Questões de Concurso Público EPAGRI 2023 para Estatístico
Foram encontradas 27 questões
Um levantamento estatístico será efetuado por amostragem, sorteando-se aleatoriamente 15, 25, 10 e 5 cães que se encontram, respectivamente, nas faixas de pesos 1, 2, 3 e 4.
Considerando a situação apresentada, a amostra de cães envolvida no estudo caracteriza-se como uma amostragem aleatória:
São consideradas amostragens probabilísticas:
1. Amostragem estratificada. 2. Amostragem por conglomerados. 3. Amostragem sistemática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que indica o valor mais próximo do Fcalculado.
Dados os conjuntos a seguir, referentes às idades de uma determinada espécie animal:
■ A = {2 , 5 , 8 , 11 , 14 } e B = {2 , 8 , 14 }
Assinale a alternativa que indica o valor mais próximo da variância entre as idades dos dois conjuntos
combinados.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o supremo e o ínfimo de X2, X4 e X7
O efeito aparente da exposição de interesse é ..... (1) ..... porque o efeito de fatores ...... (2) ....... à associação é ...... (3) ....... tomado como o efeito real da exposição.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
A tabela a seguir traz os dados relativos à quantidade de fertilizante utilizada, em kg, e a quantidade de feijão, em toneladas, produzida em uma certa região.
Considerando que as variáveis apresentam uma relação linear entre si, calcule qual é o valor mais próximo da projeção da quantidade de feijão produzida em toneladas, caso sejam utilizados 42 kg de fertilizante.
( ) São modelos caracterizados por conter efeitos aleatórios e efeitos fixos. ( ) São usados para conjuntos de dados com estrutura multinível, ou seja, para análise de dados com estrutura hierárquica. ( ) Podem existir em casos onde existem somente efeitos aleatórios nas variáveis preditoras do modelo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
( ) A hipótese nula H0 e a hipótese alternativa H1 são mutuamente exclusivas. ( ) Em um teste de hipóteses, a hipótese nula H0 é a hipótese assumida como verdadeira para a construção do teste. ( ) Em um teste de hipóteses, podemos ter dois tipos de erro: tipo I – no caso de aceitar a hipótese nula H0 quando ela é verdadeira e tipo II - não rejeitar a hipótese alternativa H1 quando ela é falsa. ( ) Considerando α como o nível de significância de um teste de hipóteses, podemos dizer que seu valor é constante e igual a 5%. ( ) O grau de precisão de um teste de hipóteses varia conforme o tamanho da amostra.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito do coeficiente de determinação R2.
( ) O R2 está sempre entre os valores 0 e 1. ( ) O R2 pode atingir valores de –1 a 1, dependendo da força da correlação entre as variáveis. ( ) Se aumentarmos o número de variáveis independentes, o coeficiente R2 pode aumentar ou permanecer igual, mas nunca decrescer. ( ) O R2 indica a porcentagem em que a variação explicada pela regressão representa da variação total.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Se o efeito do fator for significativo, e os níveis desse fator forem quantitativos, podem-se decompor os graus de liberdade dos tratamentos em regressão linear, quadrática e cúbica desde que a relação seja linear. 2. Se o efeito do fator for significativo, e os níveis desse fator forem qualitativos, podem-se decompor os graus de liberdade dos tratamentos em regressão linear e quadrática e cúbica desde que a relação seja linear. 3. Os graus de liberdade podem ser decompostos em regressão linear, quadrática e cúbica somente se o efeito do fator não for significativo e os níveis desse fator forem quantitativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o coeficiente de correlação linear entre as variáveis A e B apresentadas.
Assinale a alternativa que contém a expressão estatística utilizada como base para o gráfico de controle T2 de Hotelling.
A tabela a seguir apresenta as cargas fatoriais correspondentes a essas variáveis e as respectivas comunalidades.
Restringindo-se aos dois primeiros fatores:
Analise as afirmativas abaixo sobre a análise multivariada.
1. O critério varimax, na análise fatorial, é um método de rotação fatorial ortogonal que minimiza o número de variáveis que têm altas cargas em um fator, simplificando a interpretação dos fatores. 2. O princípio da análise de correlação canônica busca identificar e quantificar a associação entre dois conjuntos de variáveis, desenvolvendo uma combinação linear de cada conjunto de variáveis, dependentes e independentes, com o objetivo de maximizar a correlação entre os dois conjuntos. 3. Um dos objetivos da análise discriminante é estabelecer o número e a composição da dimensão da discriminação entre os grupos formados pelo conjunto de variáveis independentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando que c é uma constante, assinale a alternativa que apresenta o valor correto da variância de Y.
Analise as afirmativas abaixo sobre a análise discriminante.
1. O método da teoria da decisão estatística pode ser usado para determinar a qual grupo pertence um provável caso e considera que há tantas funções de classificação quanto há grupos. 2. O método do ponto de corte objetiva encontrar o escore discriminante ou valor de corte, que divide o espaço discriminante em regiões mutuamente exclusivas e exaustivas. 3. No método do ponto de corte, o valor de corte selecionado é aquele que minimiza o número de classificações incorretas 4. O método da teoria da decisão estatística é baseado na teoria de Bayes e consiste em minimizar os erros de classificações corretas levando em consideração os custos da classificação correta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando a análise de componentes principais, assinale a alternativa que traz a taxa de variação explicada por autovalor1 e autovalor2.
( ) Para utilizar a Regressão logística não são necessárias as suposições de que a amostra tenha urna distribuição normal multivariada e que as matrizes de variância/covariância sejam iguais dento dos grupos. ( ) Tanto a análise discriminante quanto a Regressão Logística têm testes estatísticos diretos, habilidade para incorporar efeitos não lineares, e uma gama extensiva de diagnósticos. ( ) Uma vantagem da regressão logística é que só se precisa saber se um evento (ocorrência ou não, fracasso ou sucesso) aconteceu e podemos dessa forma utilizar um valor dicotômico como variável dependente. O procedimento prediz a estimativa da probabilidade que o evento vai ou não acontecer. ( ) Em vez de minimizar o quadrado dos desvios, a Regressão Logística minimiza a probabilidade de que o evento ocorra.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Os experimentos em quadrados latinos são aqueles que levam em consideração os princípios básicos do controle local feito em dois sentidos perpendiculares, em que um deles é chamado de linhas e o outro de colunas. 2. Nos experimentos em quadrados latinos, o número de linhas é igual ao número de colunas que difere por sua vez do número de tratamentos. 3. A variável resposta é avaliada em todas as combinações possíveis de tratamentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.