Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2023 para Técnico Contábil Financeiro
Foram encontradas 9 questões
Analise as afirmativas abaixo a respeito dos conhecimentos sobre o exercício financeiro.
1. Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas. 2. Nos poderes legislativo e judiciário, o exercício financeiro poderá ter duração de até dois anos. 3. Pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas. 4. No poder executivo, o exercício financeiro coincide com o prazo do mandato do presidente, governador ou prefeito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva:
1. Taxas pela prestação de serviços. 2. Alienação de bens do ativo imobilizado. 3. Contribuição para o custeio da iluminação pública. 4. Operação de crédito (obtenção de empréstimo). 5. Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
São classificadas como receitas correntes os ingressos de recursos referentes apenas às operações:
Nesse caso, o município de Balneário Algarve deverá realizar um empenho classificado como:
Ao final do exercício financeiro, um técnico contábil financeiro, servidor público do município de Nova Zagrebe, recebeu a solicitação para apresentar um relatório que demonstrasse as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou à insuficiência de arrecadação.
Nesse caso, o técnico contábil financeiro deve buscar a informação na demonstração contábil aplicada ao setor público:
Custos no Serviço Público
A melhoria do desempenho da administração pública é uma necessidade que vem sendo evidenciada nesta década. Primeiro porque o padrão da inserção do Brasil na economia mundial requer melhor desempenho do setor público, dado o caráter sistêmico da competitividade. Segundo porque a crise fiscal do Estado exige que o governo faça mais com menos recursos. Daí a prioridade para a qualidade do gasto público. A proposta apresentada é que o governo desenvolva e implante sistemas de custos baseados em atividade (ABC), pois esses apresentam a flexibilidade necessária para o setor de serviços e são ferramentas úteis nos processos de reestruturação e de melhoria da gestão. Os sistemas ABC são superiores aos métodos de custeio tradicionais, pois: 1) reduzem as distorções do rateio dos custos indiretos e fixos; e 2) não apenas apuram custos, mas também mostram como e onde se formam os custos, favorecendo uma mudança efetiva de atitude dos gestores.
Fonte: Revista do Serviço Público - RSP Brasília 73 (Especial 85 Anos)
127-152, novembro/2022 – disponível em https://revista.enap.gov.
br/index.php/RSP/article/view/8726/6696
Considerando o texto e os conhecimentos sobre custos, é correto afirmar:
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/90953/contabil24.png)
No balanço patrimonial de 31/12/2021 da entidade do setor público, o valor que foi registrado no passivo como uma conta a pagar referente aos restos a pagar processados foi de: