Questões de Concurso Público Prefeitura de Caxambu do Sul - SC 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1646281 Fisioterapia
Analise as afirmativas abaixo, seguindo os preceitos das respostas cardiovasculares agudas durante o exercício aeróbico.
1. O aumento na diferença de oxigênio arteriovenoso ocorre em função do aumento da resistência vascular sistêmica. 2. O exercício aeróbico de aumento progressivo está associado com um aumento no consumo de oxigênio, resultado de um aumento no débito cardíaco. 3. O aumento do débito cardíaco no exercício aeróbico de aumento progressivo ocorre em razão de um aumento na frequência cardíaca. 4. Ocorre um aumento linear na pressão arterial sistólica como resposta clínica normal ao exercício. 5. Ocorre um aumento linear na pressão arterial diastólica como resposta clínica normal ao exercício.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646282 Fisioterapia
Conforme as ações das forças internas e externas que agem no aparelho musculoesquelético do corpo humano, a afirmativa “são segmentos mecanicamente ligados, nos quais as forças provenientes de um segmento são transferidas para outros segmentos” é utilizada para definir o conceito de:
Alternativas
Q1646283 Fisioterapia
De acordo com os conceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) na escala dos qualificadores para as estruturas do corpo é utilizado cada qualificador para identificar uma determinada condição.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Primeiro qualificador identifica a extensão de uma deficiência. 2. Segundo qualificador identifica a natureza da deficiência. 3. Terceiro qualificador identifica a localização da deficiência. 4. Quarto qualificador identifica a origem da estrutura. 5. Quinto qualificador identifica a extensão da condição saudável.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646284 Fisioterapia
Assinale a alternativa onde é identificada uma técnica de remoção de secreções, que promove menor alteração da pressão pleural e menor probabilidade de colapso bronquiolar. A manobra consiste de uma ou duas expirações forçadas, que se inicia do volume pulmonar médio e cessa em baixo volume pulmonar, sem o fechamento da glote, seguidas de períodos de respiração diafragmática e relaxamento. Durante a expiração, o paciente pode emitir, simultaneamente, o som de “H” (huff). A pausa entre um ou dois “Huffs” deve ser respeitada, pois previne um possível aumento na obstrução do fluxo aéreo.
Alternativas
Q1646285 Fisioterapia
O conhecimento da osteocinemática articular é de suma importância ao fisioterapeuta para desenvolver uma adequada anamnese no momento da consulta e poder realizar um plano de tratamento adequado ao paciente.
Conforme os movimentos executados de flexo/extensão com giro cardinal no plano sagital; abdução/adução com oscilação cardinal no plano frontal; e rotação medial/lateral com oscilação cardinal no plano transverso, podemos atribuir esses três graus de liberdade à seguinte articulação:
Alternativas
Q1646286 Fisioterapia
Analise as afirmativas abaixo em relação às fraturas e seu tratamento em pacientes esqueleticamente imaturos.
1. Lesões nas placas de crescimento, as fises, apresentam risco substancial de desenvolvimento de deformidades angulares. 2. A fise, ou placa de crescimento, é a estrutura dinâmica que rapidamente adiciona crescimento apenas longitudinal para o osso. 3. Pseudoartrose em crianças é uma complicação comum. 4. Fraturas em adolescentes perto da maturidade esquelética são tratadas similarmente a fraturas em adultos, com um limiar mais baixo para redução aberta e fixação interna. 5. A deformidade óssea da ulna em valgo pode levar a uma paralisia tardia do nervo ulnar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646287 Fisioterapia
Analise as afirmativas abaixo de acordo com os aspectos avaliados na consulta fisioterapêutica nos casos de neuropatia diabética.
1. O teste do monofilamento que avalia a sensibilidade tátil, é aplicado na falange distal do hálux e nos 1o , 3o , e 5o metatarsianos na face plantar do pé com um monofilamento de 10g, realizando pressão para determinar presença ou não da sensibilidade nos pontos avaliados. 2. A força muscular dos grupos musculares fibular e tibial anterior é avaliada ao se solicitar ao paciente que caminhe, inicialmente na ponta dos pés, e a seguir, apoiado apenas nos calcanhares. A fraqueza motora é característica de fases mais avançadas da doença. 3. O reflexo aquileu deve ser testado com o paciente sentado. Considera-se alterada a ausência do reflexo de flexão dorsal do pé quando percutido o tendão. 4. A sensibilidade vibratória é testada com um diapasão e o teste é considerado normal quando a percepção de intensidade de vibração do paciente nos membros inferiores é reduzida em relação às outras proeminências. 5. A atrofia da musculatura interóssea dos pés, dedos em martelo, sobreposição dos dedos e o encurtamento do tendão de Aquiles são manifestações da doença.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646288 Fisioterapia
Quanto à avaliação e ao tratamento fisioterapêutico de lesões no tornozelo, analise as afirmativas a seguir:
1. O exercício de amplitude de movimento (ADM) passivo e ativo assistido para o tratamento da hipomobilidade deve seguir o conceito triplanar, de acordo com os eixos das articulações que compõem o tornozelo. 2. A mobilização articular acessória deve ser avaliada antes do início das técnicas de mobilização articular, caso indicadas. 3. O alongamento ativo em cadeia aberta pode ser progredido para o alongamento passivo e, por fim, progredido para a utilização da nova mobilidade durante a função. 4. Na fase aguda, o segmento hipomóvel precisa ser protegido do movimento excessivo por fita adesiva, órtese, gesso ou um calçado mais estável. 5. Na fase aguda, os segmentos hipomóveis adjacentes não devem ser mobilizados com terapia manual ou exercícios de mobilidade para evitar movimento excessivo por transferência do segmento hipermóvel.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646289 Fisioterapia
A atuação da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia de varizes tem se tornado uma área de destaque no cenário nacional nos últimos anos. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto. 1. As intercorrências e complicações pós-operatórias de varizes como equimoses, cicatriz hipertrófica, dor, indurações e/ou fibroses e linfedema podem ser tratadas por diversos recursos fisioterapêuticos. 2. A utilização de bandagens rígidas aplicadas após o período de pós-operatório imediato pode prevenir a formação de indurações e/ ou fibroses. 3. As indurações e/ou fibroses são comuns no pós-operatório de varizes. Para solucioná-las é fundamental utilizar somente técnicas de massagens vigorosas. 4. A fibrose é uma resposta fisiológica decorrente do processo cicatricial, podendo gerar dor e edema. 5. A drenagem linfática manual não deve ser a única técnica a ser utilizada na reabilitação fisioterapêutica pós-cirúrgica. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1646290 Fisioterapia
Quanto à estabilidade das funções articulares do joelho, analise as afirmativas a seguir:
1. A hipomobilidade está associada a sinais clínicos como o joelho recurvado e a pronação da articulação subtalar, podendo predispor à dor patelofemoral. 2. Atividades com baixo número de repetições e pouca resistência são utilizadas para aumentar a estabilidade. 3. Os problemas com a estabilidade das funções articulares estão associados à instabilidade. 4. No joelho, a função estabilidade da articulação está relacionada à instabilidade patelar e à instabilidade tibiofemoral. 5. O tratamento da hipermobilidade na articulação do joelho requer orientação e reeducação postural.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: D
6: B
7: B
8: A
9: C
10: E