Questões de Concurso Público Prefeitura de Caxambu do Sul - SC 2019 para Médico ESF

Foram encontradas 10 questões

Q1648651 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a DPOC.
1. O tabagismo é sua principal causa. 2. Os principais sinais e sintomas são tosse, dispneia, sibilância e expectoração crônicos. 3. Geralmente em decorrência de exposição inalatória prolongada a material particulado ou gases irritantes. 4. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por sinais e sintomas respiratórios associados à obstrução crônica das vias aéreas inferiores. 5. O substrato fisiopatológico da DPOC envolve bronquite crônica e enfisema pulmonar, os quais geralmente ocorrem de forma simultânea, com variáveis graus de comprometimento relativo num mesmo indivíduo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1648652 Medicina
A pneumonia adquirida na comunidade mantém-se como a doença infecciosa aguda de grande impacto médico social quanto à morbidade e a custos relacionados ao tratamento.
Para a grande maioria dos pacientes, não é possível definir o agente etiológico no momento da decisão terapêutica, sendo então dirigida aos microrganismos mais prevalentes como o:
Alternativas
Q1648653 Medicina
Conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores da pressão arterial (PA) medida em consultório, em geral, diferem dos obtidos pela MAPA. Essas diferenças possibilitam a classificação dos pacientes em quatro diferentes categorias.
Quando são registrados valores sistematicamente anormais de PA no consultório (≥ 140/90 mmHg) e médias igualmente anormais de 24 horas pela MAPA (≥ 130/80 mmHg) , estamos frente a um(a):
Alternativas
Q1648654 Medicina
Nas últimas duas décadas, a Fibrilação Atrial (FA) tornou-se um importante problema de saúde pública, com grande consumo de recursos em saúde.
Sobre essa forma de arritmia, é correto afirmar:
Alternativas
Q1648655 Medicina
A metaplasia do epitélio escamoso do esôfago inferior para epitélio colunar, observado nos casos graves de doença do refluxo gastroesofagiano, caracteriza a(o):
Alternativas
Q1648656 Medicina
Assinale a alternativa que indica corretamente doença gastrointestinal que é uma causa prevalente associada à maior incidência de hemorragia digestiva alta:
Alternativas
Q1648657 Medicina
São exames complementares classificados como “não invasivos” de uso corriqueiro na prática clínica diária:
Alternativas
Q1648658 Medicina
A Colangite aguda é uma infecção da árvore biliar que constitui uma emergência médica, sendo potencialmente fatal se não tratada imediatamente.
Na maioria dos casos, está relacionada a:
Alternativas
Q1648659 Medicina
As lesões cutâneas apresentam características anatomopatológicas geralmente relacionadas à doença de base e sua etiologia.
Por exemplo, lesões circunscritas e elevadas, hiperemiadas e por vezes pruriginosas, provocadas pela infiltração da camada superficial da derme, hiperplasia e alterações da permeabilidade vascular, caracterizam:
Alternativas
Q1648660 Medicina
Em relação ao Melanoma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B
8: C
9: A
10: B