Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Historiador
Foram encontradas 8 questões
Analise o texto abaixo:
A população catarinense estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o ano de 2019, indica um número superior a .......... milhões de habitantes, com um crescimento de 1,3 na população, puxado especialmente por cidades localizadas no ....................... do Estado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
O Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística divulgou, em agosto de 2019, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros.
Estima-se que o Brasil tenha mais de 210 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano, apresentando ............................ do crescimento quando comparado ao período 2017/2018. O mesmo instituto informa que é superior a .............. mil pessoas a população estimada do Município de Florianópolis, em 2019.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Analise as afirmativas abaixo sobre o Estado de Santa Catarina.
1. No passado, seu território foi disputado por espanhóis e portugueses.
2. Sua atual área territorial é superior a 95.730,000 km².
3. As festas de caráter étnico evidenciam as influências dos colonizadores europeus.
4. A indústria do turismo é a principal fonte de arrecadação das cidades litorâneas como Florianópolis e Itajaí.
5. Sua população estimada em 2019 é superior a 7 milhões de habitantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique, na lista de fenômenos históricos abaixo, aqueles que envolveram populações do Planalto ou do Oeste de Santa Catarina.
1. Tropeirismo.
2. Novembrada.
3. Coluna Prestes.
4. Contestado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Historiador catarinense com inserções na Enciclopedia Britânica e no Dicionário de História da Igreja em Portugal. 2. Autor de obras como A Colonização Italiana em Santa Catarina e Atlas Histórico de Santa Catarina. 3. Seu livro História e Poder: a reprodução das elites em Santa Catarina foi censurado e proibido de circular na década de 1970. 4. Professor da Faculdade de Filosofia de Santa Catarina e membro da Academia Catarinense de Letras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A esquadra do espanhol D. Pedro Zeballos, governador de Buenos Aires, invadiu a ilha de Santa Catarina, aportando na enseada de Canasvieiras. 2. A esquadra espanhola formada por 17 embarcações e dispondo de centenas de canhões, em poucos dias, conquistou a Ilha e o continente, quase sem resistência. 3. As autoridades portuguesas que habitavam a Ilha fugiram para o Rio de Janeiro acompanhadas de parte do contingente responsável pela defesa nas fortalezas. 4. Os invasores perseguiram os fugitivos lusitanos até Lagunas, mas não conseguiram atacá- -los, pois já haviam partido e se encontravam em alto mar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
O estudioso e investigador catarinense ,,,,(1),,,,, recolheu um número significativo de documentos e histórias sobre a cultura açoriana. Conta que as mães tinham por hábito dar às crianças uma chupeta feita de pano, que formava uma bolinha. Molhada em água com açúcar servia para acalmá-las. Levada à boca, depois de ter contato com o solo, tornava-se fonte de contaminação, provocando febres, diarréias e outros sintomas que eram atribuídos ,,,,,,(2),,,,,,, .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
( ) A unificação italiana e a industrialização promoveram mudanças econômicas e sociais que desestabilizaram parte da população que, juntamente com crescimento demográfico e a carência de terras, promoveram a emigração. ( ) A partir de 1875, chegaram os colonizadores italianos, que foram inicialmente estabelecidos ao longo dos vales dos rios Tijucas, Tubarão, Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu. ( ) Em 1829, aproximadamente 600 colonos alemães chegaram ao Estado, vindos da Alemanha e instalados na Colônia de São Pedro de Alcântara, que ligava Nossa Senhora do Desterro e Lages. ( ) A Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães enviou Hermann Blumenau, em 1846, para que verificasse a situação em que se encontravam seus conterrâneos já instalados. No seu relatório desaconselhava o envio de novos grupos. ( ) Colonos franceses chegaram na década de 1840 e se fixaram nas terras próximas de São Francisco do Sul, nas quais instalaram o Falanstério do Saí, uma forma de comunidade utópica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.