Questões de Concurso Público Prefeitura de Bombinhas - SC 2019 para Nutricionista
Foram encontradas 20 questões
Analise as afirmativas abaixo em relação às atribuições do Nutricionista na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), conforme definido pela RDC nº 63 de 2000.
1. É atribuição do nutricionista zelar pelo perfeito funcionamento das bombas de infusão.
2. É atribuição do nutricionista orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à preparação e à utilização da Nutrição Enteral (NE) prescrita para o período após a alta hospitalar.
3. É atribuição do nutricionista utilizar técnicas pré-estabelecidas de preparação da NE que assegurem a manutenção das características organolépticas e a garantia microbiológica e bromatológica dentro de padrões recomendados na Boas Práticas de Preparação de Nutrição Enteral.
4. É atribuição do nutricionista analisar o custo e o benefício no processo de decisão que envolve a indicação, a manutenção ou a suspensão da TNE.
5. É atribuição do nutricionista qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos insumos e da NE industrializada seja acompanhada do certificado de análise emitido pelo fabricante.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação à via e ao tipo de administração das fórmulas enterais.
1. O posicionamento gástrico de uma sonda enteral requer a infusão de dietas com menor osmolaridade.
2. O posicionamento gástrico de uma sonda enteral oferece maior flexibilidade quanto ao volume total a ser infundido.
3. Dietas hiperosmolares são bem toleradas quando administradas por sondas em posicionamento pós-pilórico.
4. A gastrostomia e a jejunostomia são utilizadas, em geral, quando a duração da terapia nutricional for superior a 4 meses.
5. Em relação à técnica de administração, a administração em bolo utiliza injeção com seringa, infundindo em torno de 100 a 350 mL de dieta, a cada 2 a 6 horas, precedida e seguida por irrigação da sonda enteral com água potável.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação à classificação dos nutrientes.
1. Os carboidratos dietéticos podem ser categorizados de acordo com o número de unidades de açúcar presente em: monossacarídios, oligossacarídios e polissacarídios.
2. Os carboidratos podem sem classificados em simples (mono e oligossacarídios) e complexos (polissacarídios). O açúcar, o pão branco e o arroz branco são exemplos de carboidrato simples. As frutas e os cereais integrais, como o arroz integral, são categorizados como carboidrato complexo.
3. A principal fonte de gorduras monoinsaturadas, como o ácido graxo linoleico, é a gordura dos peixes.
4. A arginina, cisteína e glutamina são aminoácidos condicionalmente essenciais.
5. As fibras podem ser classificadas de acordo com sua solubilidade em solúveis ou insolúveis. A pectina, a hemicelulose e a betaglucana são exemplos de fibras solúveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considere a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Assinale a alternativa correta em relação às edificações e instalações de serviços de alimentação.
Analise as afirmativas abaixo em relação às normas de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios descritas na Resolução RDC no 216, de 15 de setembro de 2004.
1. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento.
2. Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde. Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados na parte inferior da área de estoque dos alimentos.
3. Substâncias odorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.
4. Os utensílios utilizados na higienização de instalações devem ser distintos daqueles usados para higienização das partes dos equipamentos e utensílios que entrem em contato com o alimento.
5. Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Analise as afirmativas abaixo considerando a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004.
1. Os uniformes dos manipuladores de alimentos devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento.
2. Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba.
3. Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser mantidos em funções administrativas até que os sintomas desapareçam.
4. Os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário.
5. As unhas devem estar curtas e sem esmalte colorido, sendo permitido apenas o uso de base. Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao pré- -preparo e preparo de alimentos de distintos grupos alimentares.
1. O pré-preparo das leguminosas envolve duas etapas: higienização e maceração.
2. O pré-preparo das frutas consiste em duas etapas: lavagem em água com uso de escova macia para remoção das sujidades e descontaminação em banho de hipoclorito a 150 ppm por 60 minutos, seguido da remoção do hipoclorito com água limpa.
3. Em relação aos tubérculos e raízes, a cocção seca para a gelatinização do amido está indicada. Deste modo haverá melhor atuação das enzimas amilolíticas do trato digestório, aumentando a digestibilidade do alimento.
4. A lavagem da casca dos ovos deve sempre acontecer no momento do uso. A cloração dos ovos em 100 ppm de cloro por 5 min diminui muito a contaminação por microrganismos.
5. A dessalga de carnes produzidas com adição de sais de cura ou sal comum corresponde a uma das operações de pré-preparo das carnes. Esse processo inicia com a remoção, em água potável, do sal externo e aparente, seguida da manutenção dos cortes em água potável por 12 horas, sob refrigeração, com trocas de água a cada hora.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao Programa Saúde na Escola (PSE).
1. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais ampliada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente da renda familiar.
2. O PSE constitui uma política interministerial entre o Ministério do Saúde e o Ministério da Educação, que foi instituído em 2007.
3. Entre as ações desenvolvidas pelo PSE, no âmbito da nutrição, estão os consultórios de nutrição dentro das escolas.
4. O PSE tem por objetivo atender à população em vulnerabilidade social, com prioridade para aqueles que fazem parte de famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família.
5. Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes é um dor objetivos do PSE.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
1. Em relação à avaliação do consumo alimentar, o SISVAN disponibiliza quatro tipos de formulários: um destinado a crianças menores de 6 meses; outro para crianças de 6 a 23 meses; um terceiro para crianças de 2 a 9 anos; e um para indivíduos com 10 anos ou mais.
2. As questões trazidas pelo formulário de consumo alimentar para menores de 6 meses orientam o profissional de saúde para a captação de informações sobre o aleitamento materno e a introdução precoce de outros alimentos.
3. O formulário de consumo alimentar destinado à avaliação da alimentação de indivíduos com 2 anos de idade ou mais foi estruturado para identificar marcadores de consumo de alimentos e bebidas e práticas relacionadas ao ato de comer, como o costume de pessoas que realizam suas refeições assistindo à televisão, mexendo no computador e/ou no celular.
4. A periodicidade recomendada de registro de dados antropométricos e marcadores do consumo alimentar no sistema de informação em saúde, para crianças de até 2 anos de idade, é: aos 15 dias de vida, 1 mês, 2, 4, 6, 9, 12, 18 e 24 meses.
5. Para crianças de 5 a 9 anos de idade, os parâmetros para avaliação antropométrica avaliados são: IMC para Idade; Estatura para Idade; e Peso para Idade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.