Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Arquivologia, Reaplicação

Foram encontradas 34 questões

Q793398 Arquivologia
Pode se afirmar em relação aos princípios de acesso aos arquivos, do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), publicado pelo Arquivo Nacional (AN, 2012, p.9): 1. Reconhecem que a administração do acesso pode também envolver restrição de acesso baseada em informações contidas nos arquivos. 2. Reconhecem, ainda, que, em alguns países, várias leis codificam regras de acesso inconsistentes entre si. Isto é válido tanto para leis que abrangem os arquivos sob custódia do governo quanto para leis referentes a arquivos em organizações privadas, não governamentais. 3. Aplicam-se tanto aos arquivos governamentais quanto aos não governamentais. Arquivos públicos e privados podem implementar os Princípios de maneiras diferentes. 4. Assumem que os arquivistas estão comprometidos, de modo proativo, com a transferência de documentos de valor permanente para a custódia arquivística, quando o acesso se torna mais prontamente franqueado ao público do que sob a custódia do órgão de origem. 5. Não cobrem as operações gerais e normas dos serviços de referência e de consulta, nem tampouco questões relacionadas aos recursos necessários para sua própria implementação. 6. Não abrangem questões relacionadas a Copyright porque o acesso a material com direito autoral é permitido, embora cópias somente possam ser feitas de acordo com a legislação de direitos autorais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q793399 Arquivologia
 Na teoria arquivística, um dos princípios fundamentais é o da proveniência ou princípio do respect des fonds, elaborado em 1841 pelo arquivista e historiador francês Natalys de Wally. Sobre o princípio da proveniência e o fundo de arquivo, de acordo com Rousseau e Couture (1998), identifique abaixo as alternativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
( ) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma famí­lia no exercício de suas atividades ou das suas funções.
( ) De acordo com o princípio da proveniência, os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com outros de outra proveniência e devem ser conservados sem considerar a sua ordem primitiva.
( ) A aplicação do princípio da proveniência e do fundo de arquivo maximiza o processo de gestão de documentos e favorece a recuperação da informação, pois leva o profissional arquivista a considerar documentos à peça em vez de conjuntos documentais.
( ) O princípio da proveniência se relaciona ao princípio da territorialidade. Este último estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793400 Arquivologia
 Entendendo a preservação não como a perpetuação do bem cultural, mas sim como uma forma de retardar seu processo de deterioração, identifique as afirmativas corretas: 1. Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais. 2. A instituição deve propiciar condições adequadas de trabalhos em suas instalações. Na falta de recursos humanos, físicos, materiais etc., a instituição deve deixar que a ação do tempo aja naturalmente nos documentos. 3. A ampla divulgação de uma política de preservação dentro das instituições propiciará condições para a tomada de consciência da importância de cada profissional da institui­ção, independentemente da sua função específica, como um agente de preservação. 4. Na preservação de acervos, a conservação não deve ser considerada como uma das medidas prioritárias. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q793401 Arquivologia
Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados ou uma combinação destes, com o objetivo de permitir a gestão arquivística de documentos processados por um computador. Essa afirmação refere-se ao:
Alternativas
Q793402 Arquivologia
 Jean-Yves Rousseau e Carol Couture (1998) contribuem com discussões na temática dos arquivos definitivos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) Mesmo quando os arquivos definitivos deixaram de ser úteis à administração que os produziu, veremos que seu contributo qualitativo é inegável e que a administração deve poder contar com eles. ( ) Afirmar que os arquivos definitivos não têm qualquer utilidade para a administração que os produziu e que, por consequência, só podem ser utilizados para fins históricos, é uma visão restritiva. ( ) Deve-se associar o valor secundário do documento à necessidade exclusivamente histórica. ( ) É abusivo afirmar que produções cinematográficas de alta qualidade, como por exemplo, os filmes O nome da Rosa e Amadeus, não teriam podido existir sem um conjunto de testemunhos onde os arquivos, sem dúvida alguma, ocuparam um lugar importante. ( ) A reconstituição histórica, para a qual os arquivos definitivos são essenciais, interessa a especialistas de várias disciplinas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793403 Arquivologia
A captura, em um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, é realizada por meio de algumas ações, entre elas:
Alternativas
Q793404 Arquivologia
Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (CASSARES, 2000). Considerando que a conservação preventiva compreende um conjunto de medidas que evitam possíveis danos aos fundos do Arquivo, é correto afirmar: 
