Questões de Concurso Público Prefeitura de Alegria - RS 2019 para Médico

Foram encontradas 40 questões

Q1630205 Medicina
No dia a dia os trabalhadores e gestores da Atenção Primária à Saúde – APS lidam com diversas situações/problemas que apontam importantes desafios que o Brasil precisa cuidar para efetivamente poder contar com uma APS fortalecida, aponte a alternativa FALSA:
Alternativas
Q1630206 Medicina
Sobre a proposta do acolhimento, é CORRETO informar que:
Alternativas
Q1630207 Medicina
Sobre o acesso avançado é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1630208 Medicina
Sobre a gestão da Atenção Primária à Saúde, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1630209 Medicina
Sobre o gerenciamento da agenda na Atenção Primária à Saúde, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1630210 Medicina
A Equidade é um dos princípios fundamentais do SUS, art. 7º da lei 8080, assinale a alternativa que NÃO está relacionada a este princípio:
Alternativas
Q1630211 Medicina
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association, 2015, para Suporte Avançado de Vida aplicado por profissionais de saúde em adultos em Parada Cardiorrespiratória por Fibrilação Ventricular, o antiarrítmico de escolha utilizado e sua respectiva dosagem é:
Alternativas
Q1630212 Medicina
Durante o atendimento de uma Parada Cardiorrespiratória foi necessário realizar intubação orotraqueal para mantermos uma via aérea avançada, após esse procedimento, de acordo com as Diretrizes da American Heart Association, 2015, para Suporte Avançado de Vida, é necessário modificar a relação da frequência das compressões torácicas e das ventilações? Marque a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1630213 Medicina
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção pelo HIV consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde o uso da PEP está indicada em até no máximo quanto tempo após a exposição?
Alternativas
Q1630214 Medicina
A relevância das condições crônicas como “necessidades em saúde” levou à publicação da Portaria nº 252, de 19 de fevereiro de 2013, que institui a Rede de Atenção às Pessoas com doenças Crônicas no âmbito do SUS. O objetivo é promover a reorganização do cuidado, sua qualificação, ampliando as estratégias de cuidado e também para promoção da saúde e prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações. Dentre os componentes da Rede de Atenção às Pessoas com doenças crônicas incluem:
I. Serviços de Atenção Básica/Atenção Primária: centro de comunicação da rede, tendo um papel-chave na estruturação desta, como ordenadora da rede e coordenadora do cuidado. II. Serviços de Urgência e Emergência: conjunto de serviços e ações voltadas aos usuários que necessitam de cuidados imediatos nos diferentes pontos de atenção, inclusive de acolhimento aos usuários que apresentam agudização das condições crônicas. III. Sistemas de apoio: conjunto de serviços e ações eletivas de média e de alta complexidade. IV. Regulação: são soluções em Saúde, em geral relacionadas às tecnologias de informação. Integram este componente os sistemas de identificação e de acompanhamento dos usuários; o registro eletrônico em Saúde; os sistemas de transportes sanitários; e os sistemas de informação em Saúde.
São afirmativas verdadeiras:
Alternativas
Q1630215 Medicina
Os anti-hipertensivos são geralmente bem tolerados, apresentando incidência de efeitos adversos pouco diferente da observada com placebo em ensaios clínicos randomizados. De acordo com o Guia do Ministério da Saúde de Cuidados ao paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica, os efeitos adversos causados pelo uso de diuréticos são:
I. Aumento do nível sérico de uréia e creatinina; II. Hipotensão postural e sonolência; III. Intolerância à glicose; IV. Aumento do risco de aparecimento de diabetes mellitus; V. Vasodilatação periférica e tosse seca.
São afirmativas verdadeiras:
Alternativas
Q1630216 Medicina
É de competência do médico de família e comunidade a interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária, nesse contexto o Eletrocardiograma – ECG é fundamental. Sendo assim, relacione os traçados eletrocardiográficos com os respectivos diagnósticos.
Imagem associada para resolução da questão
( ) Taquicardia Sinusal ( ) Fibrilação Ventricular ( ) Bradicardia Sinusal ( ) Taquicardia Ventricular ( ) Taquicardia Supraventricular ( ) Bloqueio AV de II Grau
Alternativas
Q1630217 Medicina
Paciente gestante chega na consulta de pré-natal com 28 semanas de gestação, teve diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica confirmado. Deverá idealmente ser medicada com metildopa ou:
Alternativas
Q1630218 Medicina
Em relação aos antidiabéticos orais assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1630219 Medicina
São sinais e sintomas considerados de alerta para Dengue, EXCETO:
Alternativas
Q1630220 Medicina
De acordo com o Caderno do Ministério da Saúde sobre Dengue: diagnóstico e manejo clínico, são considerados casos suspeitos de dengue com sinais de alarme todo caso de dengue, que no período de defervescência da febre, apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:
Alternativas
Q1630221 Medicina
De acordo com o capítulo III do Código de Ética Médico sobre Responsabilidade Profissional é vedado ao médico:
Alternativas
Q1630222 Medicina
Sobre a Tuberculose assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1630223 Medicina
No ano de 2018 o Brasil enfrentou um surto de sarampo, sobre o tratamento dessa doença é correto afirmarmos que não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. O Ministério da Saúde recomenda a administração da vitamina A em todas as crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. Diante do exposto assinale a alternativa que corresponde a dosagem adequada de acordo com a faixa etária:
I. Crianças com menos de 6 meses de idade 25.000 UI; II. Crianças entre 6 meses e 12 meses 100.000 UI; III. Crianças com mais de 12 meses 250.000 UI;
Alternativas
Q1630224 Medicina
A vacinação de bloqueio em caso de ocorrência de um ou mais casos suspeitos de Sarampo é uma atividade prevista pelo sistema de vigilância epidemiológica em conjunto com a equipe de imunizações, deve ser executada e realizada no prazo máximo de?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: D
8: D
9: C
10: A
11: D
12: C
13: B
14: C
15: A
16: D
17: C
18: A
19: B
20: C