Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Farmacêutico e Bioquímico

Foram encontradas 12 questões

Q1648681 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa correta sobre a determinação da ferritina sérica.
Alternativas
Q1648682 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de urina é empregado no diagnóstico de diversas condições clínicas.
Sobre esse exame, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1648683 Biomedicina - Análises Clínicas
Em pacientes com quadro sugestivo de anemia, há necessidade de exames laboratoriais para se estabelecer o diagnóstico diferencial entre as diversas causas. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) A hemoglobina é o índice mais fidedigno para determinar a gravidade da anemia. ( ) O RDW é o índice de anisocitose, avaliando objetivamente a heterogeneidade das hemácias em relação ao seu tamanho. ( ) Esferócitos são encontrados na anemia hemolítica autoimune, por exemplo. ( ) Esquizócitos são inclusões nos eritrócitos, compostas de agregados de ribossomos, associados às anemias hemolíticas, como na púrpura trombocitopênica e na coagulação intravascular disseminada. ( ) Dacriócitos são eritrócitos em forma de lágrima que aparecem em talassemias e em várias condições, como na aplasia de medula.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1648684 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico bacteriológico da tuberculose (TB).
Alternativas
Q1648685 Biomedicina - Análises Clínicas
A Neisseria meningitidis pode causar meningite, infecção sistêmica grave com coagulação intravascular disseminada (CIVD) e elevada mortalidade. Em mucosas pode ser isolada em portadores sãos em 5 a 15 % dos indivíduos e por períodos de semanas a meses. A transmissão se faz por vias aéreas.
Assinale a alternativa correta sobre as técnicas de isolamento e identificação dessa bactéria.
Alternativas
Q1648686 Biomedicina - Análises Clínicas
As enterobactérias representam 80% ou mais de todos os Gram-negativos de importância clínica isolados na rotina microbiológica. São responsáveis por de cerca de 70% das infecções urinárias e 50% das septicemias.
Assinale a alternativa correta sobre as provas de identificação dessas bactérias.
Alternativas
Q1648687 Biomedicina - Análises Clínicas
A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, causada pelo Treponema pallidum, exclusiva do ser humano, e quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo.
Assinale a alternativa correta sobre os testes utilizados no diagnóstico da Sífilis.
Alternativas
Q1648688 Biomedicina - Análises Clínicas
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, granulomatosa e de evolução lenta, causada pelo Mycobacterium leprae. O diagnóstico laboratorial é importante para auxiliar no diagnóstico diferencial com outras doenças dermatoneurológicas e na classificação para fins de tratamento. Nestes casos, o exame baciloscópico do raspado intradérmico (baciloscopia) é o método comumente utilizado por ser de fácil execução, pouco invasivo e de baixo custo.
Analise as afirmativas abaixo sobre este exame:
1. As lâminas contendo os raspados intradérmicos devem permanecer em superfície plana e à temperatura ambiente, durante cinco a dez minutos até estarem completamente secos. Após essa etapa os esfregaços devem ser fixados passando-se as lâminas duas a três vezes, rapidamente, na chama do bico de Bunsen. 2. A coloração do Esfregaço pelo Método de Ziehl-Neelsen a frio é o recomendado por preservar as condições morfotintoriais do bacilo. 3. A leitura da baciloscopia é realizada com microscópio. Examinar inicialmente com objetivas de pequeno aumento a fim de selecionar campos que contenham muitos macrófagos e evitar aqueles com hemácias. 4. O Índice Baciloscópico proposto por Ridley baseia-se em uma escala logarítmica com variação entre 0 a 6. É o método de avaliação quantitativo mais utilizado na leitura da baciloscopia em hanseníase.
Alternativas
Q1648689 Biomedicina - Análises Clínicas
O conhecimento básico das principais técnicas laboratoriais utilizadas nos diversos testes diagnósticos é importante para a interpretação correta dos resultados.
Assinale a alternativa correta sobre os métodos aplicados no laboratório de análises clínicas.
Alternativas
Q1648697 Biomedicina - Análises Clínicas
O Diabete Melito (DM) é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no Brasil e no mundo. É caracterizado pelo aumento da concentração de glicose plasmática.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Glicose plasmática em jejum de 8h ≥ 126 mg/ dL é indicativa de DM. Resultados entre 100 e 125 mg/dL caracterizam “glicemia de jejum alterada”. ( ) A hemoglobina glicada é o exame mais importante no seguimento dos pacientes, pois reflete o controle glicêmico nos 120 dias prévios à sua dosagem. ( ) A relação entre a hemoglobina glicada e a glicose de jejum é de aproximadamente 1% para cada 50 mg/dL. Para a sua dosagem é necessário jejum. ( ) O teste de tolerância oral à glicose é um exemplo de teste que analisa o ciclo de feedback existente entre glicose plasmática e secreção pancreática de insulina pós-estímulo, e no estado de jejum. ( ) O teste da frutosamina é uma medida de proteínas séricas glicadas e reflete o controle glicêmico na últimas quatro semanas. Sua principal utilidade é no diagnóstico do DM.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1648698 Biomedicina - Análises Clínicas
No Brasil, a tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública. Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção. 2. No exame microscópico direto (baciloscopia), a pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente – BAAR, pelo método de Ziehl-Nielsen, é a técnica mais utilizada em nosso meio. 3. A baciloscopia de escarro deve ser realizada em, no mínimo, duas amostras: uma por ocasião da primeira consulta e outra, independentemente do resultado da primeira, na noite do dia seguinte. 4. Para transportar potes de escarro de uma unidade de saúde para outra, recomenda-se a utilização de caixas de isopor com gelo reciclável ou cubos de gelo dentro de um saco plástico. 5. Nos casos em que há indícios clínicos e radiológicos de suspeita de TB e as duas amostras de escarro apresentem resultado negativo, podem ser solicitadas amostras adicionais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1648699 Biomedicina - Análises Clínicas
Os exames laboratoriais podem ser muito importantes no diagnóstico e tratamento nos casos de infecção urinária. Considerando-se o exame de urina, é correto afirmar:
1. A positividade da esterase leucocitária e do nitrito na fita reagente podem ser suficientes para a confirmação do diagnóstico da infecção urinária. 2. A análise do sedimento urinário pode ser útil pela confirmação de piúria e também na visualização de grande quantidade de bactérias. 3. Na fita reagente, a positividade do teste da estearase leucocitária tem elevada especificidade. 4. Na fita reagente, o teste do nitrito será negativo para germes não redutores do nitrato, como o Staphylococcus saprophyticus e o Acinectobacter. 5. A identificação de piúria, no exame do sedimento urinário, tem elevada sensibilidade, mas menor especificidade, assim como a identificação de bactérias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: D
6: A
7: B
8: E
9: C
10: B
11: C
12: D