Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Médico Neuropediatra

Foram encontradas 20 questões

Q1662173 Medicina
“Babinski trabalhava numa arena clínica dominada por Charcot e um foco em histeria. Seu objetivo primário era tentar encontrar sinais clínicos confiáveis para distinguir doença orgânica de doença não-orgânica do sistema nervoso” (Dejong). A afirmativa CORRETA sobre o exame neurológico é:
Alternativas
Q1662174 Medicina
assinale a associação CORRETA entre reflexo e nervos cranianos (NC):
Alternativas
Q1662175 Medicina
Com base no DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, 5ª. Edição) sobre o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) NÃO podemos afirmar:
Alternativas
Q1662176 Medicina
Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde a manifestação(s) clínica(s) caracteristicamente associada(s) a encefalopatia causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em crianças e/ou adolescentes é:
Alternativas
Q1662177 Medicina
O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento. Baseado no DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, 5ª. Edição) podemos afirmar sobre o TEA que:
Alternativas
Q1662178 Medicina
A narcolepsia é um distúrbio do sono associado a um controle inadequado do sono REM. NÃO faz(em) parte das características da narcolepsia:
Alternativas
Q1662179 Medicina
Menino de 8 meses começou a apresentar há 2 meses nistagmo, acenos com inclinação anormal da cabeça. O nistagmo é pendular, intermitente, de pequena amplitude. Quando a criança fixa o olhar em um objeto o movimento cefálico aumenta, e quando a cabeça é mantida fixa, o nistagmo aumenta. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q1662180 Medicina
O sistema nervoso e o sistema endócrino estão fortemente relacionados. Leia as afirmativas abaixo:
I- Hipertensão intracraniana pode estar associada ao hipertireoidismo ou ao hipoparatireoidismo. II- Um macroadenoma hipofisário pode manifestarse clinicamente com cefaleia, hemianopsia bitemporal, galactorreia ou amenorreia. III- A hipoglicemia pode causar déficits neurológicos focais simulando um evento vascular. IV- Nas miopatias de origem endócrina a CPK (creatinofosfoquinase) é na maioria das vezes normal ou levemente aumentada.
Baseado nas afirmativas acima escolha a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1662181 Medicina
No diagnóstico diferencial das ataxias agudas na infância encontramos diversas causas. A causa mais frequente de ataxias agudas na infância é:
Alternativas
Q1662182 Medicina
Leia as afirmativas abaixo:
I- A enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional são as causas mais frequentes de cefaleia crônica na adolescência. II- Cefaleia atribuída a erros de refração é uma causa frequente de cefaleia crônica em crianças. III- Cefaleia noturna necessita de diagnóstico diferencial principalmente entre enxaqueca, cefaleia em salvas, cefaleia hípnica e hipertensão intracraniana. IV- Cefaleia associada a esforço físico em crianças tem como causa mais frequente a enxaqueca.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1662183 Medicina
No diagnóstico topográfico do coma devemos ter especial atenção a lesões que levam ao coma por mecanismo de herniação. Leia as descrições abaixo sobre síndrome de herniação (SH) e manifestações clínicas relacionadas:
I - SH do giro do cíngulo: comprometimento da consciência, déficit neurológico focal. II - SH do uncus (transtentorial lateral): comprometimento da consciência, respirações anormais, midríase unilateral e hemiparesia. III - SH transtentorial central: comprometimento da consciência, respirações anormais, pupilas fixas ou minimamente reativas, simétricas, postura de decorticação evoluindo para descerebração. IV - SH das tonsilas cerebelares: comprometimento da consciência, rigidez de nuca, opistótono, apneia, bradicardia.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q1662184 Medicina
De acordo com o consenso brasileiro sobre distrofia muscular de Duchenne, assinale a alternativa que NÃO caracteriza um caso suspeito de distrofia muscular de Duchennne (DMD) em meninos, independente da história familiar:
Alternativas
Q1662185 Medicina
Sobre a síndrome de Lennox Gastaut, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1662186 Medicina
A síndrome epiléptica de Panayiotopoulos caracteriza-se, principalmente, por crises:
Alternativas
Q1662187 Medicina
Sobre as síndromes epilépticas do período neonatal ou dos primeiros meses de vida, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1662188 Medicina
Sobre as infecções congênitas podemos afirmar que:
Alternativas
Q1662189 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1662190 Medicina
Todas as situações abaixo, isoladamente, indicam intubação orotraqueal no paciente com traumatismo cranioencefálico (TCE), EXCETO:
Alternativas
Q1662191 Medicina
Sobre a esclerose tuberosa, uma das síndromes neurocutâneas mais frequentes, podemos afirmar que:
Alternativas
Q1662192 Medicina
Sobre as doenças desmielinizantes em crianças e adolescentes podemos afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: E
5: B
6: C
7: B
8: E
9: D
10: C
11: E
12: E
13: C
14: C
15: D
16: A
17: D
18: A
19: B
20: C