Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Economia
Foram encontradas 28 questões
1. O princípio a ser observado pela atividade econômica é o pleno emprego, sendo este baseado na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa.
2. Todos os cidadãos têm direito à manutenção de um meio ambiente sadio, cabendo ao Estado preservá-lo, a fim de garantir seu usufruto não apenas para a geração presente, mas também para as gerações vindouras.
3. Visando priorizar o interesse social, as empresas públicas, assim como as sociedades de economia mista, podem gozar de benefícios fiscais que não se aplicam às empresas do setor privado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A competência da União para emitir moeda será exercida exclusivamente pelo Banco Central.
2. É permitido ao Banco Central conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional.
3. O Banco Central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, a fim de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Incumbe ao poder público, na forma de lei, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, a prestação de serviços públicos, desde que através de licitação.
2. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo, planejamento e coerção.
3. O Estado favorecerá a organização da atividade garimpeira em cooperativas, levando--se sempre em conta a proteção do meio ambiente e a promoção econômico-social dos garimpeiros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A Dívida Ativa da União constitui-se em um conjunto de direitos ou créditos de várias naturezas, em favor da Fazenda Pública, com prazos estabelecidos na legislação pertinente, vencidos e não pagos pelos devedores, por meio de órgão ou unidade específica instituída para fins de cobrança na forma da lei.
2. A Dívida Ativa, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange atualização monetária, juros, multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
3. A Dívida Ativa regularmente inscrita goza de relativa presunção de liquidez, admitindo por isso prova em contrário.
4. São exemplos de Dívida Ativa não Tributária: foros, laudêmios, aluguéis ou taxas de ocupação, custas processuais, preços de serviços prestados por estabelecimentos públicos, indenizações, bem como créditos decorrentes de obrigações em moeda estrangeira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta com relação ao Preço de Equilíbrio desses bens segundo a teoria microeconômica padrão
ANO FLUXO DE CAIXA
0 –1.000.000
1 150.000
2 150.000
3 300.000
4 400.000
5 500.000
Assinale a alternativa que indica a resposta correta.
1. Tanto no caso de fluxos de caixa convencionais, ou seja, quando existe apenas uma inversão de sinal, como no caso de fluxos de caixa não convencionais, com mais de uma inversão de sinal, poderá existir mais de uma TIR, ou seja, TIR múltiplas.
2. No caso de fluxos de caixa que apresentarem mais de uma TIR, não é correto utilizá-las como critério, uma vez que pode haver divergência na indicação da viabilidade do projeto quando da comparação das várias TIR com a TMA. Neste caso, se recomenda a utilização do método do VPL.
3. A decisão de aceitar ou rejeitar um projeto, com base na TIR, tem como critério a sua comparação com uma mínima taxa de retorno aceitável. Esta taxa mínima, na realidade, é a taxa de desconto para o método do VPL.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. É uma lei temporária – a lei orçamentária tem vigência limitada (um ano).
2. É uma lei ordinária – todas as leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) são leis ordinárias. Os créditos suplementares e especiais também são aprovados como leis ordinárias.
3. É uma lei especial – possui processo legislativo diferenciado e trata de matéria específica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.