Questões de Concurso Público Prefeitura de Araranguá - SC 2019 para Médico I

Foram encontradas 20 questões

Q1657409 Medicina
A Pneumoconiose é uma doença ocupacional que ocorre principalmente em mineradores de carvão em algumas cidades do sul de Santa Catarina. Recentemente a Vigilância Sanitária observou aumento do coeficiente de prevalência dessa doença nos 48 meses prévios àquela análise.

Epidemiologicamente esse coeficente significa:
Alternativas
Q1657410 Medicina
Os indicadores de saúde são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.

Por exemplo, o número absoluto de casos novos confirmados de sarampo (código B05 da CID-10), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado, é a:
Alternativas
Q1657411 Medicina
O número de casos novos confirmados de síndrome de imunodeficiência adquirida, por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado, é:
Alternativas
Q1657412 Medicina
Em 50 anos, a Dengue aumentou mais de 30 vezes na área intertropical, com cerca de 2,5 bilhões de pessoas sob risco em mais de 100 países. De acordo com dados da OMS, existem mais de 100 milhões de novos casos por ano com 500 mil formas graves, 22 mil focos e com a circulação atual dos quatro sorotipos.

Essa doença é caracterizada como um(a):
Alternativas
Q1657413 Medicina
Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, porém recentemente, inicialmente no Norte do País e depois inclusive em Santa Catarina, novos casos surgiram.

O sarampo agora, pelas características epidemiológicas, pertence ao grupo das doenças transmissíveis:
Alternativas
Q1657414 Medicina
A dor torácica nas emergências e unidades de pronto atendimento representa um grande desafio médico, sendo essencial o pronto reconhecimento das condições ameaçadoras à vida.

Dos cinco principais grupos de etiologias de dor torácica, o de maior prevalência é de etiologias:
Alternativas
Q1657415 Medicina
Na dor torácica, relacionada a grupo de etiologias cardíacas, a causa mais prevalente da doença, que leva ao atendimento na atenção básica, é a:
Alternativas
Q1657416 Medicina
Das causas crônicas de doenças pulmonares, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica são doenças pulmonares de longo prazo e progressivas, que caracterizam as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).

Em nosso meio, a causa mais frequente da DPOC é(são):
Alternativas
Q1657417 Medicina
A cardiopatia reumática crônica é uma doença autoimune relacionada a uma complicação não supurativa de doenças infecciosas em populações geneticamente predispostas.

Essa doença está relacionada com resposta imune tardia a:
Alternativas
Q1657418 Medicina
Das causas agudas de doenças pulmonares de origem infecciosa, transmissíveis, indique aquela de características endêmicas e/ou epidêmicas e que se manifesta por paroxismos de tosse seca em acessos, mais frequentemente em crianças.
Alternativas
Q1657419 Medicina
As lesões de pele com alteração de sensibilidade, espessamento de nervo(s) periférico(s), acompanhado de alteração de sensibilidade com baciloscopia positiva para bacilo de Hansen, fazem o diagnóstico de:
Alternativas
Q1657420 Medicina
Em relação à Gota, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1657421 Medicina
Para o diagnóstico laboratorial do Lúpus Eritematoso Sistêmico, são considerados como marcadores imunes para este diagnóstico, um resultado de:
Alternativas
Q1657422 Medicina
Quando, na hemorragia digestiva alta, caracterizada por sangramento digestivo alto com hematêmese (HDA), a endoscopia digestiva alta permite a identificação de uma laceração mucosa na região da junção esofagogástrica, com sangramento, usualmente associada a vômitos repetidos, caracteriza a(o):
Alternativas
Q1657423 Medicina
Na agudização da doença diverticular do cólon, a dor e irritação peritoneal em flanco esquerdo sem massa palpável e usualmente sem febre e comprometimento do estado geral tem como diagnostico inicial:
Alternativas
Q1657424 Medicina
Na atenção básica é prevalente a queixa de pacientes mulheres adultas jovens que referem início súbito de disúria e polaciúria, sem febre ou secreção vaginal.

Nesses casos, o principal diagnóstico e agente etiológico é a:
Alternativas
Q1657425 Medicina
Na avaliação de qualquer paciente com uma doença renal, a função do rim é medida por meio do ritmo de filtração glomerular (RFG).

Essa medida é realizada com maior frequência no laboratório clínico com:
Alternativas
Q1657426 Medicina
Os Conselhos Regionais de Medicina, baseados no Código de Ética Médica, analisam denúncias do exercício profissional do médico e na suspeita de imperícias, negligências ou imprudências, podem gerar processos ético disciplinares.

Por exemplo, a falta de cuidado ou de precaução com que se executam certos atos, caracterizados pela inação, indolência, inércia, passividade, caracteriza uma:
Alternativas
Q1657427 Medicina
O diagnóstico laboratorial do diabetes mellitus (DM) pode ser realizado por meio de glicemia de jejum, glicemia 2 horas após teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e hemoglobina glicada (HbA1c).

Os níveis séricos desses exames, para diagnóstico do DM, devem apresentar glicemia de jejum maior ou igual a ................... mg/dL, glicemia (2 horas) maior ou igual a ................mg/dL; hemoglobina glicada maior ou igual a .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q1657428 Medicina
Indivíduos idosos que passam a apresentar declínio de memória associado a déficit de pelo menos uma outra função cognitiva com intensidade suficiente para interferir no desempenho social ou profissional do indivíduo caracteriza uma demência, mais comumente encontrada na:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: E
5: D
6: E
7: D
8: A
9: D
10: B
11: A
12: C
13: B
14: C
15: A
16: B
17: C
18: E
19: B
20: D