Questões de Concurso Público Prefeitura de Criciúma - SC 2017 para Fiscal de Rendas e Tributos
Foram encontradas 6 questões
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é correto afirmar sobre a DVA.
1. Representa um dos elementos componentes do Balanço Social e tem por finalidade evidenciar a riqueza criada pela entidade e sua distribuição, durante determinado período.
2. Seu detalhamento mínimo é composto por: pessoal e encargos; impostos, taxas e contribuições; juros e aluguéis; juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; lucros retidos/prejuízos do exercício.
3. A DVA está fundamentada em conceitos macroeconômicos, buscando apresentar, eliminados os valores que representam dupla-contagem, a parcela de contribuição que a entidade tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB).
4. A Demonstração do Valor Adicionado está estruturada para ser elaborada a partir da Demonstração do Resultado do período. Assim, há uma estreita vinculação entre essas duas demonstrações e essa vinculação deve servir para sustentação da consistência entre elas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
“As contas do Balanço Patrimonial devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.”
Sobre as contas, grupos de contas e classes de contas do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa correta de acordo com a Lei 6.404, de 15 dezembro de 1976, e suas alterações vigentes.
Identifique abaixo os termos cujos significados estão em exato acordo com a NBC TG 03 (R3) – Demonstração dos Fluxos de Caixa.
1. Caixa: compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
2. Equivalentes de caixa: são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
3. Fluxos de caixa: são as entradas e saídas de caixa.
4. Atividades operacionais: são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
5. Atividades de investimento: são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
6. Atividades de financiamento: são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital de terceiros da entidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique as afirmativas abaixo que estão em acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL.
1. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) […].
2. Decisões a serem tomadas por investidores existentes e em potencial relacionadas a comprar, vender ou manter instrumentos patrimoniais e instrumentos de dívida dependem do retorno esperado dos investimentos feitos nos referidos instrumentos, […].
3. Para avaliar as perspectivas da entidade em termos de entrada de fluxos de caixa futuros, investidores existentes e em potencial, credores por empréstimo e outros credores necessitam de informação acerca de recursos da entidade, reivindicações contra a entidade, e o quão eficiente e efetivamente a administração da entidade e seu conselho de administração têm cumprido com suas responsabilidades no uso dos recursos da entidade.
4. Muitos investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo desse modo confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil-financeira que buscam. Consequentemente, eles são os usuários secundários para quem relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados.
5. Relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem a informação sobre o valor da entidade para investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Lei 6.404, de 15 dezembro de 1976, e suas alterações vigentes estabelecem que a Demonstração de Resultado do Exercício deve discriminar determinadas contas.
Sobre essas contas, identifique os itens abaixo que estão em exato acordo com a referida Lei.
1. A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas e os abatimentos.
2. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
3. As despesas com as vendas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais.
4. O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas.
5. O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto.
6. As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
7. O lucro ou prejuízo líquido do exercício.
Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.