Questões de Concurso Público UFC 2025 para Técnico de Tecnologia da Informação / Área: Experiência do Usuário (UI/UX)

Foram encontradas 8 questões

Q3162876 Arquitetura de Software
A acessibilidade é um aspecto essencial do design de interfaces, garantindo que produtos digitais possam ser utilizados por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências. As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (WCAG, do inglês Web Content Accessibility Guidelines) foram desenvolvidas para orientar designers e desenvolvedores na criação de experiências inclusivas. Elas se baseiam em alguns princípios fundamentais que norteiam a acessibilidade em interfaces digitais. Sabendo que o WCAG atualmente encontra-se na versão 2.2, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um desses princípios?
Alternativas
Q3162877 Arquitetura de Software
De acordo com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (WCAG, do inglês Web Content Accessibility Guidelines), versão 2.2, assinale a alternativa que apresenta todos os princípios fundamentais do WCAG.
Alternativas
Q3162881 Arquitetura de Software
A avaliação heurística de Nielsen é um método de inspeção usado em design de interfaces para identificar problemas de usabilidade. Ele é baseado em um conjunto de 10 heurísticas de usabilidade, propostas por Jakob Nielsen, que funcionam como diretrizes para avaliar a eficácia, eficiência e satisfação de uma interface. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das heurísticas de Nielsen. 
Alternativas
Q3162889 Arquitetura de Software
Usabilidade pode ser definida como a medida de qualidade da experiência do usuário ao interagir com um produto ou sistema, seja um site, um software, uma tecnologia móvel ou qualquer dispositivo operado pelo usuário. Em qual das afirmativas evidencia-se um problema de usabilidade?
Alternativas
Q3162892 Arquitetura de Software
A usabilidade é geralmente considerada como um fator que assegura que os produtos são fáceis de usar, eficientes e agradáveis, da perspectiva do usuário. Implica otimizar as interações estabelecidas pelas pessoas com produtos interativos, de modo a permitir que realizem suas atividades no trabalho, na escola e em casa. Mais especificamente, a usabilidade pode ser dividida em um conjunto de metas. Sabendo disso, assinale o item que apresenta corretamente algumas metas da usabilidade.
Alternativas
Q3162893 Arquitetura de Software
Modelos conceituais baseados em atividades fazem parte do design de interação e ajudam a estruturar a comunicação entre o usuário e o sistema, orientando como as tarefas e interações são realizadas. Esses modelos permitem que os designers alinhem a interface e as funcionalidades às expectativas e necessidades do usuário, garantindo uma experiência de interação mais intuitiva e eficiente. Considere a interação abaixo entre um cliente e um sistema bancário:

Usuário: "Oi, preciso saber o meu saldo."
Sistema: "Claro! Qual é o número da sua conta?"
Usuário: "12345-6."
Sistema: "Seu saldo atual é de R$ 2.500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Sim, gostaria de ver as últimas duas transações."
Sistema: "Aqui estão suas duas últimas transações: compra no mercado R$ 150,00, transferência recebida R$ 500,00. Precisa de mais alguma coisa?"
Usuário: "Não, obrigado."
Sistema: "De nada! Estou aqui se precisar."

Acerca dessa interação, é correto afirmar que se trata de qual tipo de atividade?
Alternativas
Q3162894 Arquitetura de Software
Os percursos constituem uma abordagem alternativa à avaliação heurística para prever os problemas dos usuários sem realizar testes com eles. Como o nome sugere, os percursos buscam percorrer uma tarefa no sistema e anotar as características de usabilidade problemáticas. Com relação ao percurso cognitivo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3162897 Arquitetura de Software
Um mapa de jornada do usuário ajuda a documentar e visualizar a experiência passo a passo que alguém tem com um produto ou serviço, do início ao fim. Ele lista as diferentes ações que os usuários realizam para atingir seu objetivo. Tais ações são organizadas em ordem cronológica, frequentemente apresentadas como uma linha do tempo. O início da jornada está à esquerda e o fim à direita, com todas as etapas intermediárias. Acerca dos mapas de jornada do usuário, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: A
6: B
7: C
8: B