Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Biblioteconomia, Reaplicação

Foram encontradas 35 questões

Q793333 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que indica corretamente a designação de recursos eletrônicos, constantemente atualizados e acessíveis, como a Online Computer Library Center (OCLC), o Sistema Internacional de Informação Nuclear (INIS), o Sistema Internacional de Informação sobre Saúde (BIREME/OPAS), o DIALOG, entre outros, na visão de Robredo (2005).
Alternativas
Q793334 Biblioteconomia
Analise o texto abaixo: Le Coadic (2004) enfatiza que o componente central de todo sistema de informação é a interação entre __________________________________, seja diretamente ou por intermédio de terceiros. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. 
Alternativas
Q793335 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que apresenta o termo que tecnicamente significa a ciência da lei, ou seja, é o conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constantemente.
Alternativas
Q793336 Biblioteconomia
Analise a referência abaixo, elaborada segundo a NBR 6023/2002 Informação e documentação - Referências - Elaboração: BELLO FILHO, Ney Barros. A responsabilidade criminal da pessoa jurídica por danos ao ambiente. In.: LEITE, José Rubens Morato; BELLO FILHO, Ney Barros (Orgs.). Direito ambiental contemporâneo. Barueri: Manole, 2004. p. 127-176.
Assinale a alternativa correta em relação a essa referência. 
Alternativas
Q793337 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que apresenta o nome do conjunto de elementos destinados à identificação de um fascículo e/ou volume da publicação periódica e dos artigos nela contidos.
Alternativas
Q793338 Biblioteconomia
Das definições apresentadas abaixo, assinale a que se refere à cadeia documental
Alternativas
Q793339 Biblioteconomia
O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) gerou mudanças significativas no contexto das bibliotecas, que há algumas décadas eram constituídas apenas por fichas catalográficas e catálogos manuais. Os avanços tecnológicos trouxeram novas exigências de descrição bibliográfica em virtude do surgimento de recursos digitais. Neste sentido, a International Federation of LibraryAssociations andInstitutions (IFLA) publicou um sucessor do código Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition (AACR2R). Assinale a alternativa que apresenta o nome deste novo código.
Alternativas
Q793340 Biblioteconomia
Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), revisão 2002, analise as afirma­ções abaixo sobre a catalogação descritiva: 1. Na descrição de um livro, quando não é possível identificar a data de publicação, não se registra nenhuma informação na área 4. 2. Na descrição de um livro, se o título principal aparecer na fonte principal de informação, com os sinais de pontuação ... (reticências) ou [ ] (colchetes), substitua-os por — (travessão) e ( ) (parênteses), respectivamente. 3. Na descrição de um recurso eletrônico a área 3 é obrigatória, devendo ser indicado o tipo do recurso eletrônico que está sendo catalogado, utilizando um dos seguintes termos: dados eletrônicos ou programa(s) eletrônico(s) ou dados e programa(s) eletrônico(s). 4. A história bibliográfica de uma publicação periódica (atualmente chamada de recurso contínuo) e de outras relações importantes entre o recurso que está sendo descrito e qualquer outro recurso que o anteceda ou suceda imediatamente, ou que seja publicado simultaneamente, deve ser registrado na área de notas. 5. O International Standard Book Number (ISBN) deve ser indicado na área 7 e obrigatoriamente deve constar da descrição de um livro. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q793341 Biblioteconomia
De acordo com o capítulo 24, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), revisão 2002, o cabeçalho autorizado para o Ministério Público da União (MPU) é:
Alternativas
Q793342 Biblioteconomia
Com base nas regras do capítulo 21, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2R), 2. ed. rev., 2002, analise as afirmativas abaixo sobre os pontos de acesso de uma obra: 1. A entrada de uma obra, de uma coletânea de obras, ou excertos de uma ou mais obras de um autor pessoal (ou qualquer reimpressão, reedição, outros, de tais obras), é o cabeçalho estabelecido para essa pessoa. 2. Se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, porém tem um tradutor, faça a entrada por este tradutor. 3. Para edições anotadas de textos de leis e de comentários sobre leis, a entrada principal é a jurisdição abrangida pela lei. 4. Se a responsabilidade principal for atribuída a duas ou três pessoas ou entidades, a entrada deve ser sob o cabeçalho estabelecido para a que estiver mencionada em primeiro lugar e secundária, para as outras duas pessoas. 5. Para uma obra que é uma adaptação de texto, a entrada principal deve ser feita sob o cab­eçalho estabelecido para o adaptador. Se o nome do adaptador for desconhecido, deve­-se fazer a entrada pelo título. Também deve­-se fazer uma entrada secundária de nome-título para a obra original. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793343 Biblioteconomia
