Questões de Concurso Público Prefeitura de Campos Novos - SC 2019 para Médico

Foram encontradas 14 questões

Q1628341 Medicina
Os sistemas de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária utilizam indicadores de saúde para demonstrar a situação de saúde e doença de uma população a partir de dados referenciados no tempo e espaço organizados de forma a permitir uma análise, significância e tomada de decisões frente a estas situações.
Por exemplo um indicador que demonstre o número de óbitos por doenças cardiovasculares em relação ao número de óbitos em geral em um determinado período é um(a):
Alternativas
Q1628342 Medicina
O conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido caracteriza a:
Alternativas
Q1628343 Medicina
A conduta que o profissional da Medicina está obrigado a manter sobre fatos de que tenha conhecimento em virtude da profissão e que tem o dever ético e jurídico de guardar e proteger, é chamado de:
Alternativas
Q1628344 Medicina
Nas arritmias cardíacas, a Fibrilação Atrial (FA) ocorre quando anormalidades eletrofisiológicas alteram o tecido atrial e promovem formação/propagação anormal do impulso elétrico.
Muitos fatores de risco clínicos estão associados ao aumento no risco de FA, e possivelmente, todas as condições clínicas abaixo participam da elevação na prevalência, exceto:
Alternativas
Q1628345 Medicina
A principal fonte emboligênica de origem cardíaca de que se tem conhecimento, representando cerca de 45% dos casos quando comparada com outras cardiopatias é(são):
Alternativas
Q1628346 Medicina
Considere pacientes que fazem antiobioticoterapia de largo espectro para doenças abdominais com Ceftriaxona e Metronidazol por mais de 2 semanas e que passam a apresentar, ainda no ambiente hospitalar, quadro clínico de diarreia intensa, desidratação, cólicas abdominais e febre.
O diagnóstico inicial e o agente etiológico são, respectivamente:
Alternativas
Q1628347 Medicina
As parasitoses ainda são afecções prevalentes na atenção básica, em crianças e adultos. Algumas delas apresentam ciclos evolutivos particulares, muitas vezes com quadros clínicos distintos, como desnutrição, prurido anal ou tosse.
Em relação à tosse, as parasitoses que envolvem um ciclo larvar pulmonar, conhecido como síndrome de Löeffer, e na fase adulta, um ciclo no trato gastrointestinal, são:
Alternativas
Q1628348 Medicina
A forma de demência prevalente em pacientes idosos, com declínio de memória associado a déficit de pelo menos uma outra função cognitiva com intensidade suficiente para interferir no desempenho familiar, social ou profissional do indivíduo é a:
Alternativas
Q1628349 Medicina
Na Atenção Básica, as pneumonias bacterianas comunitárias são usualmente tratadas em regime ambulatorial. Entretanto, quando existe a suspeita de derrame pleural associado, necessitam de tratamento hospitalar, geralmente associado à drenagem pleural.
Nesses casos o agente etiológico mais frequentemente envolvido é o:
Alternativas
Q1628350 Medicina
Níveis aumentados do ácido úrico, principal produto do metabolismo das purinas, e a deposição de cristais de urato de sódio em certas articulações, principalmente na metatarso-falangiana do hálux, e cálculos nas vias urinárias desencadeiam doenças reumatológicas características, relacionadas principalmente com:
Alternativas
Q1628351 Medicina
Os gânglios ou adenopatias cervicais de características inflamatórias podem persistir por longos períodos após infecções de vias aéreas superiores.
Entretanto, devem der investigados laboratorialmente e por exames de imagem quando:
Alternativas
Q1628352 Medicina
A hipertensão arterial é uma das doenças prevalentes na atenção básica. Estágios iniciais da doença, além da mudança de hábitos alimentares de vida, têm como tratamento inicial o uso de diuréticos.
Destes, a clortiazida e a hidroclorotiazida são diuréticos que pertencem ao grupo farmacológico dos:
Alternativas
Q1628353 Medicina
Analise as afirmativas abaixo em relação a Hepatite B.
1. Vírus da hepatite B (HBV) é um vírus DNA, da família Hepadnaviridae. 2. Pode evoluir com cronificação da infecção, cirrose hepática e suas complicações (ascite, hemorragias digestivas, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática) e carcinoma hepatocelular. 3. O vírus HBV é altamente infectivo e facilmente transmitido através da via sexual, transfusões de sangue, procedimentos médicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança, transmissão vertical (mãe-filho), contatos íntimos domiciliares (compartilhamento de escova dental e lâminas de barbear), acidentes perfurocortantes, compartilhamento de seringas e de material para a realização de tatuagens e “piercings” . 4. A transmissão se faz por via fecal-oral, veiculação hídrica, pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional), alimentos contaminados e objetos inanimados. Transmissão percutânea (inoculação acidental) e parenteral (transfusão) são muito raras, devido ao curto período de viremia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1628354 Medicina
Sintomas de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal, acompanhados de desnutrição, palidez cutâneo-mucosa, dor, massa abdominal, distensão ou fistulização na parede abdominal, que no exame proctológico apresenta uma ou mais fissuras anais, plicomas anais edemaciados, fístulas e celulite ou abscesso, caracterizam a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: A
6: C
7: D
8: E
9: D
10: C
11: E
12: C
13: B
14: A