Questões de Concurso Público IF Sul - MG 2023 para Assistente em Administração
Foram encontradas 5 questões
I – Em caso de comunicação oficial redigida ao Ministro do Planejamento e Orçamento, o vocativo correspondente é “Senhor Ministro”.
II – O fecho de uma comunicação oficial para autoridade de hierarquia superior à do remetente, como, por exemplo, o Presidente da República, é: “Atenciosamente”.
III – O governador, ao encaminhar um ofício a um deputado federal, empregará a essa autoridade o seguinte endereçamento no corpo do texto: “A Sua Excelência o Senhor Fulano de Tal”.
IV – No trecho “Vossa Senhoria indicará vosso representante no controle orçamentário de políticas públicas de atenção à saúde dos povos da floresta no país”, há uma adequação no uso do pronome de tratamento.
Está correto apenas o que se afirma em
(BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 46.)
Com base no enunciado exposto, a redação que está em conformidade com a língua-padrão empregada em alguns e-mails enviados à Diretora do Departamento de Administração de um determinado órgão é:
Em relação à estrutura do padrão ofício, ao se indicar o assunto, este deve conter uma ideia geral do que trata o documento, de forma __________. O texto em si apresentará a seguinte padronização: introdução, desenvolvimento e conclusão. Suponha que a introdução seja escrita da seguinte forma: “cópia do Ofício nº 001, de 01 de abril de 2023, da Coordenadoria Geral do Conselho de Políticas Públicas, que trata de ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.”. O verbo que deve ser utilizado para iniciar a informação do motivo da comunicação feita no ofício é __________. No (a) __________, caso haja mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos __________, o que confere maior clareza à exposição.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
“É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência. Tal como os atos legislativos, [...] contém parte preliminar, parte normativa e parte final. [...] Porém não possui fecho e, além disso, as (os) relativas às questões de pessoal não contêm ementa.”
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 147.
O conceito apresentado se refere a um ato administrativo normativo denominado