Questões de Concurso Público Prefeitura de Lages - SC 2016 para Psicólogo em Programas da Saúde

Foram encontradas 6 questões

Q2776371 Psicologia

Integrando a Atenção Básica, a Política Nacional de Saúde Mental tem como diretriz principal a redução gradual e planejada de leitos em hospitais psiquiátricos, com a desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internações.


Essa diretriz vem sendo cumprida com a criação de:

Alternativas
Q2776373 Psicologia

A respeito de ações do psicólogo nas atividades de saúde pública a cargo do município, é correto afirmar:

Alternativas
Q2776384 Psicologia

Com relação à psicologia no contexto da saúde pública, considere o trecho a seguir:


A Saúde Pública é um campo que exige novas metodologias de seus profissionais. Isto não exclui a Psicologia. Para uma atuação consistente é preciso romper com o modelo tradicional de clínica e criar novas práticas, de acordo com o contexto em que os indivíduos estão inseridos, sem temer a não ortodoxia. É necessário, ainda, resgatar as múltiplas dimensões de saúde e reformular a postura de intervenção profissional, além de incorporar outros saberes para compor a produção do cuidado com a saúde” (Paulin; Luzio, 2009).


O trecho se refere à:

Alternativas
Q2776393 Psicologia

Ações preventivas podem ser compreendidas como impulsionadoras do crescimento individual e coletivo, na medida em que favorecem a reflexão e o despertar de uma consciência crítica a respeito da sociedade, dos seus valores e das suas diferenças.


Considerando essa concepção, é correto afirmar que o trabalho do psicólogo no âmbito de ações preventivas objetiva:

Alternativas
Q2776399 Psicologia

Sobre a questão do acompanhamento e tratamento a pessoas portadoras de deficiências e seus familiares, analise as afirmativas abaixo.


1. O acompanhamento e tratamento ao deficiente, dependendo da funcionalidade do quadro apresentado, bem como da condição socioeconômica dos pais e/ou familiares, prescindem de orientação específica por parte do psicólogo.

2. Segundo a literatura, pais surpreendidos com a chegada de um filho deficiente geralmente parecem experimentar cinco estágios emocionais: choque, negação, tristeza e cólera, equilíbrio e reorganização.

3. Para minimizarem o próprio sentimento de culpa, pais de filhos com deficiência podem fazer com que os limites impostos a ele não fiquem claros, o que vem dificultar o estabelecimento de regras e disciplina e gerar comportamentos sociais indesejáveis por parte desses filhos.

4. O acompanhamento e tratamento ao deficiente requerem do psicólogo bom entendimento das condições emocionais dos pais e, consequentemente, do vínculo destes com o seu filho com deficiência.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: E
5: E