Questões de Concurso Público Prefeitura de Lages - SC 2016 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 20 questões

Q1064426 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Com relação às práticas agrícolas que podem auxiliar na eliminação de plantas daninhas e contribuir para aumentar o potencial competitivo da cultura, a cobertura morta é considerada uma:

1. Medida cultural.

2. Medida física.

3. Medida química.

4. Medida biológica.

5. Medida mecânica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1064427 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre algumas peculiaridades das lavouras de importância econômica do Brasil, pode-se afirmar que:

1. O custo de produção da soja nas principais lavouras do país teve, em 2016, um aumento superior a 9%, se comparado à temporada anterior (2015-2016).

2. No mês de agosto de 2016 observa-se a redução no volume de vendas antecipadas da soja, se comparada ao mês de agosto de 2015.

3. Santa Catarina, mesmo não sendo o maior produtor nacional de soja, possui o maior custo de produção, atingindo o patamar de R$ 3.960,00 por hectare plantado.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1064428 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Festuca (Festuca arundinacea Schreb) é uma gramínea perene de longa duração. Tolera bem o frio e responde bem à fertilização. Desta forma, a recomendação da época de plantio da Festuca na Região Serrana de Santa Catarina é, preferencialmente, nos meses de:
Alternativas
Q1064429 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O Bromus auleticus, também conhecido por Cevadilha-Serrana, é uma espécie de forrageira perene de estação fria cultivada na região de Lages/SC. Desta forma, pode-se afirmar que:
1. Seu primeiro corte para feno deve ser realizado no elongamento e início da emissão das panículas. 2. Sua produtividade média na região de Lages pode ultrapassar 4 toneladas de massa seca/ha. 3. Sua semeadura pode ser realizada nos meses de outono.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1064430 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um dos principais, ou o principal indicador a ser utilizado quando o objetivo é mensurar o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte é o Índice de Eficiência Produtiva (IEP), também denominado de Fator de Produção. Para o cálculo deste indicador utiliza-se o ganho de peso diário (kg), a viabilidade (%) e a conversão alimentar.


Assim, hipoteticamente, um lote de frangos com ganho de peso diário de 50 gramas, viabilidade de 90% e conversão alimentar de 2,0 apresenta IEP de:

Alternativas
Q1064431 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre o manejo na criação de suínos, pode-se afirmar que:


1. Para a alimentação da fêmea até 24 horas após o parto, deve-se fornecer a mesma quantidade de ração que estava sendo administrada no final da gestação, aumentando a oferta nos dias seguintes, até atingir a dose recomendada para esta nova fase

2. A clostridiose, comum nos primeiros dias de vida dos leitões, é passível de prevenção por meio de vacinação das matrizes na gestação, com posterior garantia de ingestão de colostro pelos leitões nas primeiras horas de vida.

3. As instalações para receber leitões na fase de terminação devem permitir um volume de ar de, no mínimo, 4,9 m3 por animal e uma velocidade do ar máxima de 0,04 m/s, fatores importantes para facilitar a dissipação de calor e renovação de ar dentro das instalações.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1064432 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Raça Flamenga de animais bovinos sofreu redução drástica em seu rebanho e atualmente conta com poucos exemplares. Essa raça:
1. Possui dupla aptidão, com características de produzir carne e leite. 2. Originária da Argentina, faz parte do grupo de bovinos brancos com pintas vermelhas que habitaram, durante muitos anos, o Sul da América Latina. 3. De aptidão exclusivamente leiteira, atualmente com risco de extinção, encontra-se sob os cuidados da EMBRAPA Gado de Corte, em Campo Grande (MS).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1064433 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre as características de produção leiteira das vacas Holandesas, é correto afirmar que:

1. Uma vaca Holandesa pode chegar a produzir mais de 150.000 kg de leite.  2. O controle leiteiro oficial já identificou mais de 400 vacas Holandesas com produção superior a 130.000 kg de leite. 3. O controle leiteiro oficial ainda não identificou vacas Holandesas com produção superior a 150.000 kg de leite.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1064434 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando os índices zootécnicos e sua importância na medição da eficiência dos rebanhos, analise o seguinte caso:


No ano de 2015, determinada propriedade agrícola iniciou o ano com 300 vacas de corte (plantel total). As 300 vacas foram inseminadas, mas somente 240 estavam com prenhez confirmada no momento do diagnóstico de gestação. Destas, 96 vacas pariram e somente 72 bezerros sobreviveram para serem desmamados. Ao final do ano de 2015 a propriedade finalizou seu balanço com 275 animais. Além desses, 80 foram comercializados, 13 foram abatidos e 4 desapareceram.


Neste caso, podemos afirmar que a produção de gado de corte da propriedade apresenta os seguintes índices:

Alternativas
Q1064435 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que indica corretamente a raça bovina com aptidão leiteira, capaz de produzir mais de 20 kg/dia de leite com teor de gordura acima de 5%.
Alternativas
Q1064436 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considerando a Política de Segurança Alimentar do Brail, pode-se afirmar que:

1. Em termos de disponibilidade de alimentos, o Brasil situa-se acima do mínimo estabelecido pela FAO. 2. Para o cálculo da disponibilidade de alimentos, utiliza-se o equivalente em calorias do volume total de produção, dividido pela população. 3. As políticas de estímulo ao crescimento da produção agroalimentar devem estar associadas à promoção de formas socialmente equitativas e ambientalmente sustentáveis de ocupação do espaço agrário, e a valorização das culturas alimentares locais e regionais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1064437 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o conjunto de ações (instrumentos) que atualmente (2016) constituem a base da Política Agrícola do Ministério da Agricultura são:
Alternativas
Q1064438 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de metodologia apropriada de interpretação visual de imagens, que possa ser adaptada a diferentes produtos de Sensoriamento Remoto, passa inicialmente pela identificação dos elementos de interpretação, que são:
Alternativas
Q1064439 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual dos fatores de formação dos solos permite classificá-los em: solos Autóctones; solos Alóctones e solos Pseudoautóctones?
Alternativas
Q1064440 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São considerados indicadores químicos de qualidade dos solos:
Alternativas
Q1064441 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Quanto às características físicas do solo, é correto afirmar:
Alternativas
Q1064442 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que indica corretamente o equipamento utilizado para medir o indicador de qualidade física de solos.
Alternativas
Q1064443 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando que a densidade do solo é possível de ser afetada por práticas de manejo que possam alterar a estrutura, modificando suas propriedades físico-hídricas, um solo com densidade de partícula DP (densidade real) igual a 2,66 e densidade do solo DS (densidade aparente) 1,30 apresenta os seguintes dados:
Alternativas
Q1064444 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A unidade básica de solo que vai da superfície até seu material de origem, e se constitui na menor porção tridimensional, perfazendo um volume mínimo que possibilite seu estudo, é denominada:
Alternativas
Q1064445 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Segundo o sistema brasileiro de classificação de solos, pode-se afirmar que:

1. A classificação de um solo é feita a partir da avaliação dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que os representa. 2. Um solo pode ser corretamente classificado utilizando-se a chave de classificação até, no máximo, o 2o nível categórico do sistema. 3. Nas condições de clima tropical úmido do Brasil, a expressão da atividade biológica e os processos pedogenéticos comumente não ultrapassam profundidades maiores do que 100 cm.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: C
6: B
7: A
8: A
9: D
10: E
11: E
12: D
13: C
14: B
15: A
16: B
17: C
18: E
19: D
20: A