Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2023 para Historiador - 7S6
Foram encontradas 18 questões
A história erudita, como saber acadêmico, se estabelece durante o século XIX, e ........................ , professor da Universidade de Berlim, autor de livros como História dos Papas, é considerado seu fundador. Juntamente com Droysem e Curtius, entre outros historiadores, escreveu obras utilizando o método que associa erudição e escrita, que narra e explica, que nem julga ou filosofa, que retira a sua substância de fontes primárias extraídas dos arquivos e que remete o leitor aos documentos consultados. Não dizer nada que não seja verificável, eis o que funda a história como uma ciência ......................... .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Adam Scheffer, no livro ................................. , trata também da natureza do conhecimento histórico e afirma que “o historiador não parte dos fatos, mas dos materiais históricos, das fontes, no sentido mais extenso deste termo, com a ajuda dos quais constrói o que chamamos de fatos históricos. Constrói-os na medida em que seleciona os materiais disponíveis em função de um certo critério de valor, como na medida em que os articula, conferindo-lhes a forma de acontecimentos históricos. […] Os mesmos materiais, semelhantes nisso a uma matéria-prima, a uma substância bruta, servem para construções diferentes. É aí que intervém toda a gama das manifestações do fator ............................... : desde o saber efetivo do sujeito sobre a sociedade até às determinações sociais mais diversas” (SCHAFF, A., 1978).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
No seu livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre afirma que não há culturas superiores e inferiores, mas evolução social e étnica, nas relações interculturais. A compreensão da identidade nacional deveria ser buscada na ...................................... e no sistema agrário do passado colonial nordestino, que se estendeu gradativamente pelo país, mesmo quando se urbanizou. Considerava o tipo brasileiro, um novo indivíduo, étnica e culturalmente misto de luso, negro e índio. De forma diferente de autores que o antecederam, que consideravam que a ..................................... representava um fator de degeneração, Freyre a considerava um valor apreciável e possibilidade de evolução.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
( ) Trata-se da narrativa do conjunto de experiência de vida de uma pessoa.
( ) O sujeito primordial desse tipo de história oral é o depoente.
( ) A questão da verdade neste ramo de história oral depende exclusivamente de quem dá o depoimento.
( ) A comprovação dos relatos exige acareação com outros depoentes, formando uma rede de informações.
( ) Existe uma variação da história oral de vida que é conhecida como narrativa biográfica.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No livro História: Novos Objetos, Jaques Le Goff escreveu um capítulo denominado As mentalidades: uma história ambígua, no qual afirma que “a história das mentalidades tem suas fontes privilegiadas, aquelas que, mais e melhores que outras, conduzem à ................................. coletiva das sociedades. Seu inventário é uma das primeiras tarefas do historiador das mentalidades. Existem inicialmente os documentos que testemunham esses sentimentos, esses comportamentos paroxísticos ou marginais que, por seu desvio, esclarecem sobre a mentalidades comuns. […] Outra categoria de fontes privilegiadas para a história das mentalidades é constituída pelos documentos ........................... e artísticos. História, não de fenômenos “objetivos”, porém da representação desses fenômenos, a história das mentalidades alimenta-se naturalmente dos documentos do imaginário” (LE GOFF, J. e NORA, P. 1988).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
1. As criações científicas, artísticas e tecnológicas, bem como as manifestações religiosas afro-brasileiras.
2. As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.
3. As formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver.
4. Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. No campo da produção historiográfica da Escola dos Analles, no século XX, a parcela significativa do que existe de mais inovador, notável e significativo foi produzido na Inglaterra.
2. Olhando o movimento como um todo, percebemos uma grande quantidade de livros notáveis aos quais é difícil negar o título de obras-primas.
3. O grupo dos Analles ampliou o território da história abrangendo áreas inesperadas do conhecimento humano e os grupos sociais negligenciados pelos historiadores tradicionais.
