Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Médico Neonatologista

Foram encontradas 20 questões

Q1661794 Medicina
Recém-nascido a termo apresenta-se, imediatamente após o nascimento, pálido e flácido. Os passos iniciais são adotados, mas permanece flácido, sem respiração espontânea e frequência cardíaca (FC) de 40 bpm. Diante de NÃO resposta é adequado instituir:
Alternativas
Q1661795 Medicina
Recém-nascido submetido à reanimação na sala de parto é transportado para Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) entubado, ventilado manualmente através de cânula e balão com oxigênio a 100%. Ao exame encontra-se desconfortável, saturação de oxigênio 80% e ausculta pulmonar revelando murmúrio vesicular ausente à direita. Como procedimento de triagem emergencial, nessa situação, deve-se proceder a:
Alternativas
Q1661796 Medicina
Recém-nascido, com idade gestacional 33 semanas, durante os cuidados na sala de parto, após o recém-nascido ter sido entubado, foi indicada a ventilação mecânica manual em “T”. Os parâmetros iniciais de ajuste devem ser de fluxo, pressão inspiratória aplicada a cada ventilação (Pinsp), pressão positiva ao final da expiração (PEEP), frequência respiratória (FR) e concentração de oxigênio, respectivamente de:
Alternativas
Q1661797 Medicina
O controle de infecção relacionada ao uso do cateter vascular central (CVC) é de extrema importância e para tal é recomendável, seguindo evidências científicas, a adoção da seguinte prática:
Alternativas
Q1661798 Medicina
O manejo terapêutico do recém-nascido em crise adrenal aguda requer correção urgente de problemas como:
Alternativas
Q1661799 Medicina
Recém-nascido, a termo, com 7 dias de vida, em bom estado geral e em aleitamento materno exclusivo é encaminhada para unidade de saúde a fim de iniciar acompanhamento. Mãe informa que o cariótipo fetal indicava 46,XX. O exame da genitália externa revela aumento do clitóris, grandes lábios rugosos e parcialmente fundidos e seio urogenital comum, ao invés de orifícios uretral e vaginal individualizados. Considerando a hipótese de hiperplasia adrenal congênita, a alternativa que mostra a deficiência enzimática mais provável, para o quadro é:
Alternativas
Q1661800 Medicina
Recém-nascidos prematuros com Persistência do Canal Arterial NÃO estão propensos a maior:
Alternativas
Q1661801 Medicina
Recém-nascido apresenta quadro clínico de pneumotórax hipertensivo e o diagnóstico está confirmado. É situação de urgência que necessita de intervenção imediata. O local adequado para a punção e drenagem percutânea é o:
Alternativas
Q1661802 Medicina
Considerando a magnitude das repercussões sobre o concepto a partir de infecções adquiridas pela gestante, faz-se necessário o conhecimento sobre tais afecções e a vigilância permanente sobre essas mulheres. Em relação à infecção pelo vírus Zica podemos afirmar que o período de incubação da infecção nos hospedeiros humanos é de:
Alternativas
Q1661803 Medicina
A atresia das vias biliares extra-hepáticas (AVBEH) constitui a principal causa de transplante hepático em crianças. Sobre essa anormalidade é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1661804 Medicina
A melhor escolha visando confirmar ou afastar a possibilidade de atresia das vias biliares extra hepáticas em um recém-nascido é:
Alternativas
Q1661805 Medicina
O ferro é um dos importantes nutrientes para o desenvolvimento cerebral no período fetal tardio e neonatal, sendo requisitado na:
Alternativas
Q1661806 Medicina
Sobre as crises convulsivas neonatais, os fatores etiológicos mais comuns, na ordem do de maior frequência para o de menor frequência são:
Alternativas
Q1661807 Medicina
O uso racional de oxigênio suplementar na sala de parto é preconizado em decorrência do conhecimento das variações da saturação da oxihemoglobina nos primeiros minutos de vida. Segundo normativas do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, a saturação do oxigênio, entre o 1º. e o 10º. minutos de vida, entre neonatos sadios e a termo, varia de:
Alternativas
Q1661808 Medicina
Recém-nascido com 36 semanas de idade gestacional, parto vaginal, mãe febril, 24 horas de bolsa rota e não recebeu antibiótico. Apresenta dificuldade respiratória e hipoatividade desde 3 horas de vida. Realizada triagem para infecção. A hemocultura colhida foi positiva e o germe mais provável é:
Alternativas
Q1661809 Medicina
Recém-nascido de mãe com pré-natal irregular e sorologia VDRL 1:4 na admissão da maternidade. Tem histórico de tratamento nos últimos 30 dias através de duas aplicações de 2400.000 UI de penicilina benzatina em duas semanas consecutivas. Criança apresenta taquipneia leve após o nascimento, hepatoesplenomegalia, periostite no úmero e fêmur. Avaliação liquórica não realizada. VDRL no sangue periférico 1:32. A conduta para essa criança é:
Alternativas
Q1661810 Medicina
A administração de soluções adocicadas, por via oral, em recém nascidos, para alívio de dor aguda em procedimentos de rotina nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, causam liberação de opióides endógenos os quais possuem propriedades analgésicas intrínsecas. Nesses casos, podemos utilizar, dois minutos antes, na porção anterior da língua:
Alternativas
Q1661811 Medicina
Recém-nascido a termo, nasceu bem e foi encaminhado com sua mãe ao alojamento conjunto. Com 24 horas de vida apresentou hipoatividade, vômito e distensão abdominal. Mãe teve tempo de bolsa rota superior a 24 horas. Diante da suspeita de sepse precoce a melhor conduta, dentre as abaixo, para o momento é:
Alternativas
Q1661812 Medicina
Sobre a Retinopatia da Prematuridade (ROP) pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1661813 Medicina
Recém-nascido a termo, pesando 2500g, no alojamento conjunto, 3º. dia de vida, bem, sem anormalidades clínicas e em condições de alta da maternidade. Realizado teste da oximetria de pulso (“coraçãozinho”) que revelou saturação de oxigênio 92% na mão direita e de 91% no pé direito. A conduta CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: A
6: C
7: E
8: A
9: A
10: D
11: D
12: E
13: A
14: A
15: A
16: C
17: A
18: D
19: A
20: B