Questões de Concurso Público CASAN-SC 2011 para Psicólogo
Foram encontradas 35 questões
“São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas. Por se tratar de atividades que envolvem atuação e muitas vezes simulações de uma circunstância profissional, o controle da situação por parte do candidato fica diminuído e os resultados podem ser mais visíveis e espontâneos. Essas técnicas necessitam de estruturação anterior e devem ser aplicadas por profissionais qualificados, capazes de controlar a situação e evitar conflitos ou descontrole emocional de algum participante”
Limongi-França; Arellano, 2002.
Identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) em relação ao texto.
( ) O texto trata de técnicas vivenciais como entrevistas técnicas e dinâmicas de grupo, as quais têm por objetivo avaliar os aspectos da subjetividade do candidato.
( ) O texto versa sobre técnicas que solicitam participação ativa do candidato, porém não lhe indicam com precisão qual o desempenho que dele se espera diante da tarefa solicitada.
( ) O texto recomenda preparo ético, técnico e emocional por parte dos profissionais que vão aplicar tais técnicas em função da subjetividade que as caracterizam.
( ) O texto sugere que a espontaneidade por parte do candidato deve ser eliciada pelo profissional durante a aplicação de tais técnicas, desde que por meio dos estímulos adequados, considerando os dados que já possui a respeito daquele candidato.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Recrutamento e seleção são processos que visam preencher vagas, por meio da utilização de técnicas diversas por meio das quais se busca proporcionar melhor qualidade e maior precisão a esses processos.
2. Candidatos não selecionados não podem ser cientificados das razões pelas quais foram preteridos em função do risco de rebaixamento da autoestima que essa ciência pode trazer.
3. A seleção de um trabalhador com perfil e potencial maiores que a capacidade da organização de oferecer oportunidades para seu aproveitamento no exercício do cargo objeto da seleção pode levar à desmotivação.
4. Provas de conhecimento são uma técnica de seleção cujo objetivo consiste em avaliar o grau de cultura geral e/ou específica dos candidatos, bem como conhecimentos profissionais considerados imprescindíveis para o desempenho do cargo objeto da seleção.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Coluna 1
1. Remuneração variável
2. Modelo funcional de recompensas
3. Sistema de gestão salarial por competências
Coluna 2
( ) A complexidade da atuação profissional no conjunto de competências estabelecido pela organização define a faixa salarial na qual o profissional será administrado.
( ) Toma por base a avaliação da performance, feita por meio de acompanhamento da realização de metas predefinidas para determinado período de tempo.
( ) Toma por base a mensuração do valor dos cargos para a organização; quanto maior for esse valor, maior deve ser a compensação atribuída aos profissionais nele alocados.
( ) Tem por premissa a existência de situações de trabalho em que se espera dos profissionais essencialmente uma série de procedimentos previamente definidos.
( ) Sua construção parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“Há ocasiões em que o .....................é um investimento de ..................., sem nenhuma possibilidade imediata de computar ...................diretos sobre o trabalho. Isso acontece principalmente quando se resolve trabalhar questões ligadas ao ......................, com respostas que envolvem .................... a médio e longo prazo”.
Marras, 2000.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Essa definição se refere à entrevista de:
Sobre elaborações específicas do campo da Psicologia do Trabalho, é incorreto afirmar:
“Tem por objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual a melhor escolha – a escolha possível – no seu projeto de vida”.
O conceito refere-se à atividade de:
1. Informações sobre o cargo objeto da seleção podem ser buscadas por meio de entrevistas com o requisitante da vaga apenas no caso de não haver descrição de cargos na organização.
2. A definição das técnicas de seleção a serem utilizadas depende, dentre outros critérios, do tipo de cargo a ser preenchido, do tempo de que se dispõe para a tarefa e também do domínio das técnicas por parte dos avaliadores.
3. Fluxograma do processo seletivo pode ser entendido como o encadeamento sequencial das etapas a serem desenvolvidas, incluindo seus prazos e atores sociais envolvidos.
4. A participação do requisitante da vaga no processo seletivo só deve ser permitida pelo psicólogo ao fnal da seleção, quando deve ser realizada, independente do cargo em foco, uma entrevista técnica de avaliação dos conhecimentos específicos exigidos para o exercício do cargo.
5. Cuidados éticos por parte do psicólogo são requeridos em todas as etapas do processo de seleção, desde o recrutamento, quando são definidos e informados os requisitos para ocupação do cargo, até a divulgação dos resultados do processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“A entrevista não estruturada é apontada como forma menos válida de prever o desempenho na função. O problema com esse tipo de entrevista é que ela está sujeita a fatores aleatórios, que podem interferir na escolha. Um entrevistador pode decidir a contratação com base na aparência, se o candidato estiver mal vestido, por exemplo. Cable e Jungle (1997) descobriram que as decisões de contratação dos entrevistadores estavam relacionadas ao nível de atração exercida pelos candidatos e no fato de gostarem ou não deles.
Estes entrevistadores podiam não ser tão atenciosos ao questionar um candidato de que não gostassem ou que não fosse atraente, deixando, assim, de descobrir qualificações profissionais importantes que serviriam para a contratação desse candidato”
Spector, 2002.
O texto aborda:
Coluna 1
1. Modelo de traço e fator (Parsons).
2. Modelo desenvolvimentista (Super).
3. Paradigma da construção da vida.
Coluna 2
( ) Concebe o desenvolvimento da carreira como um processo contínuo, e a avaliação deve sistematicamente procurar a sua utilidade e eficácia em qualquer momento do ciclo de vida.
( ) O trabalho do orientador consiste em analisar as capacidades do indivíduo, comparando-as às exigidas pela profissão, e em ajudá-lo a escolher aquela mais adequada às suas capacidades.
( ) Centra-se nas “expressões longitudinais” do comportamento e dirigem as suas concepções para a compreensão do desenvolvimento e das mudanças que o comportamento na carreira vai tendo ao longo do tempo.
( ) Focalizado no estudo da importância relativa que o trabalho tem na vida de cada um, considerando o conjunto de variáveis (elementos de ordem psicológica, socioeconômica e cultural) que afetam e interagem com o desenvolvimento.
( ) Trata-se de um modelo clássico que, no decorrer do processo de aconselhamento, tem como objetivo permitir que o indivíduo tenha sucesso e satisfação profissionais.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Estamos nos referindo à:
Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo sobre equipes de trabalho em diferentes tipos de organizações.
( ) A realização do trabalho em equipes resulta exclusivamente do esforço individual.
( ) A responsabilidade pelos resultados obtidos pela equipe é compartilhado.
( ) Equipes de trabalho são, por natureza, caracterizadas como semiautônomas ou autônomas.
( ) A realização do trabalho em equipes depende tanto do esforço individual quanto do esforço conjunto.
( ) A efetividade do desempenho da equipe é evidenciada no processo da equipe.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.