Questões de Concurso Público SEFAZ-SC 2010 para Auditor Fiscal da Receita Estadual - Parte III - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 10 questões
1. O algoritmo SHA-1 é um exemplo de função geradora de digest (resumo) adotado no processo de assinaturas digitais. Este algoritmo possui vulnerabilidades já comprovadas no que se refere a resistência a colisões, porém continua sendo amplamente adotado em assinaturas de documentos digitais.
2. Em um sistema de cadastro de usuários, antes de ser salva no banco de dados, a senha do usuário é criptografada com uma função hash unidirecional. Em caso de perda de senha, para recuperar a senha armazenada no banco, o sistema decifra a senha usando o algoritmo AES e a envia para o cliente.
3. Em sistemas criptográficos assimétricos que utilizam o algoritmo RSA, para se garantir a confidencialidade de uma mensagem, o emissor da mensagem deve cifrá-la usando sua chave privada RSA. Já o receptor da mensagem deverá decifrar a mensagem utilizando a chave pública do emissor.
4. Os algoritmos simétricos, que utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar mensagens, podem oferecer cifragem de fluxo e cifragem de blocos. DES, 3DES e AES são exemplos de algoritmos simétricos que oferecem cifra de blocos.
5. Os algoritmos simétricos, como o DES e 3DES, são considerados mais eficientes, do ponto de vista de desempenho computacional, quando comparados com os algoritmos assimétricos, como o RSA.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito dos conceitos de segurança da informação, assinale a alternativa correta.
Em relação ao gerenciamento de riscos, assinale a alternativa correta.
1. Os crimes digitais envolvem as condutas criminosas cometidas com o uso das tecnologias de informação e comunicação e aquelas nos quais o objeto da ação criminosa é o próprio sistema informático.
2. Os delitos informáticos próprios são aqueles praticados diretamente pelo agente, sem a participação de nenhum outro indivíduo.
3. Em razão do princípio da tipicidade penal, enquanto não for aprovada a lei de crimes digitais, ninguém pode ser condenado por prática de atividades ilícitas através da Internet.
4. Pode ser considerado um delito informático impróprio o crime de estelionato praticado, dentre outros artifícios, através da técnica de phishing.
5. Enquanto não for expressamente prevista em lei, a difusão de código malicioso, sem que haja a comprovação de dano, não pode ser considerada como crime.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.