Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio das Antas - SC 2018 para Médico Veterinário

Foram encontradas 19 questões

Q1242640 Veterinária
A ocorrência em uma região ou comunidade de um número de casos de alguma doença em excesso, em relação ao que normalmente seria esperado, é considerada:
Alternativas
Q1242641 Veterinária
De acordo com a Portaria 1138/2014 do Ministério da Saúde, são considerados ações e serviços públicos de saúde voltados para a vigilância, a prevenção e o controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública:
Alternativas
Q1242643 Veterinária
De acordo com o Decreto no 3.100, de 20 de julho de 1998, que aprova o Regulamento das Normas Sanitárias para a Elaboração e Comercialização de Produtos Artesanais Comestíveis de Origem Animal e Vegetal no Estado de Santa Catarina, é correto afirmar:
Alternativas
Q1242644 Veterinária
No Estado de Santa Catarina é proibido o porcionamento e a abertura da embalagem de carne e miúdo temperados para venda a granel no balcão de atendimento dos açougues tipo A e B.
As carnes temperadas somente poderão ser expostas à venda:
Alternativas
Q1242645 Veterinária
Assinale a alternativa que corresponde corretamente a conceito estabelecido pela Instrução Normativa 06/2014 da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).
Alternativas
Q1242646 Veterinária
O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Embora o local de produção da toxina botulínica seja diferente em cada uma delas, todas as formas caracterizam-se pelas manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais.
Os alimentos mais comumente envolvidos na transmissão do botulismo alimentar são:
Alternativas
Q1242647 Veterinária
Considerando o disposto no Decreto Estadual 02/2015, do Estado de Santa Catarina, podemos afirmar que os estabelecimentos do tipo B:
Alternativas
Q1242648 Veterinária
A Portaria Conjunta 264/2016, da Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com a Secretaria da Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, estabelece que:
A carne moída elaborada no estabelecimento açougue tipo A ou no Entreposto em supermercado e similares deve ser obtida em local com temperatura ambiente não superior a ....................... , sendo embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter o peso máximo de...................
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q1242649 Veterinária
Alguns indícios sinalizam que o GnRH tenha um papel importante na manifestação da receptividade sexual. Estudos demonstraram que a injeção desse hormônio sem estrogênio resulta em comportamento sexual em alguns animais.
Além disso, o início da receptividade sexual está relacionado diretamente com o pico pré-ovulatório de qual hormônio?
Alternativas
Q1242650 Veterinária
É observada uma grande produção leiteira em nosso país e a cada ano há um constante aumento na produção devido à adoção de novas tecnologias e melhoramento da genética destes animais que levam a uma melhora na eficiência do uso dos fatores de produção. Contudo produtores se deparam muitas vezes com um dos grandes entraves da produção, o conhecimento técnico, sendo esse um dos empecilhos mais comuns para alcançar a lucratividade no setor.
Assinale a alternativa que representa o tempo de gestação da vaca.
Alternativas
Q1242651 Veterinária
Com a intensificação do manejo de parto nos sistemas modernos de produção de suínos, a colibacilose neonatal tem se tornado uma doença economicamente importante para o setor.
A respeito do agente etiológico dessa doença, podemos afirmar que se trata de:
Alternativas
Q1242652 Veterinária
“É o que parasita espécies de vertebrados muito diferentes. Exemplo: o Toxoplasma gondii, que pode parasitar todos os mamíferos e até aves.“
O conceito acima refere-se à:
Alternativas
Q1242653 Veterinária
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1242654 Veterinária
No Brasil, há indícios da existência da febre maculosa desde o século XIX, quando era denominada “sarampão”, “sarampo preto”, “febre tifoide hemorrágica”, “pintada”, “febre que pinta”, “febre chitada” e “febre das montanhas”, denominações conhecidas nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A respeito do agente etiológico da febre maculosa, é correto afirmar que se trata de:
Alternativas
Q1242655 Veterinária
Raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A profilaxia de pré-exposição é indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais.
Todas as pessoas que têm indicação de esquema pré-exposicional deve submeter-se a controle sorológico, sendo que as que exercem funções em laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva ou captura de morcegos devem repetir a titulação:
Alternativas
Q1242656 Veterinária
No Brasil, a ocorrência de casos humanos de Febre Amarela tem sido compatível com o período sazonal da doença (dezembro a maio). Entretanto, nos anos de 2014 e 2016 foram observadas epizootias de Primatas Não Humanos em períodos considerados de baixa ocorrência, indicando que as condições de transmissão da febre amarela estão favoráveis. Neste contexto, é importante a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
O diagnóstico em humanos por isolamento em cultura de células, isolamento em camundongos, pode ser feito utilizando:
Alternativas
Q1242657 Veterinária
Entre as parasitoses que afetam o homem, a esquistossomose é uma das mais disseminadas no mundo. Uma das formas de controle é a aplicação de métodos químicos no controle dos hospedeiros intermediários.
São considerados hospedeiros intermediários naturais do Schistosoma mansoni no Brasil:
Alternativas
Q1242658 Veterinária
Preocupado com possíveis impactos à saúde humana, quanto ao desenvolvimento da resistência aos antimicrobianos, e baseado nas recomendações dos organismos internacionais de referência para o uso racional de antimicrobianos em animais, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) restringiu a autorização de diversos antimicrobianos com finalidade de aditivo melhorador de desempenho.
Assinale a alternativa que representa substância proibida no Brasil com a finalidade de aditivo zootécnico melhorador de desempenho na alimentação animal, conforme disposto na Instrução Normativa do MAPA nº  045/2016.
Alternativas
Q1242659 Veterinária
Assinale a alternativa que representa doenças erradicadas ou nunca registradas no País, que requerem notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial, de acordo com a Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: C
5: E
6: D
7: C
8: B
9: A
10: D
11: E
12: A
13: C
14: B
15: C
16: E
17: D
18: B
19: A