Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Arquivologia, Reaplicação

Foram encontradas 4 questões

Q793402 Arquivologia
 Jean-Yves Rousseau e Carol Couture (1998) contribuem com discussões na temática dos arquivos definitivos. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. ( ) Mesmo quando os arquivos definitivos deixaram de ser úteis à administração que os produziu, veremos que seu contributo qualitativo é inegável e que a administração deve poder contar com eles. ( ) Afirmar que os arquivos definitivos não têm qualquer utilidade para a administração que os produziu e que, por consequência, só podem ser utilizados para fins históricos, é uma visão restritiva. ( ) Deve-se associar o valor secundário do documento à necessidade exclusivamente histórica. ( ) É abusivo afirmar que produções cinematográficas de alta qualidade, como por exemplo, os filmes O nome da Rosa e Amadeus, não teriam podido existir sem um conjunto de testemunhos onde os arquivos, sem dúvida alguma, ocuparam um lugar importante. ( ) A reconstituição histórica, para a qual os arquivos definitivos são essenciais, interessa a especialistas de várias disciplinas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793405 Arquivologia
No que tange aos arquivos permanentes, pautado pelas contribuições de Bellotto (2006), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q793407 Arquivologia
A gestão arquivística de documentos é essencial na sociedade contemporânea. Pautado pela literatura arquivística é correto afirmar: 1. Os documentos inativos que não adquiriram um valor secundário devem ser eliminados. 2. A fim de acelerar o tratamento dos documentos inativos, as próprias unidades administrativas eliminam esse tipo de documentos, pois basta conhecimento do valor primário, não havendo, portanto, a necessidade de aplicação de normas que só burocratizam o processo. 3. Uma boa organização dos arquivos correntes gera uma quantidade importante de vantagens, tais como o aumento da eliminação dos documentos na fonte e a diminuição do volume documental total. Contudo, não otimiza os procedimentos nos arquivos intermediários e permanentes. 4. Do conjunto dos documentos criados por uma organização no âmbito das suas atividades, alguns adquirem um valor de testemunho a partir da sua criação, outros, apenas quando atingem o estado de completa inatividade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793414 Arquivologia
O valor secundário dos documentos é um valor residual que os "papéis" ainda podem conservar (Bellotto, 2006, p.118). Nesta perspectiva afirma-se que os documentos com valor secundário: 1. Continuam a apresentar valor administrativo, jurídico, financeiro para a administração de origem ou para outras administrações, depois de ter perdido seu valor primário para as operações correntes. 2. Foram produzidos por órgãos públicos, fornecem provas originais, têm incontestável característica de imparcialidade porque reproduzem os fatos e atos, contexto amplo da atividade geradora e o ambiente cultural. 3. Possuem valor de testemunho ou de "documentação funcional", isto é, refletem a evolu­ção histórica da administração de origem. 4. Têm valor de informação, isto é, apontam uma contribuição importante para a pesquisa e para os estudos no domínio do conhecimento, qualquer que seja. 5. Podem ter valor para a proteção dos direitos cívicos, jurídicos e de propriedade de certos cidadãos ou de toda a população; trata-se de um valor ligado aos direitos individuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E