Alternativas
Q793405 Arquivologia
No que tange aos arquivos permanentes, pautado pelas contribuições de Bellotto (2006), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q793406 Arquivologia
De acordo com a teoria arquivística, o ciclo vital dos documentos de arquivo possui três fases ou idades: corrente, intermediária e permanente. Identifique abaixo as alternativas verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) sobre o ciclo vital, de acordo com Rousseau e Couture (1998). ( ) O arquivo corrente é o período durante o qual os documentos semiativos são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração. Esses documentos são conservados para responder aos objetivos de sua criação. ( ) O arquivo intermediário, que possui alta frequência de utilização, deve ser mantido por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não tem que ser utilizado para assegurar as atividades cotidianas de uma administração. ( ) Uma das razões de existência do arquivo intermediário é a economia de espaço, equipamento e tempo, principalmente quando os conjuntos documentais pertencentes a esta idade são conservados de forma centralizada. ( ) Após o uso dos documentos de arquivo por razões administrativas, legais ou fiscais, os documentos são encaminhados ao arquivo permanente, pois perderam o valor primário. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793407 Arquivologia
A gestão arquivística de documentos é essencial na sociedade contemporânea. Pautado pela literatura arquivística é correto afirmar: 1. Os documentos inativos que não adquiriram um valor secundário devem ser eliminados. 2. A fim de acelerar o tratamento dos documentos inativos, as próprias unidades administrativas eliminam esse tipo de documentos, pois basta conhecimento do valor primário, não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de normas que só burocratizam o processo. 3. Uma boa organização dos arquivos correntes gera uma quantidade importante de vantagens, tais como o aumento da eliminação dos documentos na fonte e a diminuição do volume documental total. Contudo, não otimiza os procedimentos nos arquivos intermediários e permanentes. 4. Do conjunto dos documentos criados por uma organização no âmbito das suas atividades, alguns adquirem um valor de testemunho a partir da sua criação, outros, apenas quando atingem o estado de completa inatividade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793408 Arquivologia
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE, 2006) tem como objetivo adaptar as normas internacionais de descrição à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida na norma brasileira uma nova área de descrição denominada:
Alternativas
Q793409 Arquivologia
A temperatura e a umidade contribuem significativamente para a destruição dos documentos, principalmente quando em suporte-papel. O controle ambiental beneficia todo o acervo arquivístico, na medida que reduz substancialmente o índice de deterioração dos documentos. Analise as afirmativas abaixo relativas ao controle de umidade. 1. Para o controle da umidade e do microclima do ambiente, é necessário monitorar os níveis de umidade relativa através de aparelhos específicos e devidamente aferidos por especialistas. 2. Caso não tenha controle de umidade relativa e temperatura, recomenda-se o uso de sílica gel dentro dos locais de armazenamento, para reduzir a taxa de umidade interna. 3. Uma faixa de temperatura de 18 a 24°C e uma umidade relativa de 55%, com uma variação diária de apenas ±5%, são as indicações para uma ampla variedade de materiais. 4. Na fixação dos valores adequados de temperatura e umidade relativa, devem ser levadas em consideração as diferenças climáticas das diversas regiões do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793410 Arquivologia
A um conjunto de informações registradas que permite o rastreamento de intervenções ou tentativas de intervenções nos documentos arquivísticos digitais denomina-se:
Alternativas
Q793411 Arquivologia
A gestão de documentos de arquivo deve ser realizada considerando-se os princípios arquivísticos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos princípios arquivísticos fundamentais apresentados por Bellotto (2006). ( ) Um dos princípios que pode ser considerado fundamental em qualquer atividade arquivística é o princípio da organicidade, segundo o qual o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. ( ) Os arquivos espelham a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Essa definição refere-se ao princípio da cumulatividade. ( ) De acordo com o princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística, não obstante sua forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. ( ) Segundo o princípio da unicidade, arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793412 Arquivologia
