Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Médico Veterinário 20h/40h/ESF

Foram encontradas 20 questões

Q1077347 Veterinária
Os sistemas de vigilância epidemiológica têm por objetivos demonstrar a ausência de doença ou infecção, determinar a presença ou a distribuição de doenças ou infecções, e detectar doenças emergentes ou exóticas o mais cedo possível.
Além disso, também são aplicados na fase de:
Alternativas
Q1077348 Veterinária
A maioria dos componentes nitrogenados do pescado faz parte das proteínas; entretanto, o tecido muscular contém igualmente compostos nitrogenados não-protéicos. O conhecimento da composição e das propriedades dos diversos componentes nitrogenados é de grande relevância prática, uma vez que as características próprias do músculo dependem, em grande parte, da concentração e da proporção desses componentes.
Segundo sua grande solubilidade, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077349 Veterinária
Uma doença é dita como endêmica quando sua ocorrência obedece a um padrão relativamente estável, com prevalência e incidência elevadas.
Ou seja, o termo endemia refere-se a uma doença que ocorre:
Alternativas
Q1077350 Veterinária
Atualmente, com a criação de peixes intensificada, observa-se um aumento nas enfermidades acometendo esses animais. As enfermidades parasitárias constituem o alvo de preocupações no aspecto sanitário das criações de peixes, podendo ocasionar: a redução da eficiência de assimilação de importantes nutrientes da dieta, a queda na taxa de crescimento, o aumento da suscetibilidade às infecções por agentes oportunistas.
Dentre as zoonoses transmitidas por pescados destaca-se:
Alternativas
Q1077351 Veterinária
A inclusão do Médico Veterinário foi aprovada no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) atendendo as diretrizes que sustentam ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos avanços sanitários no nosso país. Segundo a regulamentação, a inserção do Médico Veterinário no NASF, esse profissional pode ser incluído nas modalidades de NASF1 e NASF2, considerando a investigação realizada pelo gestor municipal que avaliará a realidade epidemiológica do município e comunidade e da necessidade da equipe de saúde que irão apoiar.
A atuação do Médico Veterinário no NASF encontra base nos conhecimentos em:
Alternativas
Q1077352 Veterinária
Vários fatores como a idade da égua, seu escore corporal, a evolução do parto, a integridade do trato reprodutivo no pós-parto e a presença de lóquios uterinos influenciam as taxas de prenhez no cio do potro.
As manifestações clínicas do cio do potro ocorrem:
Alternativas
Q1077353 Veterinária
De acordo com o processamento tecnológico de subprodutos da indústria de carnes: gorduras comestíveis, não comestíveis e demais subprodutos entende-se por “gordura bovina” o produto obtido pela fusão de tecidos adiposos de bovino, tanto cavitários (visceral, mesentérico, mediastinal, perirenal e pélvico), como de cobertura (esternal, inguinal e subcutâneo), previamente lavados e triturados.
Esse produto deve-se enquadrar-se na seguinte especificação:
Alternativas
Q1077354 Veterinária
Na regulamentação da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal; inspeção industrial e sanitária de carnes e derivados de bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos, bem como das diferentes aves domésticas e de caça utilizadas na alimentação humana, no que se refere a inspeção ante mortem, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077355 Veterinária
Quanto ao critério de MPP (Miopatia Peitoral Profunda), as carcaças de aves que mostram evidências dessa doença, também conhecida como músculo verde, podem estar relacionadas a enfermidade resultante da seleção genética e das condições de manejo.
Sobre essa patologia, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077356 Veterinária
O leite pasteurizado é o leite fluido submetido a um dos processos de pasteurização previstos na legislação vigente, envasado automaticamente em circuito fechado e destinado a consumo humano direto. O leite pasteurizado deve atender aos seguintes parâmetros físico-químicos:
Alternativas
Q1077357 Veterinária
A bronquite infecciosa das aves (BI) é uma doença respiratória viral aguda que ocorre em todos os países com avicultura industrial. É altamente contagiosa, ocasionando perdas econômicas decorrentes da diminuição do desempenho das aves, da piora da conversão alimentar, do aumento na condenação no abate e da diminuição da produção e da qualidade dos ovos.
Assinale a alternativa correta de acordo com a epidemiologia da doença.
Alternativas
Q1077358 Veterinária
As afecções estrangulantes que acometem o intestino delgado causam um dos maiores percentuais de mortalidade por desconforto abdominal agudo no cavalo. Cerca de 70% dos animais acometidos podem morrer mesmo quando submetidos ao tratamento cirúrgico em virtude das graves consequências cardiovasculares, neurogênicas e toxêmicas.
Esse quadro pode ocorrer por patologias com exceção:
Alternativas
Q1077359 Veterinária
No que se refere à piometra em pequenos animais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1077360 Veterinária
Onde ocorre com maior frequência e qual o tipo de fratura caracteriza a não união óssea ou a não união atrófica em cães?
Alternativas
Q1077361 Veterinária
O botulismo é uma doença neuroparalítica, considerada uma intoxicação grave. Potencialmente fatal, é causada pela ingestão de toxinas pré-formadas. A doença é caracterizada por paralisisa flácida e morte consequente de insuficiência respiratória.
Sobre a etiologia, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077362 Veterinária
O tétano é uma doença toxi-infecciosa anaeróbia grave que acomete os mamíferos. É causada por uma neurotoxina produzida pelo Clostridium tetani. É caracterizada pela rigidez muscular, morte e parada respiratória ou convulsões. Ocorre variação de suscetibilidade entre as espécies sendo os equinos os mais comprometidos.
Sobre o tétano, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077363 Veterinária
O aspecto físico pode ser um indicador da saúde e bem-estar animal, bem como das condições de manejo. Os atributos do aspecto físico que podem indicar o bem-estar comprometido incluem:
Alternativas
Q1077364 Veterinária
São consideradas práticas de manejo dolorosa para bovinos de corte:
Alternativas
Q1077365 Veterinária
O manejo dos pastos pode ser realizado de forma eficiente, independentemente do método de pastejo adotado: lotação contínua (quando os animais ficam permanentemente no pasto) ou lotação rotacionada (quando os animais permanecem nos piquetes durante um período de ocupação e depois saem do pasto para um período de descanso).
Sobre o conceito de lotação contínua, é correto afirmar:
Alternativas
Q1077366 Veterinária
A coleta, a análise e a interpretação da medula óssea constituem etapas fundamentais da avaliação da série eritrocitária, leucocitária e plaquetária. A vantagem nesse processo é a correta avaliação nos casos de suspeita de hipoplasia e aplasia medular.
As indicações para diagnóstico de doenças a partir de amostras de medula óssea são:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: E
6: A
7: C
8: D
9: E
10: C
11: B
12: C
13: D
14: A
15: E
16: B
17: E
18: A
19: D
20: A