Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Médico Cirurgião Geral

Foram encontradas 20 questões

Q1661424 Medicina
Sabemos que os cálculos biliares se formam como resultado de sólidos que se depositam fora da solução. Assinale a alternativa que contem um dos componentes para a formação da bile litogênica:
Alternativas
Q1661425 Medicina
Quando da administração de nutrição parenteral, as preparações de vitaminas devem ser adicionadas às fórmulas parenterais. Das vitaminas abaixo a que NÃO faz parte de qualquer solução de vitaminas e, portanto, deve ser administrada em separado é:
Alternativas
Q1661426 Medicina
Qual dos cátions abaixo é encontrado em menor quantidade no líquido intracelular?
Alternativas
Q1661427 Medicina
No pós-operatório para uma apendicectomia, em paciente com diagnóstico de insuficiência renal, para evitar uma hipercalemia, NÃO devemos prescrever qual das drogas abaixo:
Alternativas
Q1661428 Medicina
No preparo pré-operatório, a terapia de primeira linha, para um paciente de 24 anos, com púrpura trombocitopênica idiopática inclui:
Alternativas
Q1661429 Medicina
Quando da resposta orgânica ao trauma, a citocina que é liberada imediatamente após uma lesão grave e, também, ativa a liberação de outras citocinas é:
Alternativas
Q1661430 Medicina
Você vai realizar uma colecistectomia para tratar uma colecistite aguda infecciosa, em uma paciente alérgica a penicilina. Neste caso, a terapêutica antibiótica escolhida seria:
Alternativas
Q1661431 Medicina
Você está socorrendo um paciente vítima de queda de moto. Constata ferida da parede torácica com quadro de pneumotórax aberto. Neste caso, o tratamento inicial mais adequado para o transporte desse paciente é:
Alternativas
Q1661432 Medicina
Chega ao seu plantão de emergência um homem vítima de traumatismo torácico por agressão. O diagnóstico é de tamponamento pericárdico agudo, o paciente tem pressão arterial sistólica de 100 mmHg e frequência cardíaca de 90 bpm. Neste caso, o melhor tratamento inicial é:
Alternativas
Q1661433 Medicina
Você atende a um paciente vítima de agressão por faca. Faz diagnóstico de ferida corto contusa na zona III do pescoço, no momento do exame não há sangramento. O paciente está nervoso, mas com exame físico sem outras alterações, com sinais vitais, funções fisiológicas e auscultas normais. Assim, o tratamento mais adequado para este paciente é:
Alternativas
Q1661434 Medicina
Uma mulher de 30 anos de idade chega ao seu plantão de emergência com ferida, produzida por faca, no oitavo espaço intercostal, na linha axilar anterior esquerda. Quando do exame físico está lúcida, com sinais vitais e auscultas sem alterações. Uma telerradiografia do tórax está normal. A lavagem peritoneal diagnóstica é realizada, e tem 7.500/ml glóbulos vermelhos e uma contagem de leucócitos de 250/ml. Neste caso, a conduta terapêutica a ser adotada é:
Alternativas
Q1661435 Medicina
Quando do diagnóstico da síndrome compartimental abdominal, a aferição pela bexiga é de fundamental importância para mensuração destas pressões e, serve para a indicação da terapêutica a ser adotada. A pressão indicativa para a laparotomia descompressiva é:
Alternativas
Q1661436 Medicina
Durante o processo de cicatrização, dois tipos de colágeno são de fundamental importância. Um deles é o principal componente da matriz extracelular na pele, o outro, que também está normalmente presente na pele, torna-se mais proeminente e importante durante o processo de reparação tecidual. Estes colágenos são:
Alternativas
Q1661437 Medicina
A proliferação das células tumorais malignas é o resultado de sua habilidade para contornar a inatividade. A fase em que as células malignas NÃO entram é:
Alternativas
Q1661438 Medicina

Durante uma hernioplastia inguinal você encontra: hérnia recidivada com componentes de hérnia indireta por deslizamento, e hérnia direta invadindo os limites medialmente e destruindo a fáscia transversal do triângulo de Hesselbach.

Neste caso, a classificação de Hyhus a ela atribuída é do tipo:

Alternativas
Q1661439 Medicina

O sistema do American Joint Comittee on Cancer (AJCC) - Sistema TNM, agrupa os pacientes em quatro estádios com base no tamanho do tumor (T), presença de linfonodos regionais metastáticos (N) e a presença ou ausência de metástase a distância (M). Em uma paciente se encontrou um tumor T2, no quadrante superior da mama esquerda, metástase em linfonodo axilar classificado como N1, mas sem evidência de metástases a distância M0.

Baseado nestas informações podemos afirmar que o estadiamento para esta paciente é:

Alternativas
Q1661440 Medicina
Paciente de 38 anos apresenta tumoração de três centímetros no lobo esquerdo da tireoide. Realizou-se uma punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassonografia. O resultado do estudo citopatológico foi: células com fenda intranuclear (seta grossa), citoplasma em “vidro fosco” (seta fina) conhecido como “Olhos da órfã Annie”. Essas características celulares são compatíveis com Carcinoma:
Alternativas
Q1661441 Medicina
O derrame pleural que é um exsudato é o (a):
Alternativas
Q1661442 Medicina
A neoplasia mais comum do mediastino anterossuperior, com pico de incidência entre a terceira e quintas décadas de vida, mas que pode ocorrer durante toda a vida adulta é:
Alternativas
Q1661443 Medicina
Paciente de 62 anos apresenta quadro clínico compatível com abdome agudo. Realizou-se uma tomografia computadorizada, cujo resultado foi classificado como Hinchey estádio III. Estes dados correspondem a:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: C
9: B
10: D
11: A
12: E
13: A
14: B
15: E
16: B
17: A
18: E
19: C
20: D