A preocupação com conservação de acervos, e com a memória de uma forma geral, é ainda incipiente em nosso país, dependendo muitas vezes da dedicação isolada de profissionais e instituições. Iniciativas desse tipo devem servir como estímulo não apenas às instituições responsáveis pela guarda da memória nacional, mas a todas as esferas de decisão, no sentido de se preocuparem com a preservação dos bens culturais, sejam eles móveis ou imóveis, entendendo-os como parte fundamental na estruturação da identidade nacional. (MAST, 1995). Algumas medidas que não são dispendiosas e podem ser tomadas diariamente nas instituições são o manuseio correto, o armazenamento e acondicionamento adequado dos documentos. Em relação aos métodos de armazenamento e acondicionamento adequados para materiais de arquivos, analise as afirmativas abaixo. 1. No caso de acervos em papel, apenas objetos do mesmo tamanho e categoria devem ser armazenados juntos. 2. Os móveis mais adequados são os de metal esmaltado. A madeira não revestida ou de fórmica também é recomendada. 3. Os documentos e os manuscritos devem ser desdobrados para a armazenagem, desde que isto possa ser feito sem rachar, quebrar, ou danificá-los. Não estando quebradiços ou frá­geis, os materiais de grande formato podem ser enrolados quando a armazenagem em posição plana se fizer impossível. 4. Uma vez que os materiais tenham sido adequadamente acondicionados em pastas, invó­lucros ou envelopes, devem ser armazenados em posição vertical, em caixas com tampa articulada de qualidade arquivística. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793413 Arquivologia
Uma das funções arquivísticas fundamentais é a avaliação de documentos, prevista na Resolução no 14/2001 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que trata da Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo, relativos às atividades-meio da administração pública. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a avaliação de documentos de arquivo, de acordo com a referida resolução. ( ) A avaliação de documentos define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momento poderão ser eliminados ou destinados aos arquivos intermediário e permanente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. ( ) Na avaliação de documentos arquivísticos públicos não é recomendável a seleção por amostragem, pois esse processo não permite a preservação de parcela de documentos do conjunto documental destinado à eliminação, com o objetivo de resgatar procedimentos administrativos vigentes em determinada época ou lugar. ( ) Nos documentos que possuem como destina­ção final a eliminação, a mudança de suporte é um processo que traz vantagens, como garantir a preservação de documentos originais passíveis de destruição pelo manuseio, bem como a segurança do acervo contra furto, incêndios, inundações; agilizar a recuperação das informações, bem como o seu intercâmbio. ( ) A avaliação de documentos arquivísticos públicos ocorrerá mediante aplicação da Tabela de Temporalidade de documentos, aprovada pela instituição arquivística na sua respectiva esfera de competência, contendo os conjuntos documentais da instituição, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e a destinação final, além de campo para observações. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793414 Arquivologia
O valor secundário dos documentos é um valor residual que os "papéis" ainda podem conservar (Bellotto, 2006, p.118). Nesta perspectiva afirma-se que os documentos com valor secundário: 1. Continuam a apresentar valor administrativo, jurídico, financeiro para a administração de origem ou para outras administrações, depois de ter perdido seu valor primário para as operações correntes. 2. Foram produzidos por órgãos públicos, fornecem provas originais, têm incontestável característica de imparcialidade porque reproduzem os fatos e atos, contexto amplo da atividade geradora e o ambiente cultural. 3. Possuem valor de testemunho ou de "documentação funcional", isto é, refletem a evolu­ção histórica da administração de origem. 4. Têm valor de informação, isto é, apontam uma contribuição importante para a pesquisa e para os estudos no domínio do conhecimento, qualquer que seja. 5. Podem ter valor para a proteção dos direitos cívicos, jurídicos e de propriedade de certos cidadãos ou de toda a população; trata-se de um valor ligado aos direitos individuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q793415 Arquivologia
Analise o texto abaixo: "A sujidade é o agente de deterioração que mais afeta os documentos. A sujidade não é inócua e, quando conjugada a condições ambientais inadequadas, provoca reações de destruição de todos os suportes num acervo. Portanto, a higienização das coleções deve ser um hábito de rotina na manutenção de bibliotecas ou arquivos, razão por que é considerada a conservação preventiva por excelência" (CASSARES, 2000:26). Em relação à higienização dos documentos, é correto afirmar: 
Alternativas
Q793416 Arquivologia
São elementos de descrição obrigatórios para todos os níveis, segundo a NOBRADE (2006):
Alternativas
Q793417 Arquivologia
Analise o texto abaixo: "Os registros arquivísticos são provas confiáveis das ações a que se referem e devem esta confiabilidade às circunstâncias de sua criação e a necessidades de prestar contas" (JARDIM, 2008, p.126). Na literatura arquivística temos a identificação das características gerais dos registros documentais arquivísticos que são:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: A
6: B
7: A
8: C
9: E
10: A
11: C
12: D
13: C
14: E
15: B
16: B
17: E
18: A
19: C
20: B