4. A mais importante contribuição do grupo dos Analles, incluindo-se as três gerações, foi expandir o campo da história por diversas áreas do conhecimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quando apresenta o livro de ............................ , intitulado A História em Migalhas: dos Annales à Nova História, António Rago Filho afirma que se trata de uma obra que preenche uma lacuna considerável, em nosso país, contrastando com o universo saturado de apologética e modismo produzidos pelas vertentes ................................. . Ao mesmo tempo, constitui referência obrigatória para a compreensão crítica da história dos Annales.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Um movimento intelectual em curso a partir da última década do século XX, denominado história ......(1)...... , entre outras denominações, agrega diferentes abordagens, que demonstram a vontade de superar o nacionalismo metodológico e as visões .....(2)..... da história.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
No livro .....(1)..... , José Carlos Reis analisa obras de autores como Capistrano de Abreu, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes, entre outros, que considera responsáveis pelas mais relevantes interpretações do Brasil, entre os anos 1850 e 1970. Afirma que a tese que orienta sua leitura e o confronto entre os autores “é o que os diferencia e aproxima, o que os separa e agrupa, é uma representação particular do .....(2).... brasileiro. As duas categorias fundamentais que permitem a inteligibilidade e diferenciação desses discursos sobre o Brasil são categorias temporais: mudança e continuidade”. (REIS, J. C., 2002).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Eni Puccinelli Orlandi, no livro ......(1)..... , refere-se ao historiador como organizador de sentidos de lugares para as ideias difusas num cenário no qual linguagem, pensamento e mundo se relacionam. Aparentemente, o historiador identifica sentidos de fenômenos tornados velados e incógnitos pelo universo político, pelas ideologias, pelos discursos fundadores e pelo imaginário. O discurso do historiador se apresenta como possibilidade de dar sentido ao que está disperso e sem sentido na diversidade dos símbolos e fontes históricas. A ação do historiador produz novos sentidos abrindo lugar para a especificidade de uma história particular, na sua forma plural.
Acontecimentos do passado recebem novo significados através da ......(2)....., instrumento primordial de interpretação.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
1. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
2. Cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional definir, tombar e publicar o rol das novas manifestações que passam a fazer parte do patrimônio cultural brasileiro.
3. Caberá ao Ministério da Cultura estabelecer os critérios de incentivos para a produção e o conhecimento do patrimônio cultural brasileiro e de bens e valores culturais, bem como, selecionar os projetos indicados para a captação de recursos financeiros.
4. O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Diante da dificuldade de definir e comprovar a existência do tempo, diferentes civilizações estabeleceram divisões do mesmo, tomando por base os movimentos da Terra, do Sol e da Lua. Trata-se do tempo físico ou cronológico, que é arbitrário, pois obedece a convenções, nem sempre aceitas por todas as civilizações.
2. Medir o tempo histórico, e dividi-lo em partes ou periodizá-lo, envolve atitudes racionais, equipamentos e métodos que eliminam qualquer arbitrariedade ou discordância entre as diferentes civilizações, referentes às formas de contagem do tempo.
3. O tempo histórico considera os períodos da existência humana nos quais ocorreram eventos, mais ou menos ligados aos mesmos problemas, fatores, sistemas e ideais, períodos em que há uma certa articulação de eventos.
4. O tempo histórico não é linear como o tempo cronológico, mas formado por diferentes durações, pois está vinculado às ações dos grupos humanos e ao conjunto de fenômenos sociais, políticos, econômicos e mentais, que resultam dessas ações.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Jacques Le Goff, historiador no livro O Mito da Idade Média, afirma que as atividades dos Historiadores teriam recaído na infância da noite de mil anos.
2. Cabia aos historiadores medievais revelar o desenvolvimento geral dos desígnios divinos, referentes à história da humanidade.
3. O particularismo histórico do catolicismo é uma das características presente nos escritos dos historiadores medievais
4. Para além do ano mil, a Igreja exerceu na cristandade ocidental um domínio historiográfico quase absoluto, mas, partir do século XII, seculariza-se.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.