Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Médico Otorrinolaringologista

Foram encontradas 12 questões

Q1075934 Medicina
As urgências e emergências em Otorrinolaringologia são desordens comuns e de baixa morbimortalidade, em sua maioria.
Assinale a alternativa que representa a principal causa de atendimentos nas emergências dos hospitais e unidades de pronto-atendimento.
Alternativas
Q1075935 Medicina
Em farmacologia clínica, os antibióticos sabidamente relacionados a perda auditiva, conhecidos como citotóxicos, são principalmente os antibióticos pertencentes à classe dos:
Alternativas
Q1075936 Medicina
O diagnóstico das rinossinusites é clínico. Exames complementares podem ser solicitados, principalmente na suspeita de complicações.
O exame de imagem que apresenta a maior sensibilidade para essa doença é a/o:
Alternativas
Q1075937 Medicina
Em semiologia, a inadequação da fala e da voz decorrente da insuficiência velofaríngea é o principal estigma do paciente fissurado.
O exame complementar que melhor permite o diagnóstico e a documentação da insuficiência velofaríngea, pela visão direta dos movimentos do esfíncter velofaríngeo é a(o):
Alternativas
Q1075938 Medicina
Os seios paranasais são cavidades aéreas que ajudam na circulação do ar que é inspirado e expirado pelo sistema respiratório. Eles estão situados ao redor da cavidade nasal, e são todos pareados e algumas vezes simétricos, sendo sempre bilaterais.
Assinale a alternativa que não é seio paranasal.
Alternativas
Q1075939 Medicina
A surdez é uma complicação otorrinolaringológica caracterizada pela perda auditiva, total ou parcial.
Quando a perda auditiva é caracterizada pela impossibilidade de o som auditivo chegar até o sistema neurossensorial da cóclea, por um problema localizado no ouvido externo ou interno, ela é dita uma ossicular, gerando uma:
Alternativas
Q1075940 Medicina
A causa mais comum de deficiência auditiva condutiva em adultos, causada por falta de cálcio em volta do estribo, impossibilitando-o de vibrar e enviar os sinais sonoros à orelha média é a:
Alternativas
Q1075941 Medicina
Na avaliação audiométrica das perdas auditivas, um limiar de vias ósseas menores ou iguais a 15 dBNA e de vias aéreas maiores do que 25 dBNA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB, é caracterizado como:
Alternativas
Q1075942 Medicina
Para a confirmação da existência de alterações auditivas, é fundamental a realização da avaliação audiométrica.
Assinale a alternativa que não representa exame de avaliação audiológica.
Alternativas
Q1075943 Medicina
Dos exames audiométricos, aquele que apresenta curvas audiométricas simétricas ou assimétricas são obtidas através da:
Alternativas
Q1075944 Medicina
Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído e é motivo frequente de afastamento ao trabalho.
Ela é caracterizada por ser uma perda auditiva:
Alternativas
Q1075945 Medicina
O teste do diapasão permite comparar a audição entre a via óssea e a via aérea e, portanto, pode determinar se a perda auditiva é neurossensorial ou condutiva.
O teste realizado com o diapasão na linha média da fronte, da calota craniana ou junto aos dentes incisivos, é conhecido como teste de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: A
6: B
7: E
8: D
9: A
10: C
11: B
12: C