Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Farmacêutico
Foram encontradas 8 questões
Esse tipo de indicador é um(a):
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.
( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL. ( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. ( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal. ( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. ( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre as anemias, assinale a alternativa correta.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.
( ) Glicose plasmática em jejum de 8h ≥ 126 mg/ dL é indicativa de DM. Resultados entre 100 e 125 mg/dL caracterizam “glicemia de jejum alterada”. ( ) Entre as complicações tardias do DM estão a retinopatia e a nefropatia. ( ) A hemoglobina glicada é o exame mais importante no acompanhamento dos pacientes, pois reflete o controle glicêmico nos 120 dias prévios à sua dosagem. A relação entre a hemoglobina glicada e a glicose de jejum é de aproximadamente 1% para cada 50 mg/dL. Para a sua dosagem é necessário jejum. ( ) A metformina, uma das primeiras opções terapêuticas, reduz a produção hepática de glicose e aumenta a captação de glicose pelo músculo esquelético. É eliminada de forma inalterada na urina. ( ) Em relação aos secretagogos, a glibenclamida apresenta menor risco de hipoglicemia que a gliclazida, por esse motivo é de escolha em idosos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Os sinais e sintomas de hiperglicemia grave incluem: poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento, que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica. ( ) O tratamento preferencial para o paciente com DM 1 é a insulinoterapia associada a um secretagogo. ( ) A glicemia de jejum, o teste oral de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em 2 horas (TOTG) e HbA1c (hemoglobina glicada) podem ser utilizados para o diagnóstico. ( ) No Sistema Único de Saúde são disponibilizadas as insulinas Neutral Protamine Hagedorn (NPH), Regular e os análogos de ação rápida como Asparte, Glulisina ou Lispro. ( ) A avaliação de autoanticorpos circulantes pode auxiliar na confirmação diagnóstica de DM 1; no entanto, sua ausência não exclui o diagnóstico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre esta temática, assinale a alternativa correta.
Analise as alternativas abaixo sobre o diagnóstico e o tratamento das disfunções tireoidianas.
1. As manifestações clínicas do hipertireoidismo incluem: fala arrastada, voz rouca, bradicardia e sensibilidade ao frio. 2. A levotiroxina é utilizada no hipotireoidismo e tem todas as ações da tiroxina endógena. 3. Concentrações séricas elevadas de T4 (tiroxina) e T3 (tri-iodotironina), como ocorrem no hipertireoidismo, causam supressão do TSH. 4. Concentrações elevadas do T4 livre estabelecem o diagnóstico de hipertireoidismo. 5. A doença de Graves é uma doença autoimune, e a principal causa de hipotireoidismo. A determinação do T3 é importante no diagnóstico diferencial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Em geral, cerca de 75% de um fármaco administrado oralmente é absorvido em poucas horas, mas numerosos fatores alteram essa absorção, como o conteúdo intestinal, motilidade gastrointestinal, tamanho da partícula e formulação. 2. A administração sublingual de fármacos é útil quando se deseja um efeito rápido, especialmente quando o fármaco é instável no pH gástrico ou rapidamente metabolizado pelo fígado. 3. Metoclopramida e fármacos que bloqueiam receptores muscarínicos aumentam a motilidade gastrointestinal. 4. Na injeção de fármacos por via subcutânea ou intramuscular, a velocidade de absorção não depende do local da injeção. 5. Os fármacos administrados por inalação geralmente são absorvidos parcialmente, o que pode levar a efeitos adversos sistêmicos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.