Analise as afirmativas abaixo com base em autores da área de planejamento: 1. O planejamento é um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução dos objetivos. 2. Inicia-se o processo de planejamento pela definição do objeto a ser estudado, seguida da obtenção de informações que darão subsí­dios ao processo de avaliação desse objeto e seu ambiente (diagnóstico). 3. O relatório é um instrumento para o bibliotecário analisar e avaliar o desempenho da biblioteca, sendo um instrumento que lhe permite cumprir suas funções de administração e planejamento. 4. O planejamento é um processo administrativo estático. Após aprovado e colocado em execu­ção, não deve ser alterado. 5. O primeiro objetivo do profissional da informação na função de planejador consiste em interpretar corretamente a missão institucional e fixar objetivos para o serviço de informação que colaborem para o cumprimeto daquela missão. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793344 Biblioteconomia
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre organização e administração de bibliotecas. ( ) Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional. ( ) Fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou as unidades organizacionais envolvidas no processo. ( ) Manual de normas e procedimentos tem como objetivo descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais, bem como detalhar como elas devem ser desenvolvidas. ( ) O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793345 Biblioteconomia
Analise o texto abaixo: O ...................................................é um gráfico de organiza­ção, de uso restrito aos respectivos órgãos adotantes, tendo como finalidade principal o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função, da qual se originou um órgão no..................................................... Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
Alternativas
Q793346 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que apresenta a definição do serviço de referência:
Alternativas
Q793347 Biblioteconomia
 A literatura especializada apresenta diversos crité­rios de seleção, conforme discorre Vergueiro (2010), e muitas vezes repetitivos e contraditórios, destinados ao julgamento dos materiais a serem selecionados. Assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos por esse autor que abordam o conteúdo dos documentos: 
Alternativas
Q793348 Biblioteconomia
Assinale a alternativa que apresenta a obra de referência, periódica ou não, que informa nome, endereço, tipo(s) de suportes, assunto(s) coberto(s), recursos humanos e outros dados relativos a bibliotecas, centros de informação e documentação. Conhecido também como Cadastro, Diretório, Indicador e impropriamente chamado de Repertório (NBR10518/2005).
Alternativas
Q793349 Biblioteconomia
Considerando as afirmativas abaixo com relação à disseminação da informação, pode-se afimar que: 1. Para o desenvolvimento de um serviço de disseminação seletiva da informação é necessário avaliar o contexto, a pertinência, o perfil do público alvo, as opções, as modalidades e as variações, além dos recursos disponíveis. 2. O processo de disseminação da informação engloba dois fatores importantes: o pressuposto de que há informações a serem disseminadas e que o próprio processo envolve estratégias e técnicas de comunicação. 3. O profissional da informação deve utilizar de todo e qualquer suporte de informação, entre fisicos, digitais e virtuais, fazendo uso das tecnologias para melhorar a prática da mediação, ao disseminar a informação para o usuário. 4. Entre algumas atividades ligadas à disseminação da informação destacam-se a disseminação seletiva da informação e os serviços de alerta. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q793350 Biblioteconomia
Para Cunha e Cavalcanti (2008, p.230), trata-se de "conjunto de documentos impressos ou multicopiados que não são nem editados, nem difundidos comercialmente. Circulam, geralmente, na administração pública ou privada, em congressos, reuniões e centros de pesquisa. Têm como características: publicação editada fora do circuito comercial; número reduzido de exemplares; difusão restrita." Assinale a alternativa a que se refere essa definição:
Alternativas
Q793351 Biblioteconomia
Pesquisadores, cientistas, professores, alunos e usuários em geral sabem da importância das fontes de informação. Entre as fontes de informação destacam-se: 1. Fontes biográficas. 2. Fontes jurídicas. 3. Fontes estatísticas. 4. Enciclopédias e dicionários. 5. Compêndios e manuais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793352 Biblioteconomia
Especificamente, consideram-se como fontes de informação jurídica: 1. Bibliografia da Justiça Federal, que trata de uma bibliografia sinalética que indexa livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, pareceres, teses, dissertações e vídeos. 2. Vade-mécum é um código que reúne várias normas legais, podendo ser compilado para áreas específicas, como por exemplo, direito ambiental. 3. INFOJUS é o glossário de termos jurídicos, apresenta uma seleção de termos e procedimentos jurídicos explicados para quem não é especialista em direito, privilegiando a aplicação do regimento do Supremo Tribunal Federal. 4. Jurisprudência do Superior Tribunal Militar, que possibilita a pesquisa em jurisprudência e ao inteiro teor dos acórdãos do Superior Tribunal Federal. 5. LEX Coletânea de Legislação Federal e Marginália, apresenta texto completo da Legislação Federal desde 1937. Disponibilizada também em formato digital, publica edições especiais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: E
5: C
6: B
7: A
8: D
9: E
10: C
11: D
12: A
13: C
14: E
15: B
16: D
17: E
18: C
19: E
20: C