Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2021 para Médico Urologista, Edital nº 004 - SMS
Foram encontradas 15 questões
O câncer do testículo é uma das neoplasias sólidas com maior taxa de cura em urologia com o avanço no diagnóstico precoce e na terapia clínico-cirúrgica disponível.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de tumor e a forma anatomopatológica mais frequente, respectivamente, em nosso meio.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo o câncer de pele não melanoma. Seu diagnóstico tem mudado significativamente depois do amplo uso do antígeno específico da próstata (PSA) total com esse fim.
Em relação ao PSA total, relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Idade
De 70 a 79 anos De 60 a 69 anos De 50 a 59 anos De 40 a 49 anosColuna 2 Valores
( ) Valores de 0,0 até 2,5 ng/ml.
( ) Valores de 0,0 até 3,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 4,5 ng/ml
( ) Valores de 0,0 até 6,5 ng/ml
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O conduto peritônio vaginal (CPV) é uma estrutura embrionária remanescente da fase externa do processo de descida testicular.
Quando ele não é fisiologicamente reabsorvido após o nascimento e permanece patente, caracteriza o substrato anatomopatológico para o aparecimento clínico da:
Nas emergências urológicas na criança, o processo inflamatório agudo escrotal, conhecido como escroto agudo, é caracterizado por dor, calor e edema da bolsa escrotal.
Analise as afirmativas abaixo sobre essa doença:
Testículos retráteis ou criptorquídicos são mais sujeitos à torção do cordão espermático por deficiência na fixação do gubernaculum testis no escroto. A torção do cordão espermático sobre seu próprio eixo apresenta dois picos de incidência, um no período neonatal na forma extravaginal, e outro intravaginal entre as idades de 12 a 18 anos. A torção neonatal (pré-natal e até 30 dias de vida) pode se apresentar como quadro não agudo, secundário à torção intraútero, e detectado imediatamente após o parto, ou ainda como ausência de testículo palpado, caracterizando posteriormente o “vanishing testis”. A torção de apêndices, os apêndices testiculares, hidátides de Morgagni (estruturas müllerianas) e o epididimário (estrutura wolfiana) usualmente têm um quadro clínico menos intenso que o da torção de cordão espermático, e ocorre mais frequentemente em meninos de 7 a 12 anos de idade.Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Pacientes adultos jovens que, em posição ortostática, o exame físico revela massa de veias dilatadas e tortuosas situadas posteriormente ao testículo e acima dele e que ainda a manobra de Valsalva pode aumentar o grau de dilatação, tem como diagnóstico inicial e confirmação diagnóstica sugerida com exame de imagem, respectivamente: