Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Médico Ginecologista
Foram encontradas 12 questões
Uma gestante com 13 semanas apresenta, nos exames de rotina pré-natal, glicemia de jejum igual a 98 mg/dl.
Segundo as mais recentes orientações do Ministério da Saúde para rastreio e diagnóstico do Diabetes na gestação, o diagnóstico e a conduta são, respectivamente:
Uma gestante com 8 semanas, sem qualquer doença, procura unidade de saúde para iniciar pré-natal. Refere que na primeira gestação, há 5 anos, teve toxoplasmose e está preocupada com medo de ter a doença novamente. No prontuário consta exame de 2014, com IgG e IgM positivas para toxoplasmose.
Diante da história, assinale a alternativa que corresponde à conduta correta.
Uma gestante com 16 semanas procura unidade de saúde para consulta de rotina pré-natal. Traz resultado dos exames colhidos na rotina, sendo observado VDRL positivo na titulação 1:256. Nega antecedente de sífilis e refere alergia à penicilina quando criança, mas não sabe maiores detalhes.
Assinale a conduta correta.
Uma gestante procura unidade de saúde com 08 semanas para iniciar pré-natal. Na gestação anterior teve quadro de pré-eclampsia grave. Ao exame físico a pressão arterial (PA) era de 140 × 90 mmHg. Você solicitou que ela realizasse medidas ambulatoriais de de PA (MAPA) e retornasse em 1 semana.
Os resultados:
Diante do MAPA, assinale a alternativa que corresponde à prescrição correta a ser realizada.
Uma gestante com 32 semanas, sem qualquer doença prévia à gestação, procura unidade de saúde para consulta de rotina pré-natal. Não apresenta nenhuma queixa, no momento.
Ao exame físico:
• PA = 160 × 110 mmHg (em repouso) • Mucosas coradas • Edema 3/4 + em membros inferiores • Altura uterina = 30 cm • Batimentos cardíacos fetais = 148 bpm
Diante do quadro descrito acima, assinale a alternativa
correta.
Gestante de risco habitual, com 3 partos vaginais prévios, encontra-se com 40 semanas, em trabalho de parto espontâneo, com 8 cm de dilatação, bolsa íntegra e evolução dentro do esperado. Durante a ausculta intermitente dos batimentos cardíacos fetais foi observada queda dos batimentos cardíacos fetais, sendo realizada a cardiotocografia abaixo.
Diante da história e do traçado, assinale a alternativa que corresponde à conduta
correta.
Uma gestante com 32 semanas procura pronto-atendimento referindo sangramento vaginal discreto associado a dor de forte intensidade em baixo ventre, de início súbito.
Ao exame:
Considerando o quadro clínico descrito acima, assinale a alternativa que corresponde à conduta correta.
Uma mulher de 22 anos dá entrada em unidade de emergência com história de atraso menstrual de aproximadamente dois meses, associada a dor abdominal de forte intensidade, de início súbito e sangramento vaginal discreto.
Ao exame:
• Mucosas: descoradas 2/4+ • PA: 80 × 40 mmHg • Pulso: 140 bpm • Abdome: Doloroso à palpação superficial e profunda, com descompressão brusca dolorosa • Especular: Sangramento discreto ativo pelo colo, sem outras alterações • Toque: Colo impérvio. Útero discretamente aumentado de volume. Apresenta discreto abaulamento de fundo de saco posterior.
Considerando o quadro acima, assinale a alternativa que corresponde a hipótese diagnóstica e conduta corretas.
Uma gestante com 28 semanas, de risco habitual, procura pronto atendimento com história de contrações associadas a dor em baixo ventre há cerca de 2 horas. Nega sangramento ou perda de líquido e refere boa movimentação fetal.
Ao exame:
Considerando o caso acima, assinale a alternativa que corresponde à prescrição correta a ser realizada.
Uma mulher de 25 anos procura pronto-atendimento hospitalar, referindo ter sido vítima de violência sexual há cerca de 1 hora. Diz que o agressor é um conhecido. Não há informações sobre vacinação prévia para hepatite B. A última menstruação foi há 1 semana e ela usa preservativo como método contraceptivo.
Considerando total disponibilidade para a realização de medicações, o profissional de saúde deve prescrever:
Uma mulher de 42 anos comparece à unidade de saúde para checar resultado de citologia oncótica do colo do útero. Refere fazer o exame anualmente nos dois últimos anos, estando os resultados sempre dentro da normalidade. Não apresenta qualquer queixa e nega corrimento vaginal.
O resultado do último exame foi “ASCU-US” associado a alterações sugestivas de infecção por Gardnerella.
Assinale a alternativa que corresponde à conduta adequada.