Questões de Concurso Público IFB 2023 para Professor - Animação Digital

Foram encontradas 30 questões

Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076351 Design Gráfico
Além dos aspectos técnicos da animação de personagens, a lista de princípios básicos da animação também inclui alguns temas mais subjetivos relacionados à forma como a história é contada pelo filme.
São exemplos dos aspectos subjetivos:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076352 Design Gráfico
Subdivide, bevel, e extrude são operações que podem ser feitas em quais softwares?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076353 Design Gráfico
Ease in e ease out são termos em inglês que descrevem qual princípio básico da animação?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076354 Design Gráfico
O conceito de desenho sólido descrito no livro “The Illusion of Life” (1995) tem relação com:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076355 Design Gráfico
O filme “Gigante de Ferro” (The Iron Giant, 1999, dir. Brad Bird) foi pioneiro na técnica de misturar personagens criados com animação 2D e 3D. O frame rate em que os personagens são animados oscila muitas vezes durante cada cena, dependendo da ação que eles precisam fazer.  
Por que motivo os animadores fizeram isso?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076356 Design Gráfico
Nos desenhos animados, cada frame da animação é desenhado fora de ordem até que a animação esteja completa. Nas técnicas de stop-motion, por outro lado, os frames precisam ser capturados exatamente na mesma ordem em que serão exibidos posteriormente.
A essas duas técnicas de animação são dados, respectivamente, os nomes de:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076357 Design Gráfico
Nos livros instrucionais que ensinam a fazer desenhos animados, os autores sempre frisam a importância de construir os personagens utilizando o tamanho da cabeça como “régua” para medir a construção do corpo. 
São motivos para se fazer isso, EXCETO
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076358 Design Gráfico
Em seu influente livro “The Illusion of Life” (1995), os animadores Frank Thomas e Ollie Johnston listam 12 princípios fundamentais que podem ser aplicados a qualquer técnica de animação.  
De acordo com os autores NÃO são princípios fundamentais:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076359 Design Gráfico
Stagger, flipar e clean-up são termos técnicos típicos de qual técnica de animação?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076360 Design Gráfico
Em 1926, o filme “As Aventuras do Príncipe Achmed”, da animadora alemã Lotte Reiniger, apresentou uma técnica que mais tarde seria expandida pelos estúdios Walt Disney em sua famosa câmera multiplano.
Qual é uma versão digital e contemporânea deste conceito?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076361 Design Gráfico
Antigamente os desenhos animados eram finalizados em folhas de acetato, um material que foi substituído pelas ferramentas digitais, em um processo conhecido como
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076362 Design Gráfico
Nos últimos anos dois softwares gratuitos de animação 3D e 2D, respectivamente, vêm se tornando muito populares nas escolas de animação de todo o mundo.
São eles:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076363 Design Gráfico

Na produção contemporânea de desenhos animados, quando um animador opta por desenhar com lápis e papel é comum que os desenhos de cada frame sejam depois escaneados individualmente e convertidos para linhas vetoriais.


Todos estes seriam bons motivos para se fazer isso, EXCETO:

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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076364 Design Gráfico
Qual é o nome do famoso software gratuito de sincronia labial que inúmeros estúdios e escolas de animação utilizam ao redor do mundo?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076365 Design Gráfico
Tanto softwares de animação 2D quanto de 3D utilizam um sistema de compensação e limitação de esqueletos para facilitar a animação de personagens com pernas e braços.
Qual é o nome deste sistema?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076366 Design Gráfico
São técnicas de modelagem tridimensional usadas diariamente na indústria do entretenimento, EXCETO:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076367 Design Gráfico
Quando é feito o “rigging” de um personagem digital tridimensional, o que está (ão) sendo criado (s)?
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076368 Design Gráfico
Toda animação tridimensional precisa ser renderizada, no final, para que os frames possam ser vistos e transformados em um vídeo digital. No entanto, as chamadas “render engines” podem ser softwares muito caros e difíceis de operar. 
São renderizadores gratuitos:
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Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076369 Design Gráfico
Renderizar uma animação tridimensional costuma ser um processo lento, complexo e demorado. Empresas como a Pixar podem levar até dois dias para renderizar um único frame de um filme.
Se fosse necessário otimizar um render 3D para que ele ficasse pronto mais rápido, qual opção NÃO deveria ser usada?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Professor - Animação Digital |
Q2076370 Design Gráfico
Hoje em dia, cada vez mais os profissionais da área de animação e vídeo digital estão recorrendo às game engines para produzir conteúdo de alta resolução em tempo real.
Quais produtos NÃO podem ser criados a partir de uma render engine?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: D
6: A
7: B
8: D
9: C
10: D
11: B
12: D
13: C
14: B
15: C
16: D
17: B
18: A
19: D
20: D