Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Nutrólogo
Foram encontradas 9 questões
I – Os Sistemas de Informações de Saúde possibilitam a avaliação permanente da situação de saúde da população e dos resultados das ações de saúde executadas. II – O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) fornece dados para a análise do perfil da morbidade. III – O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) fornece dados sobre mortalidade no país, de forma abrangente.
I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.
1 - Promoção à saúde. 2 - Proteção específica. 3 - Prevenção secundária. 4 - Prevenção terciária.
( ) Rastreio de câncer de mama. ( ) Imunização. ( ) Reinserção social de portador de transtorno mental. ( ) Alimentação adequada.
1 – Integralidade 2 – Equidade 3 – Hierarquização 4 – Regionalização 5 – Descentralização 6 – Universalidade
( ) no Brasil, houve clara opção preferencial pela municipalização da saúde; ( ) a atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos; ( ) quanto mais bem estruturado for o fluxo de referência e contra referência entre os serviços de saúde, melhor a eficiência e eficácia dos mesmos; ( ) é o acesso às ações e serviços de saúde garantida a todas as pessoas; ( ) reconhecer que existem disparidades sociais e regionais, e atuar de forma a minimizá-las; ( ) cada serviço de saúde possui uma área de abrangência e tem responsabilidade sanitária pela saúde daquela população.
deve-se notificar a simples suspeita da doença; a notificação tem caráter sigiloso; a ocorrência de casos novos de uma doença ou agravo (transmissível ou não) indica que a população não está sob risco; os casos de violência contra a mulher que forem atendidos em serviços de saúde, públicos ou privados, podem ser notificados, caso a usuária permita; a vigilância epidemiológica e a vigilância em saúde contribuem para o planejamento e a tomada de decisões dos gestores da saúde em nível federal, estadual e municipal.