Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Médico Pediatra

Foram encontradas 12 questões

Q1077060 Medicina
Assinale a alternativa que indica a hipótese diagnóstica mais sugestiva de uma doença viral aguda do trato respiratório inferior, mais comum em crianças pequenas, durante os primeiros 2 anos de idade, com obstrução inflamatória das pequenas vias aéreas, com febre, tosse com sibilância taquipneia de gravidade variável.
Alternativas
Q1077061 Medicina
Além da avaliação do crescimento da criança, a vigilância do seu desenvolvimento é parte essencial do conjunto de cuidados que visam a promover uma infância saudável, com vistas a um adulto socialmente adaptado e integrado.
São marcos do desenvolvimento da crianças com 2 meses de idade:
Alternativas
Q1077062 Medicina
Na avaliação da puberdade, costuma-se utilizar a avaliação das características das mamas e dos pelos púbicos nas meninas e das características dos genitais e dos pelos púbicos nos meninos.
Na avaliação das mamas, o estágio inicial ou estágio 1 é caracterizado por:
Alternativas
Q1077063 Medicina
A Laringotraqueobronquite é a causa mais comum de obstrução de vias aéreas superiores em crianças, respondendo por 90% dos casos de estridor. A etiologia mais comum nesses casos, com tosse ladrante, rouquidão e estridor inspiratório.
Os principais agentes causais dessa doença em crianças em torno dos 2 anos de vida são:
Alternativas
Q1077064 Medicina
Trata-se de doença infectocontagiosa de alta transmissibilidade do trato respiratório que é uma causa importante de tosse prolongada, com acessos súbitos de tossidas rápidas, curtas e em uma única expiração. O acesso de tosse pode ser seguido por vômitos e/ou por uma inspiração profunda que dá origem ao “guincho” característico.
Essa descrição, independentemente do estado vacinal da criança, corresponde ao quadro clínico da(s):
Alternativas
Q1077065 Medicina
A cetoacidose diabética (CAD) representa a descompensação aguda mais grave em crianças e adolescentes diabéticos, a partir do desequilíbrio entre os níveis plasmáticos de insulina, com ação anabolizante, e os níveis dos hormônios contrarreguladores da insulina.
Sobre esses hormônios, assinale a alternativa que se refere corretamente aos efeitos da insulina.
Alternativas
Q1077066 Medicina
O Diabetes Melitus (DM) é uma síndrome metabólica caracterizada pela presença de hiperglicemia, com várias etiologias possíveis. A presença de DM na infância ou na adolescência sempre foi associada a um tipo único de DM, mas hoje sabe-se que muitas causas ocorrem nessa faixa etária.
No nosso meio, a causa mais prevalente, nessa faixa etária, é:
Alternativas
Q1077067 Medicina
A queimadura é uma das causas mais frequentes de trauma na criança. Os critérios clínicos utilizados para o diagnóstico diferencial da profundidade de uma queimadura se baseiam em sinais clínicos.
Uma queimadura de cor branca ou nacarada, pouco dolorosa, seca, que não muda a perfusão periférica, é sugestiva de uma queimadura de:
Alternativas
Q1077068 Medicina
Considerando os sinais de alarme cirúrgico do recém-nascido, caracterizados por dispneia e cianose logo após o nascimento, assinale a alternativa que apresenta somente as malformações congênitas que podem ser incluídas neste diagnóstico diferencial.
Alternativas
Q1077069 Medicina
O conduto peritônio vaginal é uma estrutura embrionária formada durante o processo de descida testicular.
Quando ele não é fisiologicamente reabsorvido após o nascimento e permanece patente, caracteriza o substrato anatomopatológico para o aparecimento clínico da:
Alternativas
Q1077070 Medicina
Das síndromes da má absorção agudas e crônicas, a forma de doença sistêmica imunomediada, induzida pela ingestão das prolaminas do trigo, do centeio e da cevada, em indivíduos geneticamente predispostos, que se expressa por uma enteropatia mediada por linfócitos T, é a:
Alternativas
Q1077071 Medicina
Dentre as doenças exantemáticas, existe uma virose de início súbito, com febre alta e contínua, sem toxemia apesar da magnitude da febre, em que a linfonodomegalia cervical é achado muito frequente, assim como a hiperemia de cavum. Nesta doença após 3 a 4 dias de febre alta, ela cessa bruscamente e aparece o exantema, de lesões maculopapulares rosadas que se iniciam no tronco e se disseminam para a cabeça e as extremidades. A erupção é de curta duração, de algumas horas a 2 ou 3 dias, desaparecendo sem deixar descamação ou hiperpigmentação.
Essa descrição clínica corresponde à(ao):
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: C
6: D
7: B
8: E
9: D
10: C
11: A
12: B