Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2022 para Farmacêutico
Foram encontradas 10 questões
Sobre a Atenção Básica e as politicas relacionadas sobre o assunto, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que contém Princípios e Diretrizes do SUS e da Rede de Atenção à Saúde a serem operacionalizados na Atenção Básica.
Assinale a alternativa correta sobre os aspectos que envolvem a promoção da saúde.
São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo no que se refere à organização da Atenção Básica no âmbito do SUS:
-
1. Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família (ESF) como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
2. Estimular a gestão centralizada a participação popular e o controle social.
3. Articular com o subsistema indígena nas ações de Educação Permanente e gestão da rede assistencial.
4. Garantir, de forma bipartite, dispositivos para transporte em saúde, para realização de procedimentos e exames de urgência.
-
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre educação, saúde e os conceitos correlacionados, é correto afirmar:
Sobre a Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, é correto afirmar:
A imunização evita doenças, incapacidade e mortes por enfermidades preveníveis por vacinas.
-
Sobre esse tema, é correto afirmar:
A tuberculose (TB) é frequentemente vista como uma doença do passado. No entanto, é uma das mais infecciosas do mundo.
-
Sobre a TB, é correto afirmar:
A partir de 2011, atos normativos regulamentaram o princípio da integralidade, estabelecendo critérios para seleção de tecnologias em saúde no SUS. Nesse ano, a Lei no 12.401, de 28 de abril, estabeleceu que o acesso aos medicamentos se dá “com base nas relações de medicamentos instituídas pelo gestor federal do SUS, observadas as competências estabelecidas nesta lei”.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. O Decreto no 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe que “a Rename compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS” e também que “a cada quatro anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da Rename”.
2. A Rename cumpre a Resolução de Consolidação CIT no 1, de 30 de março de 2021, que apresenta a composição dessa Relação de acordo com as responsabilidades de financiamento da Assistência Farmacêutica entre os entes (União, estados e municípios), além de apresentar os medicamentos oferecidos em todos os níveis de atenção.
3. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), a partir da sua criação, passou a ser responsável por propor a atualização da Rename, conforme estabelecido no Decreto no 7.646, de 21 de dezembro de 2011.
4. A Rename 2022 utiliza a classificação “AWaRe” em relação aos medicamentos antimicrobianos. Tal classificação define os agentes antimicrobianos em três categorias – Access, Watch, Reserve, traduzidos como Acesso, Alerta e Reservado – e apresenta recomendações sobre o uso de cada categoria. Tal inovação visa contribuir para a redução do desenvolvimento de bactérias resistentes a estes medicamentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública no Brasil. O controle da TB envolve uma série de ações relacionadas a práticas clínicas, organização de serviços e sistema de informação e vigilância. Várias publicações abordam as ações envolvidas para o controle da doença, entre elas o tratamento adequado e oportuno.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.