Questões de Concurso Público Prefeitura de Guatambú - SC 2022 para Médico 20/40 h, Edital nº 001

Foram encontradas 15 questões

Q1873103 Medicina

Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação e consequentemente dor e inchaço acometendo principalmente as articulações do dedão, tornozelos e joelho… O quadro clássico consiste em dor que frequentemente começa durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente…. Embora qualquer articulação possa ser afetada, sobretudo as dos membros inferiores, o hálux é a articulação mais frequentemente envolvida na primeira crise.

Essa descrição tem como diagnóstico e o fator de risco envolvido, respectivamente:

Alternativas
Q1873104 Medicina
Em pacientes que necessitam de tratamento medicamentoso do diabetes melitus tipo 2 (DM2), sem complicações vasculares ou renais conhecidas, indique a droga de primeira escolha como monoterapia.
Alternativas
Q1873105 Medicina

JM, masculino, 62 anos, realizou em um posto de triagem da Atenção Primária à saúde (APS) em uma campanha pública de prevenção de diabetes melitus (DM), uma glicemia capilar. Obteve na oportunidade um resultado de 110 mg/dL de glicemia.

Para o diagnóstico inicial de DM na investigação laboratorial complementar, deve ser observado em uma primeira investigação o parâmetro:

Alternativas
Q1873106 Medicina

A sífilis, doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, manifesta-se em estágios, sendo nos dois primeiros estágios apresenta as características mais marcantes da infecção, os principais sintomas, e é quando essa DST é mais transmissível; no estágio subsequente, a doença pode ficar estacionada por meses ou anos até o momento em que surgem complicações graves.

Assinale a alternativa com a associação correta do estágio da doença e sua respectiva manifestação clínica.

Alternativas
Q1873107 Medicina

A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro) ou nas pernas pode ser vista em pelo menos 50% dos casos. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço”.

Esta descrição tem o diagnóstico de:

Alternativas
Q1873108 Medicina

A cefaleia é um dos sintomas mais frequentes atendidos pelas equipes da atenção primária.

Dentro do universo das cefaleia, a causa mais comum nesse nível de atenção é a:

Alternativas
Q1873109 Medicina

A infecção do trato urinário (ITU) é uma doença comum em adultos e crianças. Entretanto, principalmente em crianças com ITU, além do tratamento específico deve ser investigada sempre uma causa etiológica de base.

Nesses casos, a conduta deve ser:

Alternativas
Q1873110 Medicina

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, quer seja por déficit de contração e/ou de relaxamento, comprometendo o funcionamento do organismo, e quando não tratada adequadamente, reduzindo a qualidade de vida e a sobrevida.

Um paciente com IC classe II, é aquele em que:

Alternativas
Q1873111 Medicina

A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é caracterizada por febre, dispneia, dor torácica ventilatório-dependente e tosse com expectoração e dependendo da faixa etária e comorbidades, a doença pode se manifestar com mais ou menos sinais ou sintomas.

Nesses casos, o agente etiológico mais frequentemente encontrado é:

Alternativas
Q1873112 Medicina

Considere a doença respiratória de vias aéreas inferiores, que na fase aguda tem um aumento na produção de secreções prejudicando a passagem de ar, com tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro, com sibilos, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar e que na fase crônica apresenta tosse ou falta de ar ao praticar exercícios físicos.

A descrição é sugestiva de:

Alternativas
Q1873113 Medicina

Na Atenção Primária à Saúde (APS) é comum a procura de assistência médica devido a uma celulite superficial em aspecto de “casca de laranja” observada mais frequentemente em pessoas acima dos 60 anos, principalmente nos membros inferiores. A infecção ocorre geralmente por soluções de continuidade, como as micoses interdigitais, com lesão de instalação rápida e evolução com eritema e edema de limites bem definidos e ainda calor e dor.

Esse quadro clínico é sugestivo de um(a): 

Alternativas
Q1873114 Medicina

A dor epigástrica em queimação normalmente recorrente ou persistente, podendo estar associada a sintomas de refluxo gastroesofágico, é uma queixa frequente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Ela está relacionada a:

Alternativas
Q1873115 Medicina

Na mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein Barr, a faringoamigdalite pode ser confundida com aquela de etiologia bacteriana; porém outros achados clínicos relacionados a essa doença ajudam na sua diferenciação.

Assinale a alternativa com sinais e sintomas que permitem o seu diagnóstico diferencial.

Alternativas
Q1873116 Medicina
O linfoma que origina-se com maior frequênciana região do pescoço e mediastino que tem a característica de se disseminar de forma ordenada, de um grupo de linfonodos para outro grupo, por meio dos vasos linfáticos, quando um linfócito, mais frequentemente um do tipo B, se transforma em uma célula maligna, multiplica-se descontroladamente e dissemina produzindo cópias idênticas, também chamadas de clones, é:
Alternativas
Q1873117 Medicina

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.


Analise as afirmativas abaixo sobre as formas clínicas.

1. Leucemia linfoide crônica: afeta células linfoides e se desenvolve de forma lenta. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças.

2. Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos.

3. Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos.

4. Leucemia mielóide aguda: afeta as células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças, mas a incidência aumenta com o aumento da idade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: C
6: A
7: D
8: D
9: E
10: A
11: B
12: E
13: D
14: C
15: E