Questões de Concurso Público Prefeitura de São José - SC 2018 para Professor - Física
Foram encontradas 5 questões
Um parque de diversões é um palco excelente para se estudar física e demonstrar para estudantes vários fenômenos relacionados a teorias desenvolvidas em sala de aula. Seus alunos podem, por exemplo, compreender o movimento circular em um carrossel. Imagine o seguinte experimento: um dos estudantes passeia no carrossel enquanto outros marcam o tempo de 0,5 minutos para cada volta.
Que frequência em rpm possui esse carrossel?
No Youtube, maior site de vídeos do planeta, existem centenas de gravações nos quais um cantor, ou cantora, conseguindo atingir determinada nota, é capaz de quebrar uma taça de cristal. Pode-se também conseguir o mesmo efeito utilizando, por exemplo, um violino.
O fenômeno que se relaciona corretamente com o fato é:
O Veículo Lançador de Satélites ou o VLS é um modelo de foguete que foi desenvolvido, no século passado, no Brasil com a finalidade de colocar satélites na órbita da Terra. Este foguete teve como base componentes desenvolvidos sobre a tecnologia empregada nos foguetes da família Sonda. Eram lançados a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, situado no Estado do Maranhão.
Em um teste do motor do foguete, o mesmo é preso a uma plataforma. Quando o motor é acionado com a máxima potência, o gás resultante da combustão é expelido a uma razão de 200 kg por segundo, a uma velocidade de 600 m/s em relação ao motor do foguete.
Nessas condições as travas que prendem a plataforma ao motor devem suportar forças, em kN, de:
Em um projeto de uma piscina, o arquiteto pediu que fossem compradas lâmpadas monocromáticas azuis. Elas foram testadas com a piscina vazia e emitiram uma luz azul intensa. Quando cheia, as lâmpadas continuaram a emitir a mesma luz azul intensa.
Isso se dá ao fato de a luz, ao passar de um meio transparente para outro, não altera:
Condições meteorológicas desfavoráveis podem acarretar atrasos e cancelamentos de voos.
Responsáveis, muitas vezes, por prejudicar a pontualidade de diversos voos, as condições meteorológicas desfavoráveis podem ocasionar a paralisação das atividades de um aeroporto, afetando, assim, toda a malha aérea. A névoa baixa, o vento forte, a chuva ou a neve, ondas de calor, entre outros exemplos, podem restringir o uso das pistas e exigir maiores espaços de tempo entre decolagens e pousos. Tendo em vista que uma aeronave realiza vários voos diários, as condições meteorológicas podem ser capazes de provocar um efeito dominó: caso uma aeronave atrase na realização de determinado voo, não chegará a tempo de realizar o próximo sem atrasos. Conforme o estudo publicado pela ABEAR, o “Panorama 2016”, para referido ano, 21% dos atrasos de voo superiores a 15 minutos no Brasil ocorreram em razão de causas meteorológicas.
Adaptado de: https://quickbrasil.org/13-fatos-que-podemocasionar-atrasos-e-cancelamentos-de-voo, acessado em 17/08/2018.
Se as condições meteorológicas influenciam na força, vertical de baixo para cima, que sustenta um avião e que essa está associada à diferença de pressão entre as partes inferior e superior do avião, considere que uma aeronave possua massa total m = 3 × 105 kg em voo horizontal.
Sendo a área efetiva de sustentação do avião A = 500 m2 , na situação de voo horizontal essa diferença de pressão vale: