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1882519 Arquitetura

Considerando-se a história da arquitetura, associe corretamente o edifício ao seu respectivo período histórico.


EDIFÍCIO

(1) Vila Savoye, Poissy

(2) Pont du Gard, Nimes

(3) Pirâmides de Gisé, Egito

(4) Casa Schroeder, Utrecht

(5) Catedral de Chartres, França

(6) Zigurate de Ur, Mesopotâmia

(7) Catedral de São Paulo, Londres


PERÍODO


( ) 1924

( ) 1929-31

( ) 20-16 a.C.

( ) 1194-1230

( ) 1675-1709

( ) Cerca de 2100 a.C.

( ) Cerca de 2550-2460 a.C.



A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q1882520 Arquitetura

De acordo com o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, um bom planejamento urbano exige um trabalho que combine as três escalas: grande, média e pequena.


De acordo com o conceito do arquiteto, avalie o que se afirma sobre a escala urbana.


I - A grande escala é o tratamento holístico dado à cidade, abrangendo bairros, funções e instalações de tráfego.

II - A escala média é a escala da paisagem humana, na qual a cidade é experimentada pelas pessoas que a utilizam ao nível dos olhos.

III - A escala pequena é a escala humana que pode ser considerada menos importante na hierarquia de prioridades do planejamento urbano.

IV - A escala das pessoas em Brasília é um exemplo de planejamento urbano humanizado, visto que os espaços são convidativos e interessantes.

V - Idealmente, os três níveis de escala deveriam ser tratados e amalgamados em um todo convincente que fornecesse um espaço convidativo para as pessoas na cidade.



Está correto apenas o que se afirma em 

Alternativas
Q1882521 Arquitetura

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre R-O-B, o robô-pedreiro.


( ) R-O-B é um robô industrial amplamente utilizado na indústria automobilística.

( ) O robô-pedreiro foi criado pelo Departamento de Arquitetura da Architectural Association, em Londres.

( ) Dentro de um contêiner especial, ele pode ser transportado por caminhão e realizar tarefas em canteiro.

( ) O R-O-B assenta tijolos com precisão milimétrica, pois o prumo, o nível e o alinhamento são automáticos, porém a eventual queda de argamassa ou cola exige o auxílio de trabalho manual.

( ) O R-O-B se diferencia dos outros robôs-pedreiros desenvolvidos anteriormente porque ele não foi planejado para mimetizar os processos de construção existentes, mas para servir de estímulo à inovação.



De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1882522 Arquitetura

Nas últimas décadas, tem-se observado uma emergência comum às grandes metrópoles mundiais: os antigos espaços urbanos centrais estão perdendo boa parte de suas funções produtivas, tornando-se obsoletos e transformando-se em territórios disponíveis, oportunos.


Trata-se dos chamados vazios urbanos, também corretamente denominados

Alternativas
Q1882523 Arquitetura
A madeira, o aço e o concreto armado são materiais estruturais que apresentam diferentes características quanto à sua obtenção, desempenho e manutenção.
Avalie o que se afirma sobre os sistemas estruturais.
I – O emprego de aços resistentes à corrosão evita uma manutenção mais rigorosa, mas encarece a estrutura.
II – O concreto armado é um material obtido pela associação de um material resistente à compressão, o aço, com um material resistente à tração, o concreto.
III – A madeira é um material renovável quando seu uso e reposição são bem controlados. Sua extração, quando controlada, pode ser um fator benéfico para o rejuvenescimento das florestas.
IV – Quanto maior a quantidade de carbono, maior a resistência do aço, mas menor a sua ductibilidade. A perda da ductibilidade prejudica o seu uso como material estrutural, devido à fragilidade de sua ruptura.
V – A madeira deverá ser seca quando utilizada em ambientes úmidos e mais úmida quando utilizada em ambientes secos, de forma que a troca entre o material e o ambiente possibilite as deformações desejadas.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: A
6: D
7: B
8: C
9: D
10: D