Questões de Concurso Público UDESC 2022 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 40 questões
1. A CIF não dita quem é normal e quem é incapaz.
2. O uso da CIF permite apenas que uma pessoa, e não um grupo, possa ser identificado como tendo incapacidade dentro de cada contexto ou uso.
3. O termo incapacidade refere-se sempre a características similares em diferentes setores políticos ou países.
4. A incapacidade para fins de política de saúde e pesquisa pode ser definida, utilizando a CIF.
5. A incapacidade definida para fins específicos consequentemente se aplicará apenas às pessoas que corresponderem a esta definição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A subcategoria que se refere ao ritmo respiratório é a subcategoria:
1. Essa categoria aborda as funções relacionadas à amplitude de movimento de uma articulação.
2. Essa categoria inclui as funções relacionadas à estabilidade das articulações.
3. Essa categoria aborda as funções relacionadas à facilidade de movimento de uma articulação.
4. Essa categoria inclui as funções relacionadas ao controle dos movimentos voluntários.
5. Essa categoria inclui as funções relacionadas à mobilidade de uma ou várias articulações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A criança sorri como resposta ao contato visual. Isso ocorre aos 2 meses de idade.
2. A fixação visual é avaliada no recém-nascido.
3. O aumento da movimentação global ao visualizar um objeto ocorre aos 4 meses de idade.
4. O seguimento visual horizontal/perseguição lenta ocorre com 1 mês de idade.
5. O seguimento visual vertical (sinergia oculocefalogira) ocorre a partir dos 2 meses de idade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A estabilidade postural, ou equilíbrio, é definida como a capacidade de manter o centro de massa projetado dentro dos limites da base de apoio, denominados limites de estabilidade.
2. O controle postural adaptativo envolve a modificação dos sistemas sensorial e motor em resposta às alterações nas demandas da tarefa e do ambiente.
3. Os limites de estabilidade não são fixos e mudam de acordo com a tarefa, a biomecânica individual e os diversos aspectos do ambiente.
4. A conservação da estabilidade é um processo estático, que envolve o estabelecimento de equilíbrio entre forças de estabilização e desestabilização.
5. Em pacientes com diminuição ou ausência de controle de tronco, o automatismo nem sempre está comprometido, e novos padrões de controle postural devem ser estimulados durante a reabilitação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Essa condição é caracterizada como:
1. São pacientes pouco dependentes na realização de transferências.
2. Pacientes com esse tipo de lesão, apresentam a mobilidade bastante limitada.
3. A enfatização do uso dos músculos distais pode fazer uma grande diferença durante as transferências.
4. A mobilidade no leito deve ser estimulada precocemente, pois propicia ao paciente independência nas transferências de decúbito quando deitado.
5. A capacidade de sentar-se do decúbito dorsal e deitar-se a partir da posição sentada deve ser estimulada para que os pacientes possam interagir com o ambiente a sua volta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. São objetivos do domínio cognitivo aprender padrões e habilidades motoras fundamentais.
2. São objetivos do domínio psicomotor aperfeiçoar o funcionamento visual, auditivo, tátil, vestibular e sinestésico por meio de jogos e brincadeiras perceptomotoras.
3. O domínio afetivo-social visa aumentar o autoconhecimento, assim como aceitar as limitações que não podem ser mudadas.
4. O domínio cognitivo deve estimular noções fundamentais de espaço e tempo, ordem e sequência.
5. No domínio afetivo-social o indivíduo deve aprender a imaginar, improvisar e experimentar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Na primeira semana o fisioterapeuta fornece orientações gerais ao cuidador quanto a mobilizações articulares de tronco e membros, posicionamentos no leito e mudanças de postura.
2. A partir da 2ª semana o fisioterapeuta deverá verificar a indicação de cadeira de rodas, órteses, meias compressivas e cinta abdominal, juntamente com a equipe.
3. Da 2ª à 7ª semana o fisioterapeuta deve promover o fortalecimento de MMS, com ênfase no tríceps braquial, e de tronco superior.
4. Atividades funcionais para estímulo de equilíbrio/estabilização de tronco devem ser iniciadas já na primeira semana.
5. Da 8ª à 10ª semana o fisioterapeuta deve progredir para mobilidade, independência no leito e sedestação ativa.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A condição apresentada pelo paciente é chamada de:
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Para que todos os movimentos sejam transmitidos ao praticante, é importante que haja o alinhamento entre o cavalo e o cavaleiro em relação ao centro de gravidade.
2. Os deslocamentos do cavalo estimulam os sistemas vestibular, somatossensorial e visual, o que auxilia a orientação espacial, o ajuste tônico e a aquisição do equilíbrio.
3. Os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação provocados no praticante estão presentes no ciclo da marcha e acontecem simultaneamente.
4. O movimento tridimensional do dorso do cavalo estimula o metabolismo, melhora os sistemas cardiovascular e respiratório e regula o tônus.
5. O movimento rítmico-balançante do dorso do cavalo ajuda a fornecer imagens cerebrais sequenciais e impulsos importantes para o aprendizado ou reaprendizado do andar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Nos membros superiores, a escolha dos grupos musculares a serem estimulados depende do objetivo fisioterapêutico para cada paciente, do ato motor que se pretende treinar e dos grupos musculares que estão fracos ou com ativação muscular inadequada durante a atividade.
2. Quanto menor for a intensidade, maior será o recrutamento das unidades motoras, não havendo intensidade adequada, sendo ajustada de acordo com a tolerância do indivíduo, geralmente entre 20 a 30 mA.
3. O número de ciclos por segundo ou frequência do trem de pulso, expressa em hertz, deve ser entre 50 e 100 Hz, visto que acima de 100 Hz, em função das contrações serem mais fortes, o músculo se torna suscetível à fadiga precocemente.
4. Na esclerose múltipla deve-se ter cuidado com a fadiga. O número de repetições deve ser reduzido, com intervalos de descanso maiores.
5. O tamanho do eletrodo utilizado determina a quantidade de fluxo por área; portanto, o tamanho e a forma dos eletrodos devem ser compatíveis com o músculo a ser estimulado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica de neuroestimulação e neuromodulação que utiliza o princípio da indução eletromagnética para gerar uma corrente elétrica de forma focal no córtex cerebral.
2. Na EMT, a aplicação no formato de estimulação repetitiva pode mensurar a excitabilidade cortical.
3. A Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação que utiliza corrente elétrica de baixa magnitude para modificar o limiar de excitabilidade das células.
4. Os efeitos da ETCC são obtidos por um fluxo de corrente bidirecional, que se dá em função de diferentes cargas entre seus polos.
5. Um fator muito importante a ser considerado na ETCC, além da montagem dos eletrodos, é a quantidade de corrente que está sendo direcionada pelo eletrodo, ou seja, a densidade de corrente aplicada durante o atendimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.