Questões de Concurso Público Prefeitura de Guatambú - SC 2022 para Médico 20/40 h, Edital nº 001
Foram encontradas 15 questões
Com o aumento da concentração de ácido úrico no sangue, ocorre a deposição de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações, causando inflamação e consequentemente dor e inchaço acometendo principalmente as articulações do dedão, tornozelos e joelho… O quadro clássico consiste em dor que frequentemente começa durante a madrugada e é intensa o suficiente para despertar o paciente…. Embora qualquer articulação possa ser afetada, sobretudo as dos membros inferiores, o hálux é a articulação mais frequentemente envolvida na primeira crise.
Essa descrição tem como diagnóstico e o fator de risco envolvido, respectivamente:
JM, masculino, 62 anos, realizou em um posto de triagem da Atenção Primária à saúde (APS) em uma campanha pública de prevenção de diabetes melitus (DM), uma glicemia capilar. Obteve na oportunidade um resultado de 110 mg/dL de glicemia.
Para o diagnóstico inicial de DM na investigação laboratorial complementar, deve ser observado em uma primeira investigação o parâmetro:
A sífilis, doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, manifesta-se em estágios, sendo nos dois primeiros estágios apresenta as características mais marcantes da infecção, os principais sintomas, e é quando essa DST é mais transmissível; no estágio subsequente, a doença pode ficar estacionada por meses ou anos até o momento em que surgem complicações graves.
Assinale a alternativa com a associação correta do estágio da doença e sua respectiva manifestação clínica.
A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços). Dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro) ou nas pernas pode ser vista em pelo menos 50% dos casos. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço”.
Esta descrição tem o diagnóstico de:
A cefaleia é um dos sintomas mais frequentes atendidos pelas equipes da atenção primária.
Dentro do universo das cefaleia, a causa mais comum nesse nível de atenção é a:
A infecção do trato urinário (ITU) é uma doença comum em adultos e crianças. Entretanto, principalmente em crianças com ITU, além do tratamento específico deve ser investigada sempre uma causa etiológica de base.
Nesses casos, a conduta deve ser:
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, quer seja por déficit de contração e/ou de relaxamento, comprometendo o funcionamento do organismo, e quando não tratada adequadamente, reduzindo a qualidade de vida e a sobrevida.
Um paciente com IC classe II, é aquele em que:
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é caracterizada por febre, dispneia, dor torácica ventilatório-dependente e tosse com expectoração e dependendo da faixa etária e comorbidades, a doença pode se manifestar com mais ou menos sinais ou sintomas.
Nesses casos, o agente etiológico mais frequentemente encontrado é:
Considere a doença respiratória de vias aéreas inferiores, que na fase aguda tem um aumento na produção de secreções prejudicando a passagem de ar, com tosse frequente, prolongada, geralmente durante a noite, nem sempre com catarro, com sibilos, cansaço, opressão no peito com dificuldade para respirar e que na fase crônica apresenta tosse ou falta de ar ao praticar exercícios físicos.
A descrição é sugestiva de:
Na Atenção Primária à Saúde (APS) é comum a procura de assistência médica devido a uma celulite superficial em aspecto de “casca de laranja” observada mais frequentemente em pessoas acima dos 60 anos, principalmente nos membros inferiores. A infecção ocorre geralmente por soluções de continuidade, como as micoses interdigitais, com lesão de instalação rápida e evolução com eritema e edema de limites bem definidos e ainda calor e dor.
Esse quadro clínico é sugestivo de um(a):
A dor epigástrica em queimação normalmente recorrente ou persistente, podendo estar associada a sintomas de refluxo gastroesofágico, é uma queixa frequente na Atenção Primária à Saúde (APS).
Ela está relacionada a:
Na mononucleose infecciosa, causada pelo vírus Epstein Barr, a faringoamigdalite pode ser confundida com aquela de etiologia bacteriana; porém outros achados clínicos relacionados a essa doença ajudam na sua diferenciação.
Assinale a alternativa com sinais e sintomas que permitem o seu diagnóstico diferencial.
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
Analise as afirmativas abaixo sobre as formas clínicas.
1. Leucemia linfoide crônica: afeta células linfoides e se desenvolve de forma lenta. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças.
2. Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos.
3. Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos.
4. Leucemia mielóide aguda: afeta as células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças, mas a incidência aumenta com o aumento da idade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.