Questões de Concurso Público UNILAB 2019 para Técnico de Audiovisual

Foram encontradas 40 questões

Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076842 Áudio e Vídeo
A linguagem clássica do cinema estabelecida a partir da experiência de diretores do cinema americano, tais como David W. Griffith e Charles Chaplin, convencionou chamar de “planos” os enquadramentos de câmera, conforme a especificidade de cada um, se mais aberto ou fechado. Marque dentre as opções abaixo a única que contém apenas as siglas de planos psicológicos.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076843 Áudio e Vídeo
Quando um diretor resolve qual câmera deve ficar em angulação baixa, apontada para cima, diante de um personagem importante, pode estar anunciando para o espectador que este personagem fará algo importante para a cena, sendo este ângulo uma exaltação da ação. A nomenclatura que corresponde ao ângulo de câmera baixa é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076844 Áudio e Vídeo
Aspect ratio é uma expressão que encontra correspondente em qual das opções abaixo?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076845 Áudio e Vídeo
Marque, dentre as opções abaixo, a única que se refere apenas a lentes grande angulares.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076846 Áudio e Vídeo
Marque, dentre as opções abaixo, a que expressa a definição correta sobre a resolução “1080i".
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076847 Áudio e Vídeo
Blu-ray é um disco ótico gravável ou regravável, que suporta, no máximo:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076848 Áudio e Vídeo
Nos primórdios do cinema silencioso, filmava-se a 16 quadros por segundo (16 qps). Mas, a taxa de 24 qps logo se consolidou como sendo a que garantia maior naturalidade aos movimentos captados. Já a televisão, quando criada nos anos 40, adotou 30 frames por segundo como taxa. A estas taxas chama-se:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076849 Áudio e Vídeo
No que se refere à exposição da lente à luz, ”quanto mais "degraus" entre o preto e o branco absolutos, maior é a latitude da imagem, quanto menos "degraus", menor é sua latitude”. Fonte: http://www.fazendovideo.com.br/infotec/latitude.ht ml
Compreende-se o significado de “latitude”, como:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076850 Áudio e Vídeo
A temperatura de cor pode ser medida pelo Kelvinômetro. Qual a medida correta dentre as discriminadas abaixo?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076851 Áudio e Vídeo
A função do balanço do branco da câmera tem como princípio informar a esta sobre a temperatura de cor do local onde acontece a captação de imagem. A maior parte das câmeras possui ajuste automático e manual. Os profissionais, em geral, ajustam o branco manualmente. Quando o branco não está bem ajustado, a imagem sofre efeitos indesejáveis, modificando o tom das cores e desvirtuando o que é visto pelos olhos do fotógrafo. Marque, dentre as opções abaixo, a que contém a informação correta sobre o processo de White balance (balanço do branco).
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076852 Áudio e Vídeo
A luz pode se dispersar em diferentes direções, conforme o processo a que seja submetida, visto que, em geral, ela viaja em linha reta. Mas, os profissionais de iluminação costumam suavizar a "luz dura" através de um processo que faz a mesma atravessar um material translúcido chamado de filtro de gelatina, que atenua a luz. O processo pelo qual passa a luz quando é submetida a este filtro chama-se:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076853 Áudio e Vídeo
“A iluminação de três pontos é uma técnica para dar profundidade a uma imagem” (p. 96, 2015. Livro “Fotografia, 50 conceitos e técnicas fundamentais explicados de forma clara e rápida”. Editor: Brian Dilg. Publifolha). A iluminação de três pontos consta das respectivas luzes e terminologias:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076854 Áudio e Vídeo
O ouvido humano tem capacidade de captar e discriminar sons entre os intervalos:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076855 Áudio e Vídeo
O “som direto é o som captado e registrado em sincronia com as imagens em uma realização audiovisual. O vínculo da captação simultânea entre som e imagem foi determinante para o desenvolvimento dos procedimentos de trabalho do som direto” (p. 121, 2018) Livro O som do filme, uma introdução. Org. Rodrigo Carreiro. Editora UFPR, 2018. Levando em conta o som direto do filme, marque a opção em que apenas os processos de captação do mesmo durante a filmagem estejam envolvidos.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076856 Áudio e Vídeo
O equipamento que efetua mixagens externas ao estúdio é conhecido como “mixer de campo”. Em geral, pode ser levado para o set de filmagem, por ser portátil e alimentado por bateria. Nele, quase sempre se pode reunir diferentes microfones, bem como alimentá-los de energia, sobretudo, se forem do tipo condensador. A Fonte de alimentação interna no mixer é conhecida como:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076857 Áudio e Vídeo
Quando ocorre em um filme de haver a simultaneidade entre imagem e trilha sonora, como, por exemplo, um personagem coloca um disco pra tocar uma música neste espaço, a trilha sonora é considerada como:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076858 Áudio e Vídeo
O sistema de captação sonora que costumamos chamar de “Boom”, não consta apenas de microfone e vara, mas de vários instrumentos que se complementam, a fim de possibilitar ao técnico de som captar o som direto em situações diversas. Marque abaixo a opção em que todos os ítens (não improvisados) estejam associados ao sistema “Boom".
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076859 Áudio e Vídeo
Para o técnico de som, um grande desafio é o de captar um coral com um único microfone. Em geral, nem todas as vozes estão presentes na mesma intensidade, quando apenas um microfone é escolhido. Qual a solução de microfonação deve ser a mais adequada para captar o som de um coral, se estiver por cima de todos os músicos, levando em conta que se deseja captar o som como um todo, ou seja, não apenas em uma direção?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076860 Áudio e Vídeo
“No método de trabalho do som direto, a captação e o registro da voz ocupam posição de destaque, tornando-se, no set, o principal foco de atenção do técnico de som.” (p. 174, 2018) Livro O som do filme, uma introdução. Org. Rodrigo Carreiro. Ed. UFPR, 2018. Tanto no filme de ficção como no documentário, o apelo vocalcêntrico exige do técnico de som uma preocupação principal. No entanto, seu trabalho não se resume a captar a voz. Cabe ao profissional levar registros de som feitos no set, tais como:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FCPC Órgão: UNILAB Prova: FCPC - 2019 - Unilab - Técnico de Audiovisual |
Q1076861 Áudio e Vídeo
A continuidade temporária e espacial entre planos consecutivos em uma cena diz respeito a que técnica de continuidade no cinema?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: B
5: A
6: D
7: B
8: C
9: D
10: B
11: C
12: E
13: D
14: D
15: C
16: A
17: E
18: D
19: D
20: B