Questões de Concurso Público UFSC 2018 para Serviço Social
Foram encontradas 30 questões
O papel do Movimento da Reforma Sanitária (MRS) é reconhecido no processo de construção da Constituição Federal Brasileira de 1988.
São exemplos deste papel:
1. A Saúde é um direito fundamental, garantido pela interação dos Entes Federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
2. Os direitos humanos são garantidos no País, consagrados em direitos fundamentais, sociais e econômicos, de aplicação imediata.
3. O direito à saúde é garantido como um direito social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a relação entre o Sistema Sanitário e o Sistema de Justiça.
( ) A atual Constituição Brasileira determina que o Estado tem o dever de se estruturar, a fim de desenvolver e executar políticas públicas.
( ) O Estado deve garantir a oferta de estrutura e instrumentos para que os direitos à saúde possam ser exigidos.
( ) O sistema sanitário tem o dever de efetivar o direito à saúde e o sistema judicial, o dever de exigir que esse direito seja efetivado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com base no que estabelecem o Decreto no 7.508/2011 e a Lei Complementar no 141/2012, a Portaria n° 2.135/2013 estabelece diretrizes para o processo de planejamento no SUS e indica alguns pressupostos:
1. Os três Entes federados devem ter as suas responsabilidades configurada, de forma contínua, articulada, integrada e solidária.
2. O planejamento independe das pactuações entre os gestores nas Comissões Intergestores Regionais, Bipartite e Tripartite.
3. O planejamento deve prever o monitoramento e a avaliação e assegurar a transparência e a visibilidade da gestão da saúde, integrando a participação da comunidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Portaria n° 1.378/2013, que regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde, regulamenta aspectos relacionados a:
1. Prevenção e controle das doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis, acidentes e violências.
2. Populações expostas a riscos ambientais em saúde e saúde do trabalhador.
3. Riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse para a saúde.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, realizada no Rio de Janeiro, em outubro de 2011, foi apresentada a Declaração Política do Rio sobre os Determinantes Sociais da Saúde.
Um dos pontos centrais defendidos nessa declaração foi:
Nogueira (2011) destaca que a contribuição do discurso acerca dos determinantes sociais da saúde pode ser visualizada a partir de sua relação com as três dimensões do Serviço Social - a teórico-metodológica, a ético-política e a técnico-operativa.
Constituem ações profissionais no âmbito técnico-operativo:
Segundo Martini e Dal Prá (2018), a atuação do assistente social na equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deve considerar as diretrizes da APS.
Dentre essas diretrizes, é correto afirmar que sua atuação deve ser:
De acordo com Bravo, Pelaez e Pinheiro (2018), a atual configuração do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto das disputas entre projetos distintos e antagônicos existentes na sociedade brasileira para a área da saúde desde antes da Constituição de 1988.
Assinale a alternativa correta em relação a esses projetos:
Analise as afirmativas abaixo a partir das considerações de Guimarães (2017) sobre as expressões conservadoras no trabalho em saúde e a abordagem familiar e comunitária.
1. O recurso ao espaço familiar e comunitário como lócus de reprodução social é uma novidade do atual momento da política social.
2. A atuação do profissional de saúde no contexto das políticas sociais, considerando seu caráter contraditório, não é neutra, ou seja, imprime uma direção social.
3. No contexto de desresponsabilização do Estado frente às políticas e aos serviços sociais na saúde, a família e sociedade civil são chamadas a assumir a proteção social e redescobertas como possibilidade de recomposição de uma sociedade solidária.
4. No contexto de contrarreforma do Estado, os profissionais de saúde, em sua minoria, vivenciam a fragilização dos vínculos e contratos de trabalho, sem impacto na autonomia profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.